13713
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso do G ou J

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre uso do G ou J

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Geovana Pazeti
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão 
Título da aula: Uso do G ou J
Finalidade da aula: Exercitar o conhecimento sobre as regularidades e irregularidades ortográficas que regem a grafia dos sons /gê/.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica Habilidade(s) da BNCC: EF04LP01, EF35LP12

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Retroprojetor, atividades xerocopiadas, quadro, dicionário e caderno.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os aprendizes ainda façam trocas do grafema G por J por sentirem dificuldades no domínio do conhecimento sobre as regularidades e irregularidades trabalhadas quanto à grafia do fonema /ž/ (som Gê).

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.


Código: LPO4_04ATS02

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas