13710
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Elaborando uma ficha técnica

POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz 24/11/2018
Código: LPO1_03SQA05

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01LP24) Identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas, entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição dos textos e adequação às normas de escrita.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Impressos no formato de uma ficha técnica.

Informações sobre o gênero: O gênero ficha técnica apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizadas em tópicos, de modo objetivo e sintético e em um formato específico, geralmente uma tabela.

Dificuldades antecipadas: Ouvir as sugestões de outros grupos e chegar em um consenso sobre os itens da ficha. Definir os termos como por exemplo altura ou tamanho, alimentação ou o que come.

Referências sobre o assunto: COSTA VAL, M. Graça e ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica. 2003.

DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Augusta (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com os alunos que hoje é dia de criar o modelo de Ficha Técnica que utilizarão para compartilhar com a comunidade escolar as informações importantes e interessantes sobre os animais que vivem ou visitam os jardins.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Retome com os alunos a proposta de compartilhar com a comunidade escolar algumas informações sobre os animais escolhidos pela turma que vivem ou visitam os jardins. Nessa sequência definimos os seguintes animais pela disponibilidade de materiais na web: caracol, abelha, borboleta, grilo, sapo e formiga. Essa lista pode ser alterada pois é uma mera sugestão.
  • Explique que hoje irão elaborar um modelo de ficha técnica em grupos.
  • Pergunte o que é uma ficha técnica e quais são os itens mais comuns relembrando o que conversaram sobre esse tipo de texto na aula anterior.
  • Oriente a turma a se organizar em grupos. O trabalho em grupo requer participação ativa dos alunos por isso é aconselhável que os grupos tenham entre 3 e 5 pessoas. É interessante o professor definir os participantes de cada grupo considerando os conhecimentos prévios de cada aluno, assim é possível organizar grupos com diferentes níveis de saberes para que possam aprender uns com os outros. Se houver alunos alfabéticos e silábicos-alfabéticos na turma distribua-os nos diferentes grupos para que sejam os escribas. Nos grupos cujos alunos são pré-silábicos ou silábicos também há a possibilidade de escreverem conforme sua hipótese visto que depois irão ditar para o professor o que produziram para a elaboração coletiva de uma ficha.

Para saber mais sobre o trabalho em grupo: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto alegre: Artmed, 1998.

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

  • Entregue os impressos da ficha técnica. Serão pelo menos 2 por grupo para que possam fazer um rascunho se quiserem.
  • Oriente a turma a conversar no grupo sobre os itens que acham importante contemplar em uma ficha técnica sobre os animais selecionados, considerando as informações interessantes para a comunidade escolar.
  • Explique que no impresso tem 6 espaços então precisarão definir 6 itens, que ficam na coluna do lado esquerdo da ficha.
  • Oriente a turma que nessa aula irão definir apenas os itens que utilizarão nas fichas, entretanto podem e devem consultar os materiais (livros, encartes, revistas) que possuem sobre os animais de jardim para auxiliar a pensar e definir. Também podem consultar as fichas de outros animais que foram lidas na aula anterior caso tenham sido impressas, se foram projetadas disponibilize-as num computador.
  • Relembre a turma quantas vezes for necessário que a aula de hoje definirão os itens, a explicação ou preenchimento de cada item ocorrerá numa outra aula.
  • Passe pelos grupos fazendo intervenções e orientando. Possivelmente haverá nomes diferentes para um mesmo item: alimentação, dieta ou o que come por exemplo. A proposta é que entrem em consenso dentro do grupo. Incentive a debaterem/conversarem sobre qual é mais bacana, esse é um dos objetivos dessa aula. Respeite a decisão do grupo.

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações:

  • Desenhe uma tabela no quadro para anotar os itens sugeridos pelos grupos.
  • Peça para que um dos grupos apresente o 1º item que elaborou e pergunte aos demais grupos se também colocaram tal item. Os itens comuns anote na ficha da lousa. Se apenas um grupo optou por incluir um item, por exemplo “ reprodução” peça para argumentar o porquê da escolha e anote provisoriamente.
  • Anote dentro de uma mesma célula da ficha os itens semelhantes mas com nomenclatura diferente (tamanho/altura/comprimento ou o que come/alimentação) para posterior definição.
  • Anote todos os itens e se ultrapassar de 6 converse com os alunos para que cheguem num número mais próximo da meta, se tiver 1 ou 2 além e o grupo achar que são fundamentais, mantenha-os.
  • Leia todos os itens junto com os alunos, quando houver mais de um nome converse com a turma para escolherem qual fica. Será interessante ouvir os argumentos de cada grupo que fez as diferentes sugestões, se necessário faça uma votação.

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Retome quais itens que foram elencados pelos alunos e farão parte da ficha técnica.
  • Relembre-os que na próxima aula irão produzir as fichas com os dados dos animais de Jardim e para tanto consultarão os livros, enciclopédias e revistas sobre animais.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Helena Ruiz 
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Elaborando uma ficha técnica

Finalidade da aula: Reflexão e debate com os colegas sobre quais informações devem ser contempladas numa ficha técnica. Definição dos itens.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental.

Gênero:Curiosidades

Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição dos textos. Adequação às normas de escrita.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP24

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de Estudo e Pesquisa.  A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Impressos no formato de uma ficha técnica.

Informações sobre o gênero: O gênero ficha técnica  apresenta informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizadas em tópicos, de modo objetivo e sintético e em um formato específico, geralmente uma tabela.

Dificuldades antecipadas: Ouvir as sugestões de outros grupos e chegar em um consenso sobre os itens da ficha. Definir os termos como por exemplo altura ou tamanho, alimentação ou o que come.

Referências sobre o assunto: COSTA VAL, M. Graça e ROCHA, Gladys. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica. 2003.

DIONÍSIO, Ângela; MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Augusta (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf Acesso em 14 de novembro de 2018


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes