13718
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre acentuação de paroxítonas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Rita De Cássia Cintra

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Texto para leitura, disponível aqui.

Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), mostre a imagem do tênis, proposta no segundo slide da introdução do plano de aula, e pergunte aos alunos se, ao escrever algumas palavras, eles já tiveram dúvida se deveriam colocar acento ou não. Questione sobre a palavra da imagem apresentada. Tem acento? Onde colocar o acento? Apresente a imagem do primeiro slide da introdução do plano original para explicar a sílaba tônica da palavra e as classificações em oxítona, paroxítona e proparoxítona.

Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha a atividade do primeiro slide do desenvolvimento do plano de aula, explicando aos alunos que eles deverão encontrar a palavra intrusa. Explique que todas as palavras têm algo em comum e que apenas uma é diferente. Solicite que escrevam a palavra e leia em voz alta todas as palavras da atividade para os alunos, enfatizando a sílaba tônica para que percebam que todas elas são paroxítonas e que tênis é a palavra intrusa, porque, apesar de ser paroxítona, é a única acentuada.
Envie, por e-mail ou WhatsApp, a atividade proposta no segundo slide do desenvolvimento do plano original e solicite que os alunos a escrevam no caderno. Proponha que consultem um dicionário para saber quais palavras estão acentuadas corretamente, pintando somente as corretas (lembre-se de enviar aos alunos o link de um dicionário virtual, para o caso de não terem um dicionário físico em casa). Solicite aos alunos que analisem as palavras pintadas e respondam à seguinte questão:
     - Como terminam as paroxítonas acentuadas?

Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre o que descobriram em relação à acentuação das paroxítonas acentuadas. Solicite que escrevam uma recomendação a alguém que tenha dúvidas sobre como acentuar as paroxítonas e que enviem a você pelo WhatsApp. Analise as descobertas dos alunos e crie um painel com uma única recomendação sobre a acentuação de paroxítonas utilizando o PowerPoint. Envie o painel para os alunos utilizarem nas próximas aulas.

Convite às famílias
Envie aos alunos o jogo "roleta das paroxítonas", disponível aqui, e proponha que convidem os familiares para jogar. Explique que o jogo funciona assim: cada jogador, na sua vez, gira a roleta e tenta adivinhar se a palavra sorteada é acentuada ou não. Todos consultam a escrita da palavra no dicionário. Ganha o jogo quem tiver mais acertos.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_07ATS01

(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas