13705
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre leitura de texto dramático

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Cordel e ilustração disponíveis aqui;
Texto “Novas aventuras de João Grilo”, disponível aqui;
Sugestões de perguntas sobre o texto, disponíveis aqui;
Link para donwload da peça "Novas aventuras de João Grilo", disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Ficha “Conheça o teatro”, disponível aqui, para ser preenchida ao final de cada aula, quando houver a apresentação de um novo texto.

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, o cordel de João Grilo com a ilustração. Explique o que é um cordel e sua importância para a cultura nordestina, informe que João Grilo é uma personagem popular que aparece em contos, cordéis e no livro “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Envie o link com uma das cenas do filme, disponível aqui. Depois, envie também algumas das perguntas que estão na introdução do plano original e solicite que os estudantes as respondam por mensagem, no grupo, de modo que possam compartilhar suas ideias.

Desenvolvimento
Convide os estudantes, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, a conhecerem um trecho de um texto dramático cuja personagem principal é o João Grilo. Envie o texto e diga que eles devem prestar atenção nas características e posicionamentos da personagem. Solicite que respondam: “Quantas personagens o texto apresenta? Como você descobriu?” Depois, oriente que pintem de determinada cor apenas o nome de cada personagem do texto (não é preciso pintar toda a fala). Isso facilitará a leitura compartilhada. Para que seja possível pintar o nome das personagens, o texto deve ser entregue impresso ou você deve enviar um documento editável, no Word ou no Google Docs (neste caso, selecione a opção “enviar uma cópia para cada aluno”, para não ocorrer de todos editarem o mesmo arquivo). Envie ainda algumas perguntas sobre o texto (selecione-as dentre as sugestões do plano original, disponíveis aqui). Estipule um prazo para o término da atividade.

Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês possam ler o texto juntos, socializar as respostas a algumas perguntas e conversar sobre o gênero dramático. Para fazer a leitura, convide um estudantes para interpretar cada personagem que aparece no texto. Você também pode ser uma das personagens, servindo de modelo para os estudantes.
Depois da leitura, proponha as seguintes perguntas: “Foi fácil fazer uma leitura deste texto dramático? O que poderia ser melhorado na leitura (dicção, fluência, entonação, dramatização etc.)? Como esse texto está estruturado? (Texto “dialogado”, sem narrador, em que as personagens atuam seguindo marcas cênicas e falas.)

Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar. Caso não seja possível realizar a videochamada, faça alguns esclarecimentos sobre o gênero, de acordo com as respostas obtidas na atividade, e sugira que eles façam a leitura do texto em casa, com a ajuda de familiares, cada um interpretando um personagem. Em ambos os casos, envie o link para download da peça na íntegra (disponível aqui) àqueles que queiram conhecer todo o enredo da história.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos vídeos e ler o texto da peça “Novas aventuras de João Grilo” junto com as crianças. Podem brincar de interpretar as personagens e de improvisar essa ou outras cenas que queiram inventar, aproveitando para se divertirem juntos!

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_03SQA03

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas