13712
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre Oralidade/leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/escrita (compartilhada e autônoma) / produção de textos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail. 
- Opcional: canal para aula online, como o Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Dinâmica da atividade
No ensino remoto, muitas vezes surgem conflitos quando a atividade acontece online, com a turma toda, ou nos pequenos grupos criados no WhatsApp. Lembre-se de que os grupos pequenos são necessários para que as intervenções do professor sejam mais pontuais e as crianças não se cansem de ouvir/ler as participações de todos os colegas e a aula seja mais produtiva.

As sugestões desta etapa devem ser efetuadas nos grupos pequenos. Observe todas as orientações do 1º slide de Dinâmica da atividade, do plano de aula, as 3 primeiras orientações do 2º slide e todas do 3º.

Para a criança sinalizar que quer acrescentar algo, combine um símbolo do WhatsApp, como a mão com o dedo indicador. Para assinalar que concorda, pode ser utilizado o “concordo” (joia) dos emojis.

Variação da atividade
É possível utilizar o Google Jamboard para elaborar o quadro proposto na variação 2 do slide do plano de aula. Essa ferramenta é bem bacana e de fácil uso (tutorial disponível em Recurso Opcional).
Na variação 3 do slide, também considere essa orientação.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a conversar e interagir com a criança para auxiliá-la na reflexão sobre os conflitos. Considere efetuar orientação para que o ponto de vista dela seja considerado, e não o dos adultos.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_04ATP01

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas