13724
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Organizando conceitos: pronomes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre pronomes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Textos para leitura, disponíveis aqui e aqui.

Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), exponha o texto apresentado no slide da introdução do plano de aula (trecho do texto "O roubo do fogo"). Leia o texto em voz alta para os alunos e chame a atenção para as palavras destacadas. Diga que irão brincar de jogo da forca para descobrir “qual é a classe gramatical à qual essas palavras pertencem”. Leia as dicas propostas no primeiro slide do desenvolvimento do plano de aula e envie o link do jogo da forca aos alunos (disponível aqui). Solicite que, quando acertarem a palavra, tirem um print da tela e enviem pelo grupo de WhatsApp.

Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha o segundo slide do desenvolvimento do plano de aula e convide os alunos para uma reflexão sobre os pronomes, explicando essa classe gramatical, utilizando as orientações do plano original. Comunique que eles lerão o restante do texto "O roubo do fogo". Diga que devem analisar e listar quais são os pronomes que aparecem no texto. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie o trecho do texto com os pronomes destacados em cores diferentes para marcar os três tipos de pronomes estudados, para que os alunos analisem e corrijam a atividade.

Fechamento
Oriente os alunos a sistematizarem a lista de palavras do texto, organizando-as no caderno a partir da tabela abaixo:

Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam o texto para os familiares, compartilhando com eles seus aprendizados sobre o uso dos pronomes.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_10ATS03

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas