13711
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Preenchendo Fichas Técnicas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição dos textos e adequação às normas de escrita.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Preenchendo Fichas Técnicas

Finalidade da aula: Elaboração, em pequenos grupos, da ficha técnica de um animal (itens definidos na aula anterior).

Ano:1º ano do Ensino Fundamental.

Gênero: Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição dos textos. Adequação às normas de escrita.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica.

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP24

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa.  A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

 

Materiais necessários: Livros, enciclopédias, encartes e revistas que trazem informações sobre as características e modo de vida dos animais que vivem ou visitam os jardins e foram selecionados pelos alunos na aula 03. Fichas  impressas, lápis e borracha.

 

Informações sobre o gênero:  O gênero curiosidade será trabalhado na ficha técnica cujo texto  apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizado em tópicos, de modo objetivo e sintético e num formato específico, geralmente uma tabela.

 

Dificuldades antecipadas: Definir os itens da ficha técnica, escrever ou ditá-los (para um colega ou professor) observando a adequação da escrita.

 

Referências sobre o assunto:  

COSTA VAL, M. Graça e ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica. 2003.

DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Augusta (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf

http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053

 

MATERIAL PARA INTERVENÇÃO PRODUTIVA:

https://avisala.org.br/index.php/assunto/tempo-didadico/muitos-mundos-numa-unica-sala/

http://www.escoladavila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/13_D%E9lia_lerner.pdf

Zabala, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Código: LPO1_03SQA06

(EF01LP24) Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas