13710
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Elaborando uma ficha técnica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição dos textos e adequação às normas de escrita.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz 
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Elaborando uma ficha técnica

Finalidade da aula: Reflexão e debate com os colegas sobre quais informações devem ser contempladas numa ficha técnica. Definição dos itens.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental.

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição dos textos. Adequação às normas de escrita.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP24

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa.  A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Impressos no formato de uma ficha técnica.

Informações sobre o gênero: O gênero ficha técnica  apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizadas em tópicos, de modo objetivo e sintético e em um formato específico, geralmente uma tabela.

Dificuldades antecipadas: Ouvir as sugestões de outros grupos e chegar em um consenso sobre os itens da ficha. Definir os termos como por exemplo altura ou tamanho, alimentação ou o que come.

Referências sobre o assunto: COSTA VAL, M. Graça e ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica. 2003.

DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Augusta (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018


Código: LPO1_03SQA05

(EF01LP24) Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas