13704
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Pluft, o fantasminha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Pluft, o fantasminha

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
“Pluft, o fantasminha”: vídeo 1, disponível aqui, e vídeo 2, disponível aqui;
Trecho do texto “Pluft, o fantasminha”, disponível aqui, e ficha sobre o texto, disponível aqui;
Link para donwload da peça “Pluft, o fantasminha”, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Ficha “Conheça o teatro”, disponível aqui, para ser preenchida ao final de cada aula, quando houver a apresentação de um novo texto.

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, os dois vídeos da peça “Pluft, o fantasminha” e as perguntas correspondentes a cada um deles, que estão na introdução do plano original. Solicite que enviem as respostas a você (podendo ser a foto do caderno ou um arquivo digital) e organize uma devolutiva geral para a turma esclarecendo possíveis dúvidas ou equívocos (as respostas às perguntas estão no slide de introdução do plano).

Desenvolvimento
Envie, pelo mesmo canal de comunicação utilizado anteriormente, o texto com a cena inicial da peça “Pluft, o fantasminha”. Envie também a ficha sobre o texto, disponível aqui, solicitando que os estudantes preencham as partes que puderem. Deixe-os tranquilos e informe que em um próximo momento coletivo, de preferência em uma videochamada, vocês vão preencher juntos a última parte da ficha, sobre as características do gênero dramático presentes no texto. Estipule um prazo para o envio das respostas.

Fechamento
Convide os estudantes para uma videochamada em que vocês possam ler o texto e preencher a ficha coletivamente. Para a leitura, convide três alunos: um para ler as marcas cênicas e outros dois para interpretarem as personagens. Mesmo que cada um esteja em sua casa, por meio de uma videochamada será possível que haja interação entre eles. Esclareça que, se estivessem encenando para o público, as marcas cênicas não seriam lidas, apenas os diálogos seriam interpretados. Dê atenção especial para o preenchimento da última parte da ficha sobre o texto e, se os estudantes não chegarem à resposta, informe que as características importantes desse gênero textual são as marcas cênicas e os diálogos. Informe que esse é um gênero que, em geral, não tem narrador, por isso o cenário, o figurino e a interpretação das personagens devem ser suficientes para dar vida às histórias.

Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar. Caso não seja possível realizar a videochamada, faça alguns esclarecimentos sobre o gênero, de acordo com as respostas obtidas na atividade, e sugira que eles façam a leitura do texto em casa, com a ajuda de familiares, cada um interpretando uma personagem. Em ambos os casos, envie o link para download da peça na íntegra, disponível aqui, àqueles que queiram conhecer todo o enredo da história.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos vídeos e ler o texto da peça “Pluft, o fantasminha” junto com as crianças. Podem brincar de interpretar as personagens e de improvisar essa ou outras cenas que queiram inventar, aproveitando para se divertirem juntos!

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_03SQA02

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas