Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Texto para leitura, disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Utilizando uma ferramenta de gravador de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui), mostre o texto proposto nos slides da introdução do plano original. Leia-o em voz alta para os alunos, solicitando que eles acompanhem a leitura, e faça uma exploração do texto.
Desenvolvimento
Ainda utilizando o gravador de tela, exponha a atividade proposta no slide do desenvolvimento do plano original e explique aos alunos que eles deverão encontrar algumas palavras que foram escritas de forma errada no texto. Oriente que, ao encontrarem cada palavra, escrevam-na na tabela proposta na atividade do plano, copiando-a no caderno. Explique que eles deverão escrever a palavra incorreta na primeira coluna da tabela e, em seguida, consultar a escrita correta no dicionário e copiá-la na segunda coluna. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie a escrita das palavras corretas para que os alunos possam corrigir suas escritas ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite uma correção coletiva.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre as aprendizagens acerca do uso do G e do J na escrita de palavras. Para isso, utilize a atividade e as orientações do fechamento do plano original.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem o texto com os familiares e os convidem para tentar descobrir as palavras escritas de forma errada.