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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Acentuação das palavras paroxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre acentuação das palavras paroxítonas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar as regularidades sobre acentuação de palavras paroxítonas.

Materiais necessários:

  • lista de palavras, dicionário;
  • cartolina, canetas coloridas;
  • fichas - jogo Desafio dos Palavras (número de jogadores de 2 a 4).

Dificuldades antecipadas: O aluno não estar familiarizado com as regularidades da acentuação na grafia das palavras paroxítonas, oxítonas e proparoxítonas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003

Sugestão:

não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

  • Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  • Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupos de 2 a 4 elementos de forma produtiva e equilibrados entre si.
  • Questione seus alunos que tipo de desafio eles irão enfrentar.
  • Que tipo de palavras?
  • O que esperam do jogo?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Professor, dite aos seus alunos as palavras: ímã, aquarela, fóssil, órgão, cadáver, rosa, vidro, ônus, lápis, camiseta, frágil, piano, joelho, gabinete.
  • Faça a correção coletiva da grafia de cada palavra.
  • Peça aos alunos que separem as palavras sendo: um grupo de palavras acentuadas e um grupo de palavras não acentuadas.
  • Pergunte a eles o que observaram quanto a acentuação das palavras de cada grupo. Propicie oportunidades para que percebam que as paroxítonas terminadas em i, l, r, us e ã/ão são acentuadas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça um cartaz com as descobertas dos alunos de modo a auxiliá-los no jogo.
  • Se desejar entregar uma cópia das descoberta aos alunos clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Distribua aos grupos canetas hidrocor e umas 6 folhas (meia folha de sulfite).
  • Explique a eles que deverão colocar o número da rodada no canto esquerdo superior da página.
  • Ganhará dois pontos as equipes que fizerem a grafia correta, incluindo a acentuação na letra correta.
  • Ao iniciar o jogo, na primeira rodada você irá pronunciar cada palavra apenas duas vezes seguidas (procure não enfatizar as sílabas) e eles deverão em grupo decidir como é a escrita correta, escrever e virar a folha.

Professor: As palavras são todas paroxítonas tanto acentuadas como não. Elas proveem de um baralho com 63 palavras que antes do jogo deverão ser embaralhadas. Para ter acesso ao baralho clique aqui.

A quantidade de rodadas dependerá do tempo e do desenvolvimento da turma, contudo pelo menos 20 rodadas..

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Faça coletivamente a correção das palavras escritas.
  • Some os pontos e veja se tem alguma equipe campeã. Caso ocorra um empate, faça o desempate com mais três rodadas.
  • Persistindo o empate, declare as equipes campeãs.
  • Pergunte aos alunos se gostaram do jogo.
  • Questione cada grupo como chegaram à conclusão da escrita das palavras.
  • Reflita com os grupos (tanto nas palavras que acertaram, como as que erraram) sobre as estratégias utilizadas na hora da escrita, se observaram o cartaz com as regularidades.
  • Pergunte sobre as dificuldades encontradas e se têm alguma dúvida.
  • Oriente seus alunos que sempre que tiverem dúvidas, consultem o dicionário.
  • Peça aos alunos que façam no caderno a lista de palavras utilizadas no jogo.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é aplicar as regularidades sobre acentuação de palavras paroxítonas.

Materiais necessários:

  • lista de palavras, dicionário;
  • cartolina, canetas coloridas;
  • fichas - jogo Desafio dos Palavras (número de jogadores de 2 a 4).

Dificuldades antecipadas: O aluno não estar familiarizado com as regularidades da acentuação na grafia das palavras paroxítonas, oxítonas e proparoxítonas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003

Sugestão:

não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

  • Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  • Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em grupos de 2 a 4 elementos de forma produtiva e equilibrados entre si.
  • Questione seus alunos que tipo de desafio eles irão enfrentar.
  • Que tipo de palavras?
  • O que esperam do jogo?

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Professor, dite aos seus alunos as palavras: ímã, aquarela, fóssil, órgão, cadáver, rosa, vidro, ônus, lápis, camiseta, frágil, piano, joelho, gabinete.
  • Faça a correção coletiva da grafia de cada palavra.
  • Peça aos alunos que separem as palavras sendo: um grupo de palavras acentuadas e um grupo de palavras não acentuadas.
  • Pergunte a eles o que observaram quanto a acentuação das palavras de cada grupo. Propicie oportunidades para que percebam que as paroxítonas terminadas em i, l, r, us e ã/ão são acentuadas.

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Orientações:

  • Faça um cartaz com as descobertas dos alunos de modo a auxiliá-los no jogo.
  • Se desejar entregar uma cópia das descoberta aos alunos clique aqui

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Distribua aos grupos canetas hidrocor e umas 6 folhas (meia folha de sulfite).
  • Explique a eles que deverão colocar o número da rodada no canto esquerdo superior da página.
  • Ganhará dois pontos as equipes que fizerem a grafia correta, incluindo a acentuação na letra correta.
  • Ao iniciar o jogo, na primeira rodada você irá pronunciar cada palavra apenas duas vezes seguidas (procure não enfatizar as sílabas) e eles deverão em grupo decidir como é a escrita correta, escrever e virar a folha.

Professor: As palavras são todas paroxítonas tanto acentuadas como não. Elas proveem de um baralho com 63 palavras que antes do jogo deverão ser embaralhadas. Para ter acesso ao baralho clique aqui.

A quantidade de rodadas dependerá do tempo e do desenvolvimento da turma, contudo pelo menos 20 rodadas..

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Faça coletivamente a correção das palavras escritas.
  • Some os pontos e veja se tem alguma equipe campeã. Caso ocorra um empate, faça o desempate com mais três rodadas.
  • Persistindo o empate, declare as equipes campeãs.
  • Pergunte aos alunos se gostaram do jogo.
  • Questione cada grupo como chegaram à conclusão da escrita das palavras.
  • Reflita com os grupos (tanto nas palavras que acertaram, como as que erraram) sobre as estratégias utilizadas na hora da escrita, se observaram o cartaz com as regularidades.
  • Pergunte sobre as dificuldades encontradas e se têm alguma dúvida.
  • Oriente seus alunos que sempre que tiverem dúvidas, consultem o dicionário.
  • Peça aos alunos que façam no caderno a lista de palavras utilizadas no jogo.

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