13723
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando: pronomes no texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre pronomes no texto

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso dos pronomes pessoais como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto no quadro do gênero fábula, autêntico (de um aluno anônimo, da mesma faixa etária, com questões a serem resolvidas pelos processos referenciais).

Datashow ou papel A4 grande, com o texto escrito com espaçamento 1,5.

Canetas coloridas: uma para cada referente a ser explorado.

Cópias dos textos para cada dupla.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos precisarão fazer adaptações no texto a partir da mudança do referente.

Poderão repetir um mesmo pronome exageradamente.

Poderão usar os pronomes demonstrativos e possessivos, ou mesmo uma expressão referencial que evidencie alguma marca do personagem. Aceitar, mas sempre chamar a atenção para o objetivo da aula.

Para o professor:

Não esquecer de salientar a importância dos pronomes em textos da ordem do narrar: contos, fábulas, entre outros valem-se dos processos referenciais para construir as cadeias referenciais e a progressão temática.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2017.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante. ReVEL, vol. 13, n. 25, 2015. [www.revel.inf.br].

Para saber mais sobre Esopo clique aqui

Pronomes pessoais no texto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresente o tema da aula, explicando que será uma aula procedimental, de realização de exercícios. Divida a sala em duplas ou trios, e explique que trabalharão com um texto a ser analisado por cada equipe. Peça que cada um deixe lápis e borracha à disposição e o caderno para anotações ao final da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Busque a imagem de Esopo no site, no link abaixo e projete o slide 1: ___ foi___? ou:
  • Monte uma forca ( ___ ___ ___ ___ ___) com a palavra “ESOPO” - jogue você X classe;
  • Assim que aparecer o nome, esclareça: é o nome de uma pessoa;
  • Apresente o slide (ou a imagem xerocada no quadro) e proponha que tentem preencher as lacunas; (com as palavras QUEM e ELE)
  • Dê pistas, caso tenham dificuldade: é uma pergunta/a imagem retrata quem ou o quê?/ E o verbo FOI somado à imagem? Acreditamos que os alunos não terão dificuldade;
  • Mostre, se possível, a outra imagem de Esopo e conte ou leia, a partir do material de apoio, a biografia dele, apenas para situar de onde virão os textos subsequentes.
  • Conte que o foco da aula será o uso de palavras da mesma classificação do ELE dentro do texto e questione:
  • A que classe ela pertence?
  • Quais dessas palavras conhecem?

Materiais complementares:

Imagem de Esopo do slide 6

Outra imagem: Por Diego Velázquez - Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15588072

Biografia de Esopo: http://www.pennagov.net/professores/ensg/Esopo.htm

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Leia a fábula coletivamente;
  • Tire dúvidas quanto ao vocabulário;
  • Pergunte:
  • Por que há palavras destacadas no texto?
  • E o símbolo ??? Ele significa que há uma palavras nesse local que não está escrita, mas podemos perceber sua presença… Que palavra é essa? É a mesma nos três casos em que aparece esse símbolo?
  • Elas ajudam ou provocam o leitor no momento da leitura?
  • A quem se refere a palavra lhe? Ela substitui uma palavra. Qual?
  • E a palavra ele da mesma linha? Quem é esse ele? Como vocês fizeram para saber isso?

Materiais complementares:

Você pode encontrar o texto “O passarinho e o morcego” para impressão aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre as imagens do local onde se passará a fábula;
  • Situe Atenas e a palavra porto - local onde se atracam embarcações/seu porto, o Pireu/como palavras essenciais à compreensão do texto;

Se necessário, relembre aos alunos que Esopo era um escravo grego e, portanto, muitas das suas histórias se passavam nesta região. A imagem é atual, pois este continua sendo um porto bastante movimentado.

Referências das imagens:

Porto do Pireu atual: https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F0%2F06%2FPort_of_Piraeus_Panoramic_View.JPG%2F290px-Port_of_Piraeus_Panoramic_View.JPG&imgrefurl=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FPireu&docid=LZW5GHk14-wPVM&tbnid=HuuwZmnyglxEIM%3A&vet=10ahUKEwii34PhiPncAhUFFpAKHX0IC-4QMwg4KAAwAA..i&w=290&h=218&bih=613&biw=1366&q=pireu%20porto&ved=0ahUKEwii34PhiPncAhUFFpAKHX0IC-4QMwg4KAAwAA&iact=mrc&uact=8

Mapa - desenho de Atenas e do porto: https://www.google.com.br/search?q=pireu+porto&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjs3-bWiPncAhWMPpAKHR8rBLMQ_AUICygC&biw=1366&bih=613#imgdii=g-urtPy4MBLl9M:&imgrc=6YDmwiE-8gXdeM:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a fábula coletivamente. Esclareça as dúvidas que possam surgir.
  • Conte que o texto foi escrito por um aluno e proponha: pensando nas palavras destacadas da outra fábula, como poderíamos ajudar este aluno a escrever com mais recursos?

Deixe que alguns se posicionem para acionar o conhecimento e a atenção coletiva para a proposta;

  • Entregue uma cópia para cada dupla e proponha que façam as alterações que considerarem importantes, sempre tendo como base o primeiro texto - o do morcego;
  • Proponha que escolham uma cor diferente para cada personagem (referente), assim, terão mais consciência no momento de fazer as mudanças;
  • Circule pela sala ouvindo os alunos, sugerindo ou mesmo estimulando as duplas que estiverem dispersas ou com dúvidas a encontrarem soluções possíveis.
  • Questione enquanto trabalham: quantos personagens temos nessa fábula? Lembrem de usar uma cor diferente para cada um.

Se aparecerem comentários sobre os verbos, deixe que modifiquem; entretanto, volte sempre para o foco da aula que são os pronomes no texto.

Materiais complementares:

Para a impressão do texto do aluno “O macaco e golfinho”, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Coloque o texto original no quadro ou no slide com lacunas a serem preenchidas;
  • Ouça as soluções de cada dupla, aceitando o que fizer sentido, sempre tendo como foco o uso dos pronomes; (algumas vezes podem aparecer outras expressões nominais, como artigos + substantivos) - o que também está correto textualmente e até enriquece a produção textual;
  • Dê alguns minutos para que formulem dicas de uso no caderno para o uso dos pronomes no momento de escrever textos;
  • Escreva coletivamente no quadro para registrar em cartaz.

Materiais complementares:

Caderno, lápis.

Para acessar a solução do texto “O macaco e o golfinho” clique aqui.

Para acessar a solução do cartaz acesse aqui.

Para o professor:

Não esquecer de salientar a importância dos pronomes em textos da ordem do narrar: contos, fábulas, entre outros valem-se dos processos referenciais para construir as cadeias referenciais e a progressão temática.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso dos pronomes pessoais como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto no quadro do gênero fábula, autêntico (de um aluno anônimo, da mesma faixa etária, com questões a serem resolvidas pelos processos referenciais).

Datashow ou papel A4 grande, com o texto escrito com espaçamento 1,5.

Canetas coloridas: uma para cada referente a ser explorado.

Cópias dos textos para cada dupla.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos precisarão fazer adaptações no texto a partir da mudança do referente.

Poderão repetir um mesmo pronome exageradamente.

Poderão usar os pronomes demonstrativos e possessivos, ou mesmo uma expressão referencial que evidencie alguma marca do personagem. Aceitar, mas sempre chamar a atenção para o objetivo da aula.

Para o professor:

Não esquecer de salientar a importância dos pronomes em textos da ordem do narrar: contos, fábulas, entre outros valem-se dos processos referenciais para construir as cadeias referenciais e a progressão temática.

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2017.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: uma entrevista com Mônica Magalhães Cavalcante. ReVEL, vol. 13, n. 25, 2015. [www.revel.inf.br].

Para saber mais sobre Esopo clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresente o tema da aula, explicando que será uma aula procedimental, de realização de exercícios. Divida a sala em duplas ou trios, e explique que trabalharão com um texto a ser analisado por cada equipe. Peça que cada um deixe lápis e borracha à disposição e o caderno para anotações ao final da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Busque a imagem de Esopo no site, no link abaixo e projete o slide 1: ___ foi___? ou:
  • Monte uma forca ( ___ ___ ___ ___ ___) com a palavra “ESOPO” - jogue você X classe;
  • Assim que aparecer o nome, esclareça: é o nome de uma pessoa;
  • Apresente o slide (ou a imagem xerocada no quadro) e proponha que tentem preencher as lacunas; (com as palavras QUEM e ELE)
  • Dê pistas, caso tenham dificuldade: é uma pergunta/a imagem retrata quem ou o quê?/ E o verbo FOI somado à imagem? Acreditamos que os alunos não terão dificuldade;
  • Mostre, se possível, a outra imagem de Esopo e conte ou leia, a partir do material de apoio, a biografia dele, apenas para situar de onde virão os textos subsequentes.
  • Conte que o foco da aula será o uso de palavras da mesma classificação do ELE dentro do texto e questione:
  • A que classe ela pertence?
  • Quais dessas palavras conhecem?

Materiais complementares:

Imagem de Esopo do slide 6

Outra imagem: Por Diego Velázquez - Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15588072

Biografia de Esopo: http://www.pennagov.net/professores/ensg/Esopo.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Leia a fábula coletivamente;
  • Tire dúvidas quanto ao vocabulário;
  • Pergunte:
  • Por que há palavras destacadas no texto?
  • E o símbolo ??? Ele significa que há uma palavras nesse local que não está escrita, mas podemos perceber sua presença… Que palavra é essa? É a mesma nos três casos em que aparece esse símbolo?
  • Elas ajudam ou provocam o leitor no momento da leitura?
  • A quem se refere a palavra lhe? Ela substitui uma palavra. Qual?
  • E a palavra ele da mesma linha? Quem é esse ele? Como vocês fizeram para saber isso?

Materiais complementares:

Você pode encontrar o texto “O passarinho e o morcego” para impressão aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mostre as imagens do local onde se passará a fábula;
  • Situe Atenas e a palavra porto - local onde se atracam embarcações/seu porto, o Pireu/como palavras essenciais à compreensão do texto;

Se necessário, relembre aos alunos que Esopo era um escravo grego e, portanto, muitas das suas histórias se passavam nesta região. A imagem é atual, pois este continua sendo um porto bastante movimentado.

Referências das imagens:

Porto do Pireu atual: https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F0%2F06%2FPort_of_Piraeus_Panoramic_View.JPG%2F290px-Port_of_Piraeus_Panoramic_View.JPG&imgrefurl=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FPireu&docid=LZW5GHk14-wPVM&tbnid=HuuwZmnyglxEIM%3A&vet=10ahUKEwii34PhiPncAhUFFpAKHX0IC-4QMwg4KAAwAA..i&w=290&h=218&bih=613&biw=1366&q=pireu%20porto&ved=0ahUKEwii34PhiPncAhUFFpAKHX0IC-4QMwg4KAAwAA&iact=mrc&uact=8

Mapa - desenho de Atenas e do porto: https://www.google.com.br/search?q=pireu+porto&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjs3-bWiPncAhWMPpAKHR8rBLMQ_AUICygC&biw=1366&bih=613#imgdii=g-urtPy4MBLl9M:&imgrc=6YDmwiE-8gXdeM:

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a fábula coletivamente. Esclareça as dúvidas que possam surgir.
  • Conte que o texto foi escrito por um aluno e proponha: pensando nas palavras destacadas da outra fábula, como poderíamos ajudar este aluno a escrever com mais recursos?

Deixe que alguns se posicionem para acionar o conhecimento e a atenção coletiva para a proposta;

  • Entregue uma cópia para cada dupla e proponha que façam as alterações que considerarem importantes, sempre tendo como base o primeiro texto - o do morcego;
  • Proponha que escolham uma cor diferente para cada personagem (referente), assim, terão mais consciência no momento de fazer as mudanças;
  • Circule pela sala ouvindo os alunos, sugerindo ou mesmo estimulando as duplas que estiverem dispersas ou com dúvidas a encontrarem soluções possíveis.
  • Questione enquanto trabalham: quantos personagens temos nessa fábula? Lembrem de usar uma cor diferente para cada um.

Se aparecerem comentários sobre os verbos, deixe que modifiquem; entretanto, volte sempre para o foco da aula que são os pronomes no texto.

Materiais complementares:

Para a impressão do texto do aluno “O macaco e golfinho”, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Coloque o texto original no quadro ou no slide com lacunas a serem preenchidas;
  • Ouça as soluções de cada dupla, aceitando o que fizer sentido, sempre tendo como foco o uso dos pronomes; (algumas vezes podem aparecer outras expressões nominais, como artigos + substantivos) - o que também está correto textualmente e até enriquece a produção textual;
  • Dê alguns minutos para que formulem dicas de uso no caderno para o uso dos pronomes no momento de escrever textos;
  • Escreva coletivamente no quadro para registrar em cartaz.

Materiais complementares:

Caderno, lápis.

Para acessar a solução do texto “O macaco e o golfinho” clique aqui.

Para acessar a solução do cartaz acesse aqui.

Para o professor:

Não esquecer de salientar a importância dos pronomes em textos da ordem do narrar: contos, fábulas, entre outros valem-se dos processos referenciais para construir as cadeias referenciais e a progressão temática.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano