Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Analisar e acentuar corretamente as palavras paroxítonas sempre que necessário.
Materiais necessários:
Cartolina ou papel cartão
Plástico adesivo
sulfite
canetas coloridas
Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a importância da acentuação das palavras na compreensão leitora e não estar familiarizado com as regularidades da acentuação na grafia das palavras paroxítonas.
Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:
- Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
- Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Professor, questione seus alunos a partir do título da aula:
- Sobre o que iremos refletir hoje?
- Baralho da velha, esse título sugere a vocês alguma coisa?
Anote as hipóteses dos seus alunos no quadro.
Explique que esta será uma aula para a realização de exercícios e coloque seus alunos em duplas.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva no quadro as palavras deste slide e explique que em algumas delas está faltando o acento.
- Relembre com os alunos as regularidades de acentuação das paroxítonas.
ATENÇÃO PROFESSOR:
- Existem várias regras de acentuação das palavras paroxítonas, contudo por ser um quarto ano e de acordo com a habilidade na BNCC, iremos trabalhar com as paroxítonas terminadas em -i(s), -u(s), -l, -r, -ão(s).
- Estimule seus alunos a escreverem as regularidades que encontraram na acentuação das palavras, pois assim eles irão refletir melhor no momento da escrita, e, em caso de dúvidas, procurar no dicionário.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Coloque seus alunos em duplas produtivas.
- Entregue para cada dupla um “tabuleiro” do jogo da velha. Para acessar esta atividade clique aqui. Contudo, caso prefira, poderá, simplesmente, riscar numa cartolina ou mesmo papel pardo. Questione o que eles lembram com essa imagem: espera-se que eles conheçam o jogo da velha.
- Depois, para cada dupla entregue um baralho com 30 palavras, palavras estas que não estão acentuadas, portanto a primeira atividade da dupla será refletir a respeito da acentuação ou não das palavras, pois há também palavras paroxítonas que não são acentuadas, justamente para que reflitam sobre a acentuação. Para acessar essa atividade completa clique aqui.
- As cartas do baralho devem ser colocadas em papel cartão, depois passar plástico adesivo transparente e recortá-las. (Observe que as palavras não estão acentuadas, os alunos deverão fazê-lo com canetas hidrográficas sobre o plástico adesivo transparente, e após o jogo, basta passar um pano úmido com álcool para remover e o jogo estará pronto para outra oportunidade.)
- Durante a execução do jogo, o professor deve circular pela classe tirando eventuais dúvidas.
- Oriente seus alunos que em caso de dúvida devem olhar no dicionário.
Materiais complementares: Regras do jogo “Baralho da Velha” - é semelhante a um jogo da velha normal, só que no lugar do círculo e do X, usam-se palavras paroxítonas com as mesmas regularidades. Para acessar as regras do jogo clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Reflita com os alunos sobre a atividade realizada.
- Questione acerca da grafia correta de cada uma das palavras utilizadas no jogo e registre no quadro. Oriente que em caso de dúvidas sobre a grafia correta das palavras, devem procurar no dicionário.
- Tire eventuais dúvidas que restarem.
- Caso você utilize o Caderno das Minhas Descobertas e o Baú das Descobertas (descritos nas orientações do primeiro slide) este é um bom momento de anotar no caderno e nas tarjetas para colocar no Baú.