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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Representação do fonema /ž/ (som Gê)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representação do fonema /ž/ (som Gê)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Videoaula disponível aqui.

Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade. Envie o texto proposto nos slides da introdução do plano de aula original e solicite aos alunos que leiam e completem as palavras que estão com lacunas no texto, incluindo J ou G. Durante a orientação, instigue-os a pensar sobre a escrita das palavras e o som produzido por essas letras. Oriente-os a consultar um dicionário para conferência da escrita das palavras. Envie uma videoaula sobre o conteúdo e oriente os alunos a assistirem e anotarem no caderno: “Quando posso usar J? Quando posso usar G?”

Desenvolvimento
Nas orientações por áudio ou vídeo, diga aos alunos que eles vão participar de uma brincadeira chamada “O que é, o qué? Diga-me se puder”. Explique que eles deverão desvendar alguns enigmas e escrever as respostas. Diga que todas as respostas têm a letra G ou a letra J. Envie os enigmas propostos na atividade do desenvolvimento do plano original aos alunos, disponibilize um tempo para a resolução e, utilizando uma ferramenta de gravador de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui) exponha os enigmas com as respostas e explore a escrita das palavras.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre as aprendizagens acerca da acentuação de paroxítonas e suas terminações. Oriente-os a analisarem a tabela da atividade anterior, refletindo sobre as terminações das paroxítonas acentuadas, e escreverem uma nota utilizando a consigna proposta no slide de fechamento do plano original.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para desvendar os enigmas juntos.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_04ATS01

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.


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