13719
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitando as paroxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre exercícios com as paroxítonas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Analisar e acentuar corretamente as palavras paroxítonas sempre que necessário.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel cartão

Plástico adesivo

sulfite

canetas coloridas

Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a importância da acentuação das palavras na compreensão leitora e não estar familiarizado com as regularidades da acentuação na grafia das palavras paroxítonas.

Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

  • Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  • Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Professor, questione seus alunos a partir do título da aula:

  • Sobre o que iremos refletir hoje?
  • Baralho da velha, esse título sugere a vocês alguma coisa?

Anote as hipóteses dos seus alunos no quadro.

Explique que esta será uma aula para a realização de exercícios e coloque seus alunos em duplas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as palavras deste slide e explique que em algumas delas está faltando o acento.
  • Relembre com os alunos as regularidades de acentuação das paroxítonas.

ATENÇÃO PROFESSOR:

  • Existem várias regras de acentuação das palavras paroxítonas, contudo por ser um quarto ano e de acordo com a habilidade na BNCC, iremos trabalhar com as paroxítonas terminadas em -i(s), -u(s), -l, -r, -ão(s).
  • Estimule seus alunos a escreverem as regularidades que encontraram na acentuação das palavras, pois assim eles irão refletir melhor no momento da escrita, e, em caso de dúvidas, procurar no dicionário.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em duplas produtivas.
  • Entregue para cada dupla um “tabuleiro” do jogo da velha. Para acessar esta atividade clique aqui. Contudo, caso prefira, poderá, simplesmente, riscar numa cartolina ou mesmo papel pardo. Questione o que eles lembram com essa imagem: espera-se que eles conheçam o jogo da velha.
  • Depois, para cada dupla entregue um baralho com 30 palavras, palavras estas que não estão acentuadas, portanto a primeira atividade da dupla será refletir a respeito da acentuação ou não das palavras, pois há também palavras paroxítonas que não são acentuadas, justamente para que reflitam sobre a acentuação. Para acessar essa atividade completa clique aqui.
  • As cartas do baralho devem ser colocadas em papel cartão, depois passar plástico adesivo transparente e recortá-las. (Observe que as palavras não estão acentuadas, os alunos deverão fazê-lo com canetas hidrográficas sobre o plástico adesivo transparente, e após o jogo, basta passar um pano úmido com álcool para remover e o jogo estará pronto para outra oportunidade.)
  • Durante a execução do jogo, o professor deve circular pela classe tirando eventuais dúvidas.
  • Oriente seus alunos que em caso de dúvida devem olhar no dicionário.

Materiais complementares: Regras do jogo “Baralho da Velha” - é semelhante a um jogo da velha normal, só que no lugar do círculo e do X, usam-se palavras paroxítonas com as mesmas regularidades. Para acessar as regras do jogo clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reflita com os alunos sobre a atividade realizada.
  • Questione acerca da grafia correta de cada uma das palavras utilizadas no jogo e registre no quadro. Oriente que em caso de dúvidas sobre a grafia correta das palavras, devem procurar no dicionário.
  • Tire eventuais dúvidas que restarem.
  • Caso você utilize o Caderno das Minhas Descobertas e o Baú das Descobertas (descritos nas orientações do primeiro slide) este é um bom momento de anotar no caderno e nas tarjetas para colocar no Baú.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Analisar e acentuar corretamente as palavras paroxítonas sempre que necessário.

Materiais necessários:

Cartolina ou papel cartão

Plástico adesivo

sulfite

canetas coloridas

Dificuldades antecipadas: O aluno não perceber a importância da acentuação das palavras na compreensão leitora e não estar familiarizado com as regularidades da acentuação na grafia das palavras paroxítonas.

Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

  • Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  • Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Professor, questione seus alunos a partir do título da aula:

  • Sobre o que iremos refletir hoje?
  • Baralho da velha, esse título sugere a vocês alguma coisa?

Anote as hipóteses dos seus alunos no quadro.

Explique que esta será uma aula para a realização de exercícios e coloque seus alunos em duplas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as palavras deste slide e explique que em algumas delas está faltando o acento.
  • Relembre com os alunos as regularidades de acentuação das paroxítonas.

ATENÇÃO PROFESSOR:

  • Existem várias regras de acentuação das palavras paroxítonas, contudo por ser um quarto ano e de acordo com a habilidade na BNCC, iremos trabalhar com as paroxítonas terminadas em -i(s), -u(s), -l, -r, -ão(s).
  • Estimule seus alunos a escreverem as regularidades que encontraram na acentuação das palavras, pois assim eles irão refletir melhor no momento da escrita, e, em caso de dúvidas, procurar no dicionário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Coloque seus alunos em duplas produtivas.
  • Entregue para cada dupla um “tabuleiro” do jogo da velha. Para acessar esta atividade clique aqui. Contudo, caso prefira, poderá, simplesmente, riscar numa cartolina ou mesmo papel pardo. Questione o que eles lembram com essa imagem: espera-se que eles conheçam o jogo da velha.
  • Depois, para cada dupla entregue um baralho com 30 palavras, palavras estas que não estão acentuadas, portanto a primeira atividade da dupla será refletir a respeito da acentuação ou não das palavras, pois há também palavras paroxítonas que não são acentuadas, justamente para que reflitam sobre a acentuação. Para acessar essa atividade completa clique aqui.
  • As cartas do baralho devem ser colocadas em papel cartão, depois passar plástico adesivo transparente e recortá-las. (Observe que as palavras não estão acentuadas, os alunos deverão fazê-lo com canetas hidrográficas sobre o plástico adesivo transparente, e após o jogo, basta passar um pano úmido com álcool para remover e o jogo estará pronto para outra oportunidade.)
  • Durante a execução do jogo, o professor deve circular pela classe tirando eventuais dúvidas.
  • Oriente seus alunos que em caso de dúvida devem olhar no dicionário.

Materiais complementares: Regras do jogo “Baralho da Velha” - é semelhante a um jogo da velha normal, só que no lugar do círculo e do X, usam-se palavras paroxítonas com as mesmas regularidades. Para acessar as regras do jogo clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reflita com os alunos sobre a atividade realizada.
  • Questione acerca da grafia correta de cada uma das palavras utilizadas no jogo e registre no quadro. Oriente que em caso de dúvidas sobre a grafia correta das palavras, devem procurar no dicionário.
  • Tire eventuais dúvidas que restarem.
  • Caso você utilize o Caderno das Minhas Descobertas e o Baú das Descobertas (descritos nas orientações do primeiro slide) este é um bom momento de anotar no caderno e nas tarjetas para colocar no Baú.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano