13724
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Organizando conceitos: pronomes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre pronomes

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Compreender o uso dos pronomes no texto em atividade simplificada de revisão, conceituando pronome

Materiais necessários:

Cartelas com charadas para que adivinhem o nome da classe gramatical que ajuda na construção da articulação textual; (pode ser projetada em slide ou escrita no quadro)

Caderno, lápis para registro em dupla do cartaz sobre pronome;

Cartaz com pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos para a análise das características deles.

Questões (no datashow ou colocadas no quadro) para refletir, a partir do texto e do cartaz sobre as características dos pronomes.

Dificuldades antecipadas:

Podem ficar com uma visão parcial da função dos pronomes;

Podem sentir dificuldade em conceituar “pronome” sem ser apenas por exemplos.

Referências sobre o assunto:

Daniel Munduruku é um marco histórico do povo indígena acessando a universidade (ele é doutor pela USP), divulgando e preservando sua cultura, que também é nossa enquanto povo brasileiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Munduruku

vídeo com Daniel Munduruku sobre a importância das histórias

https://www.youtube.com/watch?v=aEdGxYVXXFE

Cultura indígena

https://www.youtube.com/watch?v=O0FVVscNn8A

entrevista com Daniel Munduruku

https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/como-nascem-estrelas-uma-lenda-indigena-para-criancas/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a sala previamente em duplas, com lápis, caderno e borracha à disposição e apresente o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia o trecho da lenda e conte um pouco sobre Daniel Munduruku.
  • Observe as palavras destacadas no texto (pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos) estarão destacadas apenas na metade da lenda.
  • Comente:
  • Durante a aula, vamos refletir sobre essas palavras destacadas que tanto auxiliam na construção do texto.

Materiais complementares: Você pode acessar o trecho deste texto aqui.

Munduruku, Daniel. Contos Indígenas Brasileiros/ Daniel Munduruku; ilustrações Rogério Borges. - 2. ed. - São Paulo: Global, 2005.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha as charadas do slide acima para que adivinhem a classe gramatical a que elas pertencem (use o quadro para escrever lacunas e ir preenchendo, ou proponha que façam em duplas).
  • Escreva no quadro bem grande: “PRONOME” (após terem adivinhado).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou coloque um cartaz no quadro com os pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos para análise das características deles;
  • Questione oralmente com base no quadro de pronomes acima:
  • É uma classe finita ou infinita de palavras?
  • Essas palavras têm gênero (masculino ou feminino)?
  • Elas podem variar em gênero?
  • Variam em número (singular ou plural)?
  • Variam em relação à pessoa a que se referem? De quem fala o “eu”? E o “você”? E o “nós”?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Você pode escrever coletivamente um cartaz sobre as características dos pronomes e sua função ou pode projetar ou ainda imprimir uma cópia a cada aluno.

Materiais complementares:

Você pode imprimir este texto aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Retome a lenda e destaque em duplas os outros pronomes presentes no texto (a outra metade).
  • Entregue o texto na íntegra para cada dupla, mas proponha que cada uma sinalize os pronomes de apenas um trecho/ parágrafo.
  • Leia com seus alunos o restante da lenda e peça que cada dupla vá destacando o que marcou.
  • Retome coletivamente a discussão e reflita sobre a quem esses pronomes se referem na construção do texto.
  • Volte para o cartaz e explique a sua função na articulação textual.
  • O cartaz deve ser copiado no caderno.

Para acessar a sugestão para o cartaz aqui.

Para acessar o segundo trecho do texto, clique aqui.

para acessar o texto na íntegra, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Compreender o uso dos pronomes no texto em atividade simplificada de revisão, conceituando pronome

Materiais necessários:

Cartelas com charadas para que adivinhem o nome da classe gramatical que ajuda na construção da articulação textual; (pode ser projetada em slide ou escrita no quadro)

Caderno, lápis para registro em dupla do cartaz sobre pronome;

Cartaz com pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos para a análise das características deles.

Questões (no datashow ou colocadas no quadro) para refletir, a partir do texto e do cartaz sobre as características dos pronomes.

Dificuldades antecipadas:

Podem ficar com uma visão parcial da função dos pronomes;

Podem sentir dificuldade em conceituar “pronome” sem ser apenas por exemplos.

Referências sobre o assunto:

Daniel Munduruku é um marco histórico do povo indígena acessando a universidade (ele é doutor pela USP), divulgando e preservando sua cultura, que também é nossa enquanto povo brasileiro.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Munduruku

vídeo com Daniel Munduruku sobre a importância das histórias

https://www.youtube.com/watch?v=aEdGxYVXXFE

Cultura indígena

https://www.youtube.com/watch?v=O0FVVscNn8A

entrevista com Daniel Munduruku

https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/como-nascem-estrelas-uma-lenda-indigena-para-criancas/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a sala previamente em duplas, com lápis, caderno e borracha à disposição e apresente o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia o trecho da lenda e conte um pouco sobre Daniel Munduruku.
  • Observe as palavras destacadas no texto (pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos) estarão destacadas apenas na metade da lenda.
  • Comente:
  • Durante a aula, vamos refletir sobre essas palavras destacadas que tanto auxiliam na construção do texto.

Materiais complementares: Você pode acessar o trecho deste texto aqui.

Munduruku, Daniel. Contos Indígenas Brasileiros/ Daniel Munduruku; ilustrações Rogério Borges. - 2. ed. - São Paulo: Global, 2005.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha as charadas do slide acima para que adivinhem a classe gramatical a que elas pertencem (use o quadro para escrever lacunas e ir preenchendo, ou proponha que façam em duplas).
  • Escreva no quadro bem grande: “PRONOME” (após terem adivinhado).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou coloque um cartaz no quadro com os pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos para análise das características deles;
  • Questione oralmente com base no quadro de pronomes acima:
  • É uma classe finita ou infinita de palavras?
  • Essas palavras têm gênero (masculino ou feminino)?
  • Elas podem variar em gênero?
  • Variam em número (singular ou plural)?
  • Variam em relação à pessoa a que se referem? De quem fala o “eu”? E o “você”? E o “nós”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Você pode escrever coletivamente um cartaz sobre as características dos pronomes e sua função ou pode projetar ou ainda imprimir uma cópia a cada aluno.

Materiais complementares:

Você pode imprimir este texto aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Retome a lenda e destaque em duplas os outros pronomes presentes no texto (a outra metade).
  • Entregue o texto na íntegra para cada dupla, mas proponha que cada uma sinalize os pronomes de apenas um trecho/ parágrafo.
  • Leia com seus alunos o restante da lenda e peça que cada dupla vá destacando o que marcou.
  • Retome coletivamente a discussão e reflita sobre a quem esses pronomes se referem na construção do texto.
  • Volte para o cartaz e explique a sua função na articulação textual.
  • O cartaz deve ser copiado no caderno.

Para acessar a sugestão para o cartaz aqui.

Para acessar o segundo trecho do texto, clique aqui.

para acessar o texto na íntegra, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano