Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Organizando conceitos: pronomes
Finalidade da aula: Compreender o uso dos pronomes no texto em atividade simplificada de revisão, conceituando pronome
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP14
Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Compreender o uso dos pronomes no texto em atividade simplificada de revisão, conceituando pronome
Materiais necessários:
Cartelas com charadas para que adivinhem o nome da classe gramatical que ajuda na construção da articulação textual; (pode ser projetada em slide ou escrita no quadro)
Caderno, lápis para registro em dupla do cartaz sobre pronome;
Cartaz com pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos para a análise das características deles.
Questões (no datashow ou colocadas no quadro) para refletir, a partir do texto e do cartaz sobre as características dos pronomes.
Dificuldades antecipadas:
Podem ficar com uma visão parcial da função dos pronomes;
Podem sentir dificuldade em conceituar “pronome” sem ser apenas por exemplos.
Referências sobre o assunto:
Daniel Munduruku é um marco histórico do povo indígena acessando a universidade (ele é doutor pela USP), divulgando e preservando sua cultura, que também é nossa enquanto povo brasileiro.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Munduruku
vídeo com Daniel Munduruku sobre a importância das histórias
https://www.youtube.com/watch?v=aEdGxYVXXFE
Cultura indígena
https://www.youtube.com/watch?v=O0FVVscNn8A
entrevista com Daniel Munduruku
https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/como-nascem-estrelas-uma-lenda-indigena-para-criancas/