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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre acentuação de paroxítonas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Rita Cintra
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão 


Título da aula: 
Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?

Finalidade da aula: Conhecer os sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam. Refletir e descobrir a regularidade da acentuação  de palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -us, -l, -r, -ão(s).

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento: Conhecimento de diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade da BNCC: EF04LP04
 

Sobre esta aulaesta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é construir e reconhecer as regras de acentuação das palavras paroxítonas terminadas em i(s), l, r, ão.

Materiais necessários:

Datashow - computador - caso o professor não disponha, poderá ser utilizado cartolinas, papel rolo (pardo).

canetas coloridos

uma folha de sulfite com a imagem do tênis

uma folha de sulfite com a imagem do tênis

uma cópia impressa do texto para todos os alunos

uma cópia impressa para todos os alunos das demais atividades.

Cartolina

Canetas hidrocor

Sugestões: não apenas para esta aula, mas para todas as aulas de descobertas gramaticais:

  1. Cadernos das Minhas Descobertas - esse caderno pode passar de um ano para outro, sempre acompanhando o aluno. Alunos novas, iniciarão a partir de sua entrada na escola. A finalidade do caderno é que o aluno poderá consultar palavras em suas dúvidas, pois assim, estará refletindo sobre sua escrita.
  2. Baú das Descobertas: uma caixa de sapato com a tampa presa à caixa, preferencialmente de bota, pois é maior. O professor deve ter tarjetas (retângulos de 8/10 cm de altura por uns 25 de largura - ou um pouco menor que a largura da caixa), para colocar as palavras descobertas, preferencialmente, com seu significado. Esse Baú das Descobertas deverá ficar à disposição dos alunos para consultarem a grafia e o significado, pois nem todas as salas têm dicionários suficientes para que os alunos possam realizar suas consultas. Com esse Baú das Descobertas o professor também poderá realizar atividades com alunos colocando em ordem alfabética.

Dificuldades antecipadas: O aluno não  perceber a necessidade da acentuação da palavra e assim não consegue realizar a leitura com a entonação correta. Podem ter dificuldades com o conceito de sílaba, sua classificação quanto ao número de sílabas e a tonicidade.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003


Código: LPO4_07ATS01

(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).


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