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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Representação do fonema /ž/ (som Gê)

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representação do fonema /ž/ (som Gê)

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Texto para leitura compartilhada: A Esfinge e o oráculo de Apolo - parte II de Monteiro Lobato, Fichas com adivinhações para os grupos, caderno para registro e dicionário.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes podem sentir dificuldades em relacionar o fonema à ortografia correspondente, comprometendo assim o raciocínio sobre as regularidades e irregularidades sobre a grafia do fonema /ž/ (som Gê).

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, o texto a ser trabalhado nesta aula, além de ter o propósito de provocar um engajamento nos estudantes a quererem participar das adivinhações, deverá ser trabalhado também no momento de descoberta da ortografia proposta.

As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou “o que é, o que é” são perguntas em formato de charadas desafiadoras que promovem o pensamento e a diversão. Elas fazem parte da da literatura popular e das brincadeiras folclóricas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize a classe em 8 grupos, distribua o texto para cada estudante e peça que cada um faça uma leitura silenciosa do mesmo. Lembre-se de mobilizá-los internamente para o “desejar a ler”, tornando o processo interessante e desafiador, já que eles mesmos serão desafiados a decifrar enigmas.

Professor, o trabalho em grupo favorece o intercâmbio cognitivo.

2. Peça que as crianças preencham as lacunas com as letras que foram omitidas.

3. Após o registro, solicite que alguns aprendizes as copiem no quadro para que todos possam comparar o modo como grafaram.

4. Aproveite a oportunidade para vivenciar com a classe situações de consulta ao dicionário. Por exemplo: “A palavra gemendo escreve-se com g ou j? Existe alguma regra ortográfica que possa nos orientar?”; “Vamos consultar o dicionário. Procurem se gemer começa com j.”; “Agora, com g.”.

Faça considerações que em casos de irregularidades na ortografia, devemos consultar ao dicionário.

  • Faça você uma leitura para a classe e promova indagações ortográficas sobre a escrita das palavras Esfinge, gemendo, gentes e gaguejou.
  • Reforce que o “G” tem o som de /gue/ antes de A, O e U e que o “G” tem o som de /gê/ antes de E e I.

Sugestão de pergunta: Em alguma palavra foi difícil você decidir qual das letras usar? Por quê?

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize a classe em 8 grupos, distribua o texto para cada estudante e peça que cada um faça uma leitura silenciosa do mesmo. Lembre-se de mobilizá-los internamente para o “desejar a ler”, tornando o processo interessante e desafiador, já que eles mesmos serão desafiados a decifrar enigmas.

Professor, o trabalho em grupo favorece o intercâmbio cognitivo.

2. Peça que as crianças preencham as lacunas com as letras que foram omitidas.

3. Após o registro, solicite que alguns aprendizes as copiem no quadro para que todos possam comparar o modo como grafaram.

4. Aproveite a oportunidade para vivenciar com a classe situações de consulta ao dicionário. Por exemplo: “A palavra gemendo escreve-se com g ou j? Existe alguma regra ortográfica que possa nos orientar?”; “Vamos consultar o dicionário. Procurem se gemer começa com j.”; “Agora, com g.”.

Faça considerações que em casos de irregularidades na ortografia, devemos consultar ao dicionário.

  • Faça você uma leitura para a classe e promova indagações ortográficas sobre a escrita das palavras Esfinge, gemendo, gentes e gaguejou.
  • Reforce que o “G” tem o som de /gue/ antes de A, O e U e que o “G” tem o som de /gê/ antes de E e I.

Sugestão de pergunta: Em alguma palavra foi difícil você decidir qual das letras usar? Por quê?

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua as fichas com os enigmas para cada grupo.
  • Possibilite que cada grupo registre no quadro a resposta das charadas em forma de lista. Caso algum grupo não consiga decifrar o enigma proposto, medeie o pensamento do mesmo até que eles mesmos possam chegar à resposta.
  • Peça aos grupos para buscarem e conferirem no dicionário a grafia correta das palavras que são respostas dos enigmas antes de as registrarem no quadro.
  • Construa com os estudantes as descobertas sobre as regularidades e irregularidades no quadro. Faça duas colunas: uso do G e uso do J.
  • Explore as regras:

Uso do G

  • Palavras terminadas em: -ágio, -égio, -ígio, -ógio e –úgio:
    Relógio, Refúgio
  • Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou ainda, exóticas:
    Gelo – geladeira - geada
  • Diante dos substantivos terminados em: -agem, -igem e -ugem:
    viagem - ferrugem

Uso do J

  • Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou exótica:

manjericão - javali laranja - laranjeira

Dê outros exemplos, como:

  • Em todas as formas dos verbos terminados em -jar:

viajar - arranjar - despejar

  • Nas palavras terminada com aje.
    laje - ultraje
  • Nas palavras de origem latinas
    jeito - majestade - hoje
    Em caso de palavras irregulares e diante de dúvidas, é preciso consultar o dicionário e memorizar.
  • Girafa - Jiló

Pergunte a classe como eles sabem que girafa é com g ou j? E a palavra jiló?

Materiais complementares: Caso queira ou perceba a necessidade de aprofundar o assunto com os aprendizes, passe o vídeo de 6 minutos para a classe: https://www.youtube.com/watch?v=8mfIuhGUnRY

Clique aqui para acessar o documento para impressão e aqui para resolução.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Registre com os estudantes no caderno as descobertas ortográficas sobre as regularidades e irregularidades que regem a grafia dos sons /gê/.

Sugestão: Professor, colocar em evidência a descoberta feita em sala de aula é uma etapa importante da aprendizagem. Você pode elaborar um cartaz com os estudantes para enaltecer a produção final.

Materiais complementares: Atividade para impressão aqui e resolução aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Texto para leitura compartilhada: A Esfinge e o oráculo de Apolo - parte II de Monteiro Lobato, Fichas com adivinhações para os grupos, caderno para registro e dicionário.

Dificuldades antecipadas: Os aprendizes podem sentir dificuldades em relacionar o fonema à ortografia correspondente, comprometendo assim o raciocínio sobre as regularidades e irregularidades sobre a grafia do fonema /ž/ (som Gê).

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Professor, o texto a ser trabalhado nesta aula, além de ter o propósito de provocar um engajamento nos estudantes a quererem participar das adivinhações, deverá ser trabalhado também no momento de descoberta da ortografia proposta.

As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou “o que é, o que é” são perguntas em formato de charadas desafiadoras que promovem o pensamento e a diversão. Elas fazem parte da da literatura popular e das brincadeiras folclóricas.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Organize a classe em 8 grupos, distribua o texto para cada estudante e peça que cada um faça uma leitura silenciosa do mesmo. Lembre-se de mobilizá-los internamente para o “desejar a ler”, tornando o processo interessante e desafiador, já que eles mesmos serão desafiados a decifrar enigmas.

Professor, o trabalho em grupo favorece o intercâmbio cognitivo.

2. Peça que as crianças preencham as lacunas com as letras que foram omitidas.

3. Após o registro, solicite que alguns aprendizes as copiem no quadro para que todos possam comparar o modo como grafaram.

4. Aproveite a oportunidade para vivenciar com a classe situações de consulta ao dicionário. Por exemplo: “A palavra gemendo escreve-se com g ou j? Existe alguma regra ortográfica que possa nos orientar?”; “Vamos consultar o dicionário. Procurem se gemer começa com j.”; “Agora, com g.”.

Faça considerações que em casos de irregularidades na ortografia, devemos consultar ao dicionário.

  • Faça você uma leitura para a classe e promova indagações ortográficas sobre a escrita das palavras Esfinge, gemendo, gentes e gaguejou.
  • Reforce que o “G” tem o som de /gue/ antes de A, O e U e que o “G” tem o som de /gê/ antes de E e I.

Sugestão de pergunta: Em alguma palavra foi difícil você decidir qual das letras usar? Por quê?

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução.

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Orientações:

  • Organize a classe em 8 grupos, distribua o texto para cada estudante e peça que cada um faça uma leitura silenciosa do mesmo. Lembre-se de mobilizá-los internamente para o “desejar a ler”, tornando o processo interessante e desafiador, já que eles mesmos serão desafiados a decifrar enigmas.

Professor, o trabalho em grupo favorece o intercâmbio cognitivo.

2. Peça que as crianças preencham as lacunas com as letras que foram omitidas.

3. Após o registro, solicite que alguns aprendizes as copiem no quadro para que todos possam comparar o modo como grafaram.

4. Aproveite a oportunidade para vivenciar com a classe situações de consulta ao dicionário. Por exemplo: “A palavra gemendo escreve-se com g ou j? Existe alguma regra ortográfica que possa nos orientar?”; “Vamos consultar o dicionário. Procurem se gemer começa com j.”; “Agora, com g.”.

Faça considerações que em casos de irregularidades na ortografia, devemos consultar ao dicionário.

  • Faça você uma leitura para a classe e promova indagações ortográficas sobre a escrita das palavras Esfinge, gemendo, gentes e gaguejou.
  • Reforce que o “G” tem o som de /gue/ antes de A, O e U e que o “G” tem o som de /gê/ antes de E e I.

Sugestão de pergunta: Em alguma palavra foi difícil você decidir qual das letras usar? Por quê?

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Distribua as fichas com os enigmas para cada grupo.
  • Possibilite que cada grupo registre no quadro a resposta das charadas em forma de lista. Caso algum grupo não consiga decifrar o enigma proposto, medeie o pensamento do mesmo até que eles mesmos possam chegar à resposta.
  • Peça aos grupos para buscarem e conferirem no dicionário a grafia correta das palavras que são respostas dos enigmas antes de as registrarem no quadro.
  • Construa com os estudantes as descobertas sobre as regularidades e irregularidades no quadro. Faça duas colunas: uso do G e uso do J.
  • Explore as regras:

Uso do G

  • Palavras terminadas em: -ágio, -égio, -ígio, -ógio e –úgio:
    Relógio, Refúgio
  • Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou ainda, exóticas:
    Gelo – geladeira - geada
  • Diante dos substantivos terminados em: -agem, -igem e -ugem:
    viagem - ferrugem

Uso do J

  • Nas palavras de origem tupi, africana, árabe ou exótica:

manjericão - javali laranja - laranjeira

Dê outros exemplos, como:

  • Em todas as formas dos verbos terminados em -jar:

viajar - arranjar - despejar

  • Nas palavras terminada com aje.
    laje - ultraje
  • Nas palavras de origem latinas
    jeito - majestade - hoje
    Em caso de palavras irregulares e diante de dúvidas, é preciso consultar o dicionário e memorizar.
  • Girafa - Jiló

Pergunte a classe como eles sabem que girafa é com g ou j? E a palavra jiló?

Materiais complementares: Caso queira ou perceba a necessidade de aprofundar o assunto com os aprendizes, passe o vídeo de 6 minutos para a classe: https://www.youtube.com/watch?v=8mfIuhGUnRY

Clique aqui para acessar o documento para impressão e aqui para resolução.

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Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Registre com os estudantes no caderno as descobertas ortográficas sobre as regularidades e irregularidades que regem a grafia dos sons /gê/.

Sugestão: Professor, colocar em evidência a descoberta feita em sala de aula é uma etapa importante da aprendizagem. Você pode elaborar um cartaz com os estudantes para enaltecer a produção final.

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