13708
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras do conto acumulativo: A casa que Pedro fez

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Ensino Fundamental sobre forma de composição narrativas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail; cópias do texto com o conto, uma folha com apenas 4 palavras e as respectivas imagens  (materiais para impressão estão em aba própria do plano);

- Opcional: canal para reunião online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie uma mensagem de áudio ou vídeo dirigida às crianças e às famílias falando que você (ou algum familiar) lerá uma história para que saibam mais sobre contos acumulativos. Solicite que peguem a folha com a história, disponibilizada na escola ou impressa pela família, caso você tenha enviado o arquivo digital. Siga as orientações 2, 3 e 4 do slide Introdução do plano de aula.
Grave a contação da história utilizando o recurso de vídeo do WhatsApp ou outro canal. Se estiver em aula online no Google Meet, por exemplo, proceda como se estivesse em sala de aula, tendo cuidado para não se estender demais.

Desenvolvimento
Se possível, solicite à família que realize as intervenções com a criança, lembrando de orientá-la detalhadamente por escrito ou outro meio de comunicação. Se não for possível que algum adulto acompanhe a atividade, envie um áudio ou um vídeo orientando os alunos.
Solicite que cada criança localize a palavra CASA no texto.
Siga as orientações 4 e 5 do slide Desenvolvimento do plano de aula, explicando que devem localizar a palavra no texto da história. Peça que utilizem os cartões com palavra e desenho (4 cartões por aluno) disponibilizados. Oriente-os a procurar cada palavra no texto da história e circular ou fazer um traço embaixo. Lembre as crianças de que a palavra pode aparecer algumas vezes no texto. Por isso, oriente a leitura de todos os parágrafos.

Fechamento
Conclua comentando que os contos acumulativos repetem várias vezes algumas palavras, como eles perceberam. Solicite que fotografem suas histórias com as palavras circuladas e lhe enviem a foto pelo WhatsApp. Agradeça a participação de todos.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a contribuir durante toda a atividade, se possível, ou apenas ler o conto para a criança.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_02SQA04

(EF01LP26) Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas