13717
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Fake News: como trabalhar em sala de aula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamnetal sobre Fake News

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maria Caroline Silveira 
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão 

Título da aula: Fake News: como trabalhar em sala de aula

Finalidade da aula: Conhecer e refletir sobre textos informativos, jornalísticos e publicitários,  distinguindo fatos de opiniões/sugestões, e identificando notícias falsas e/ou sensacionalistas.

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Notícia

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura / Compreensão em leitura

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF04LP15

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação vida pública.  A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero:  O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades em identificar os fatos, opiniões, notícias falsas e sensacionalistas em textos jornalísticos por não ter muita experiência com o gênero em seu dia a dia. Os alunos podem apresentar dificuldades em distinguir fatos de opiniões/sugestões, pois para isso precisam ter conhecimentos de ordem linguística, para diferenciar o acontecimento em si dos comentários/considerações sobre o mesmo, e, criticidade, para identificar quando há manipulação tendenciosa das informações. Os alunos podem ainda ter dificuldade de refletir criticamente sobre algumas temáticas que desconhecem, não percebendo questões controversas presentes nos textos lidos ou outros indícios que gerem desconfiança sobre a fidedignidade das informações.

Referências sobre o assunto: ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.


Código: LPO4_05SQA03

(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas