13723
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando: pronomes no texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre pronomes no texto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordao

Título da aula: Exercitando: pronomes no texto

Finalidade da aula: Exercitar o uso dos pronomes pessoais como articuladores do texto

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica, ortografização

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP14

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso dos pronomes pessoais como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto no quadro do gênero fábula, autêntico (de um aluno anônimo, da mesma faixa etária, com questões a serem resolvidas pelos processos referenciais).

Datashow ou papel A4 grande, com o texto escrito com espaçamento 1,5.

Canetas coloridas: uma para cada referente a ser explorado.

Cópias dos textos para cada dupla.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos precisarão fazer adaptações no texto a partir da mudança do referente.

Poderão repetir um mesmo pronome exageradamente.

Poderão usar os pronomes demonstrativos e possessivos, ou mesmo uma expressão referencial que evidencie alguma marca do personagem. Aceitar, mas sempre chamar a atenção para o objetivo da aula.

Para o professor:

Não esquecer de salientar a importância dos pronomes em textos da ordem do narrar: contos, fábulas, entre outros valem-se dos processos referenciais para construir as cadeias referenciais e a progressão temática.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2017.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante. ReVEL, vol. 13, n. 25, 2015. [www.revel.inf.br].

Para saber mais sobre Esopo clique aqui  


Código: LPO4_10ATS02

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas