13713
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso do G ou J

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre uso do G ou J

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

Para que esse plano de atividade seja realizado fora da escola, disponibilize a atividade através de alguma plataforma digital ou grupo do WhatsApp criado pela sua escola, e a resolução no dia posterior.

Peça para que o aluno leia o texto e identifique possíveis erros fazendo as correções necessárias no caderno. Instrua-o sobre a importância do uso do dicionário para que avance quanto aos conhecimentos sobre a ortografia proposta.

Sugiro a gravação de um vídeo para bate-papo sobre o uso das palavras “viajem” e “viagem”. Demonstre a necessidade de estarmos sempre atentos ao significado (das palavras) como critério para a consulta ortográfica.

Oriente o registro da Descoberta Ortográfica no caderno ou até em forma de diário. É possível criar um portfólio com eles neste período.

Em seguida, disponibilize a atividade através de alguma plataforma digital, ou no grupo do WhatsApp criado pela sua escola, e a resolução no dia posterior.

Peça para que o aluno leia o texto em casa e lembre-se de mobilizá-lo internamente para o “desejar a ler”. Para isso, sugiro a gravação de um pequeno vídeo seu desafiando-o a decifrar enigmas.

Peça para que o aluno registre o texto no caderno preenchendo as lacunas com as letras que foram omitidas no texto.

Em seguida, sugira para que a família faça fichas com os enigmas propostos ou que se desafiem em casa para responderem os mesmos.

Oriente o registro da Descoberta Ortográfica no caderno ou até em forma de diário. Você pode montar um portfólio com eles neste período.

Para enaltecer o trabalho, faça novamente um vídeo curto reforçando a regra e parabenizando o aluno pela Descoberta Ortográfica. Lembre-se que, no momento atual, manter o contato visual com o aluno é extremamente valioso.

A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Utilize as estratégias apontadas neste conjunto de planos, fazendo uma lista de palavras com G e J, para depois criar adivinhas desafiando as pessoas que estão em casa.

Além de lúdica e envolvente, explique que nessa atividade será possível utilizar o dicionário para conferir a grafia das palavras.

Sugira também a brincadeira STOP apenas com as letras G e J, fazendo cerca de três rodadas com cada letra e depois mudando as indicações. Veja abaixo:

EXEMPLO 1
- Nome
- Carro
- Animal
- Comida
- CEP (cidade, estado ou país)
- MSE (minha sogra é)

EXEMPLO 2
- Pessoa da bíblia
- Fruta
- Lugar para viajar
- TV (filmes/programas/séries)
- Cor
- Esporte

Sugestão Enviada Por: Geovana Achtschin Silva


Código: LPO4_04ATS02

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas