13722
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre função textual dos pronomes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Teresa Sugahara
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão 

Finalidade da aula: Refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento: Morfologia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade da BNCC: EF35LP14
  

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto - conto original  “A bruxa e o lenhador”

Pode ser projetado em datashow ou escrito em papel A3 com espaçamento 1,5 entre linhas (fixado no quadro).

Caneta colorida, lápis e cópias do texto por duplas/trios.

Papel de cartaz;

Caneta grossa.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem substituir o referente por um mesmo pronome, gerando o mesmo tipo de problema: a perda da literariedade. Instigá-los a buscar outras soluções possíveis.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das idéias simples”. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2014. (Especialmente as págs 133- 146).

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. 1 ed, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017 (Especialmente as págs 121 a 133).

FÁVERO, L.L. Coesão e coerência textuais. 9ª ed, São Paulo: Ática, 2003.


Código: LPO4_10ATS01

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas