13722
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre função textual dos pronomes

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tezolini Sugahara

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto - conto original “A bruxa e o lenhador”

Pode ser projetado em datashow ou escrito em papel A3 com espaçamento 1,5 entre linhas (fixado no quadro).

Caneta colorida, lápis e cópias do texto por duplas/trios.

Papel de cartaz;

Caneta grossa.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem substituir o referente por um mesmo pronome, gerando o mesmo tipo de problema: a perda da literariedade. Instigá-los a buscar outras soluções possíveis.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das idéias simples”. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2014. (Especialmente as págs 133- 146).

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. 1 ed, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017 (Especialmente as págs 121 a 133).

FÁVERO, L.L. Coesão e coerência textuais. 9ª ed, São Paulo: Ática, 2003.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente a capa do livro e o título para apreciação dos alunos.
  • Faça antecipações através de questionamentos: a partir do título, que tipo de história(s) você acha que o livro contém? É apenas uma história?
  • Explique que os autores são espanhóis e o livro e a história a ser trabalhada na aula foram traduzidos para o português de Portugal, por isso notarão algumas diferenças no vocabulário e no modo de contar a história.
  • Leia a biografia complementar dos autores.

Materiais complementares:

Pinto & Chinto, Contos Para Meninos Que Adormecem Logo a Seguir. A bruxa e o lenhador. p.22-23. Editora Kalandraka, 2010).

PINTO & CHINTO

David Pintor e Carlos López começaram a trabalhar como humoristas gráficos em 1993 e desde então já colaboraram com vários jornais. Atualmente publicam uma vinheta humorística diária em La Voz de Galicia, sendo que já são considerados como uma referência maior da caricatura política na Galiza. Entre os seus prémios no campo do humor gráfico, destacam-se o 'Curuxa do humor' (Museo del Humor de Fene), o Haxtur (Salón Internacional del Cómic de Oviedo) e o Hermés (Ayuntamiento de Barakaldo). Em 2001 iniciaram uma bem sucedida incursão pela literatura infantil. E, depois de mais de 20 livros publicados, tornaram-se uns dos autores mais galardoados e prolíficos da Galiza, já com diversas distinções: prémio Merlín, prémio Raíña Lupa, seleção para a Feira Internacional de Bolonha em 2007 e 2010, seleção para a Bienal Internacional de Bratislava, prémio Pura y Dora Vázquez, prémio Frei Martín Sarmiento, nomeações para os prémios da Associação Galega de Editores, e seleção para a mostra internacional 'Sueños en papel' no México. São os autores de "Contos para meninos que adormecem logo a seguir" (Kalandraka).

http://www.kalandraka.com/pt/autores/detalle/ficha/pinto-chinto/

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura coletiva do texto projetado no datashow ou já transcrito em papel A4 com bom espaçamento entre linhas e questione o grupo:
  • Sobre quais questões esse conto nos faz pensar?
  • Há algum problema no modo de contar o texto?
  • Faça coletivamente a revisão/reescrita do primeiro parágrafo do texto, modificando-o a partir das colocações das crianças, chamando a atenção para a repetição dos referentes “bruxa do bosque” e “lenhador do bosque”.
  • Entregue para cada dupla ou trio uma cópia do texto.
  • Proponha que, em duplas/ trios, continuem lendo o conto “A bruxa e o lenhador” e façam as alterações que considerarem necessárias, riscando a palavra e escrevendo sua substituta em cima.
  • Circule pela sala oferecendo ajuda à cada equipe, instigando-as a focar no desafio proposto.
  • Volte ao grande grupo e coloque no texto coletivo do quadro/ datashow as soluções apresentadas, chamando cada dupla, de modo a promover a diversidade de soluções.

Materiais complementares:

Acesse aqui cópia do texto “A bruxa e o lenhador” para cada dupla/trio.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a leitura coletiva do texto projetado no datashow ou já transcrito em papel A4 com bom espaçamento entre linhas e questione o grupo:
  • Sobre quais questões esse conto nos faz pensar?
  • Há algum problema no modo de contar o texto?
  • Faça coletivamente a revisão/reescrita do primeiro parágrafo do texto, modificando-o a partir das colocações das crianças, chamando a atenção para a repetição dos referentes “bruxa do bosque” e “lenhador do bosque”.
  • Entregue para cada dupla ou trio uma cópia do texto.
  • Proponha que, em duplas/ trios, continuem lendo o conto “A bruxa e o lenhador” e façam as alterações que considerarem necessárias, riscando a palavra e escrevendo sua substituta em cima.
  • Circule pela sala oferecendo ajuda à cada equipe, instigando-as a focar no desafio proposto.
  • Volte ao grande grupo e coloque no texto coletivo do quadro/ datashow as soluções apresentadas, chamando cada dupla, de modo a promover a diversidade de soluções.

Materiais complementares:

Acesse aqui cópia do texto “A bruxa e o lenhador” para cada dupla/trio.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Destaque (circule) os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como articuladores do texto através de questionamentos que irão direcionar o pensamento:
  • Temos dois grupos de palavras: a que classes gramaticais eles pertencem? (substantivo e pronomes)
  • O que essas palavras que vocês trocaram provocaram no texto?
  • Como poderíamos escrever uma orientação para todos lembrarem como o uso dos pronomes auxilia na construção do texto?
  • No quadro, construa com seus alunos a regra de uso, lembrando de relê-la durante o processo de formulação, fazendo revisões e reescrevendo o que for necessário.
  • Registre em cartaz e/ou no caderno a regra. (pode-se sortear um aluno para esse registro)

Materiais complementares:

Acesse aqui a resolução da atividade e fechamento da aula aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto.

Materiais necessários:

Texto - conto original “A bruxa e o lenhador”

Pode ser projetado em datashow ou escrito em papel A3 com espaçamento 1,5 entre linhas (fixado no quadro).

Caneta colorida, lápis e cópias do texto por duplas/trios.

Papel de cartaz;

Caneta grossa.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem substituir o referente por um mesmo pronome, gerando o mesmo tipo de problema: a perda da literariedade. Instigá-los a buscar outras soluções possíveis.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das idéias simples”. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2014. (Especialmente as págs 133- 146).

CAVALCANTE, M.M. Os sentidos do texto. 1 ed, 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017 (Especialmente as págs 121 a 133).

FÁVERO, L.L. Coesão e coerência textuais. 9ª ed, São Paulo: Ática, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente a capa do livro e o título para apreciação dos alunos.
  • Faça antecipações através de questionamentos: a partir do título, que tipo de história(s) você acha que o livro contém? É apenas uma história?
  • Explique que os autores são espanhóis e o livro e a história a ser trabalhada na aula foram traduzidos para o português de Portugal, por isso notarão algumas diferenças no vocabulário e no modo de contar a história.
  • Leia a biografia complementar dos autores.

Materiais complementares:

Pinto & Chinto, Contos Para Meninos Que Adormecem Logo a Seguir. A bruxa e o lenhador. p.22-23. Editora Kalandraka, 2010).

PINTO & CHINTO

David Pintor e Carlos López começaram a trabalhar como humoristas gráficos em 1993 e desde então já colaboraram com vários jornais. Atualmente publicam uma vinheta humorística diária em La Voz de Galicia, sendo que já são considerados como uma referência maior da caricatura política na Galiza. Entre os seus prémios no campo do humor gráfico, destacam-se o 'Curuxa do humor' (Museo del Humor de Fene), o Haxtur (Salón Internacional del Cómic de Oviedo) e o Hermés (Ayuntamiento de Barakaldo). Em 2001 iniciaram uma bem sucedida incursão pela literatura infantil. E, depois de mais de 20 livros publicados, tornaram-se uns dos autores mais galardoados e prolíficos da Galiza, já com diversas distinções: prémio Merlín, prémio Raíña Lupa, seleção para a Feira Internacional de Bolonha em 2007 e 2010, seleção para a Bienal Internacional de Bratislava, prémio Pura y Dora Vázquez, prémio Frei Martín Sarmiento, nomeações para os prémios da Associação Galega de Editores, e seleção para a mostra internacional 'Sueños en papel' no México. São os autores de "Contos para meninos que adormecem logo a seguir" (Kalandraka).

http://www.kalandraka.com/pt/autores/detalle/ficha/pinto-chinto/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura coletiva do texto projetado no datashow ou já transcrito em papel A4 com bom espaçamento entre linhas e questione o grupo:
  • Sobre quais questões esse conto nos faz pensar?
  • Há algum problema no modo de contar o texto?
  • Faça coletivamente a revisão/reescrita do primeiro parágrafo do texto, modificando-o a partir das colocações das crianças, chamando a atenção para a repetição dos referentes “bruxa do bosque” e “lenhador do bosque”.
  • Entregue para cada dupla ou trio uma cópia do texto.
  • Proponha que, em duplas/ trios, continuem lendo o conto “A bruxa e o lenhador” e façam as alterações que considerarem necessárias, riscando a palavra e escrevendo sua substituta em cima.
  • Circule pela sala oferecendo ajuda à cada equipe, instigando-as a focar no desafio proposto.
  • Volte ao grande grupo e coloque no texto coletivo do quadro/ datashow as soluções apresentadas, chamando cada dupla, de modo a promover a diversidade de soluções.

Materiais complementares:

Acesse aqui cópia do texto “A bruxa e o lenhador” para cada dupla/trio.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a leitura coletiva do texto projetado no datashow ou já transcrito em papel A4 com bom espaçamento entre linhas e questione o grupo:
  • Sobre quais questões esse conto nos faz pensar?
  • Há algum problema no modo de contar o texto?
  • Faça coletivamente a revisão/reescrita do primeiro parágrafo do texto, modificando-o a partir das colocações das crianças, chamando a atenção para a repetição dos referentes “bruxa do bosque” e “lenhador do bosque”.
  • Entregue para cada dupla ou trio uma cópia do texto.
  • Proponha que, em duplas/ trios, continuem lendo o conto “A bruxa e o lenhador” e façam as alterações que considerarem necessárias, riscando a palavra e escrevendo sua substituta em cima.
  • Circule pela sala oferecendo ajuda à cada equipe, instigando-as a focar no desafio proposto.
  • Volte ao grande grupo e coloque no texto coletivo do quadro/ datashow as soluções apresentadas, chamando cada dupla, de modo a promover a diversidade de soluções.

Materiais complementares:

Acesse aqui cópia do texto “A bruxa e o lenhador” para cada dupla/trio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Destaque (circule) os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como articuladores do texto através de questionamentos que irão direcionar o pensamento:
  • Temos dois grupos de palavras: a que classes gramaticais eles pertencem? (substantivo e pronomes)
  • O que essas palavras que vocês trocaram provocaram no texto?
  • Como poderíamos escrever uma orientação para todos lembrarem como o uso dos pronomes auxilia na construção do texto?
  • No quadro, construa com seus alunos a regra de uso, lembrando de relê-la durante o processo de formulação, fazendo revisões e reescrevendo o que for necessário.
  • Registre em cartaz e/ou no caderno a regra. (pode-se sortear um aluno para esse registro)

Materiais complementares:

Acesse aqui a resolução da atividade e fechamento da aula aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano