Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordao
Título da aula: Exercitando: pronomes no texto
Finalidade da aula: Exercitar o uso dos pronomes pessoais como articuladores do texto
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfologia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica, ortografização
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP14
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso dos pronomes pessoais como articuladores do texto.
Materiais necessários:
Texto no quadro do gênero fábula, autêntico (de um aluno anônimo, da mesma faixa etária, com questões a serem resolvidas pelos processos referenciais).
Datashow ou papel A4 grande, com o texto escrito com espaçamento 1,5.
Canetas coloridas: uma para cada referente a ser explorado.
Cópias dos textos para cada dupla.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos precisarão fazer adaptações no texto a partir da mudança do referente.
Poderão repetir um mesmo pronome exageradamente.
Poderão usar os pronomes demonstrativos e possessivos, ou mesmo uma expressão referencial que evidencie alguma marca do personagem. Aceitar, mas sempre chamar a atenção para o objetivo da aula.
Para o professor:
Não esquecer de salientar a importância dos pronomes em textos da ordem do narrar: contos, fábulas, entre outros valem-se dos processos referenciais para construir as cadeias referenciais e a progressão temática.
Referências sobre o assunto:
CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2017.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante. ReVEL, vol. 13, n. 25, 2015. [www.revel.inf.br].
Para saber mais sobre Esopo clique aqui