13707
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula - Brincando de acumular ideias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre a estrutura acumulativa presente em brincadeiras orais e contos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Simone Vellasco
Mentor: Mariana Prado
Especialista:Tania Rios

Título da aula: Brincando de acumular ideias

Finalidade da aula: Espera-se que os alunos observem a estrutura acumulativa presente em brincadeiras orais e contos.Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Contos acumulativos

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.

Prática de linguagem: Leitura/ escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-Literário / todos os campos. A aula faz parte do módulo de leitura/ escuta (compartilhada e autônoma).

 

Materiais necessários: Objetos do cotidiano e de um mesmo grupo semântico (brinquedos ou materiais escolares) ou cartões com imagens desses objetos ou de outros grupos (frutas ou animais); caixa de sapato vazia ou tecido; livro “Um+um+um+todos”, de Anna Göbel ou texto e cartões com personagens do conto popular “A história da beterraba”.

 

Características do gênero: Contos acumulativos - narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

MEGALE, Nilza. Folclore Brasileiro. 5.ed.Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:

Caderno de orientações : histórias com acumulação. São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. Disponível em: www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-historias-com-acumulacao.pdf

Jogos e materiais para a alfabetização. Disponível em: www.oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html

VIEIRA, Marcus. Brincando com músicas e histórias acumulativas. Disponível em www.youtube.com/watch?v=5dG2dtKkdpI

www.ataba.com.br/e-possivel-ler-mesmo-sem-saber-ler/


Código: LPO1_02SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas