13717
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Fake News: como trabalhar em sala de aula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamnetal sobre Fake News

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Caroline Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades; 
Manchete disponível aqui
Video "Fato ou fake", disponível aqui;
Música "Não atire o pau no gato”, disponível aqui;

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial do Docs disponível aqui, do Apresentações, disponível aqui).

Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a descobrirem mais sobre fake news. Pergunte se sabem o que são e se conhecem alguma notícia falsa que tenha sido disseminada pela internet e depois revelada como fake. Se possível, solicite que comentem no grupo de mensagens da turma, de modo que todos possam compartilhar suas ideias iniciais. Diga que nessa atividade eles vão conhecer uma notícia sobre gatos. Pergunte se alguém pode enviar um áudio cantando a música “Atirei o pau no gato” e peça que comentem, ainda por mensagens, o que acham sobre atirar coisas em gatos.

Desenvolvimento
Envie aos estudantes a imagem com as manchetes sobre o projeto de lei que quer proibir os alunos de cantar "Atirei o pau no gato”. Combine uma videochamada para conversarem sobre a notícia. Pergunte aos estudantes se acreditam que esse fato seja real ou falso, e quais indícios apontam para isso. Deixe que compartilhem suas hipóteses e vá mediando, fazendo mais perguntas, apoiando-se nas orientações do plano original.

Compartilhe, ainda durante a videochamada, o vídeo “Fato ou fake”, e continue seguindo as orientações do plano original para aprofundar o debate sobre a função do jornalismo, a disseminação das fake news e os indícios que temos para diferenciar fatos verídicos, notícias falsas, notícias sensacionalistas (exageradas) e informes publicitários.
Compartilhe sua tela e explique que você vai mostrar imagens de manchetes e notícias, e que eles devem determinar se são fato, mentira, notícia exagerada ou informe publicitário. As imagens estão numeradas, então eles podem responder no próprio caderno (em cada slide há quatro notícias e cada uma delas corresponde a uma das quatro opções de resposta). Vá passando as imagens sem dizer nada, deixe para socializar as respostas ao final. Finalizada a tarefa, volte às imagens e convide alguns estudantes para comentarem o que determinaram e por quê. Vá mediando as respostas e revelando a verdade sobre cada uma delas. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.

Caso não seja possível fazer a vídeochamada, envie o material aos estudantes explicando detalhadamente o que devem fazer, comentando sobre indícios que temos para diferenciar fatos, fake, notícias sensacionalistas e informes publicitários. Caso não seja possível entregar o material impresso, copie as imagens dos slides e cole-as em algum arquivo digital, como Word, Google Docs, PowerPoint ou Google Apresentações, para enviá-las aos estudantes. Deixe para enviar a tabela de resolução após ter recebido as respostas e peça que a comparem com o que fizeram, autocorrigindo-se. Organize uma devolutiva para toda a turma.

Fechamento
Envie a proposta de que os estudantes escrevam algo que aprenderam durante esta aula/atividade. Combine um prazo para o envio das respostas. Se possível, crie um mural virtual no Padlet (tutorial disponível aqui) e combine que respondam por lá, para que todos possam compartilhar suas ideias.
Caso não seja possível, analise o material enviado pelos estudantes e siga as orientações do plano original para dar uma devolutiva para toda a turma. Por fim, envie a música “Não atirei o pau no gato”, apenas para divertir os estudantes.

Convite às famílias
Este é um período em que estamos diariamente conectados com notícias não só escritas por jornalistas e veiculadas por jornais, mas também escritas e publicadas por fontes não confiáveis. Saber como discernir se as notícias que recebemos são falsas, sensacionalistas ou verdadeiras é cada vez mais importante. Este é um debate importante para se ter com as famílias, e tanto os estudantes como os pais podem propor essa discussão.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_05SQA03

(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas