Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e também para a devolutiva aos estudantes sobre a atividade; papel, lápis e borracha.
Opcionais: dicionário físico ou online (sugestão de uso do dicionário Michaelis online, disponível aqui) para verificação da escrita correta das palavras; canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom, para socialização e discussão da proposta com os estudantes.
Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a proposta da atividade. Você pode gravar um áudio, vídeo ou texto dirigidos à criança e às famílias. Nessa comunicação, apresente a proposta: que eles escrevam uma receita que você vai ditar (com incidência do fonema /s/ representado por diferentes grafemas como c, ç, s, ss, sc, xc, x). Comunique que, depois de escrever a receita, eles devem procurar no dicionário algumas palavras indicadas por você e pontuar se a escrita estiver correta. Se você não puder ditar a receita por vídeo ou áudio, envie um texto com lacunas apenas nas letras em questão e duas alternativas para preenchimento (por exemplo, para “Receita de sopa de Cebola”, escreva “Re__eita (s - c) de sopa de __ebola (s - c)”. Se os estudantes não tiverem acesso ao dicionário, você pode enviar posteriormente a escrita correta das palavras para que eles possam comparar com a escrita que fizeram.
Desenvolvimento
Grave um vídeo ou áudio ditando a seguinte receita:
“Receita de Sopa de Cebola: faça e passe adiante!
Para começar, pense se tem todos ingredientes em casa. Você vai precisar de água, sal, pimenta, batatas e cebolas. Descasque as batatas e as cebolas, cozinhe na água e acrescente sal. Só cuidado com o uso excessivo da pimenta. Aproveite ao máximo!”
Diga quais são as palavras que pontuam (palavras em negrito). A palavra “excessivo” vale 2 pontos por ter duas incidências do fonema /s/.
Se achar possível, organize duplas para que eles possam fazer a segunda parte da atividade em pares, trocando fotos de sua escrita e mensagens com as palavras encontradas no dicionário, via WhatsApp. Após encontrarem as palavras no dicionário, devem pontuar até 12, caso tenham escrito da forma correta. Oriente que anotem as palavras certas e as corrigidas.
Fechamento
Se for possível, realize uma videoaula para que todos possam compartilhar como foi a experiência com a escrita dessas palavras, quais foram mais fáceis e quais foram mais difíceis de escrever. Siga os questionamentos e orientações para discussão sobre as irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /s/ presentes no plano original. Uma alternativa é solicitar que os estudantes mandem para você o texto como escreveram, comentando quais foram seus erros e acertos. Com esse material, você pode produzir um comentário geral sobre a proposta e sobre os conteúdos em questão, oferecendo, assim, uma devolutiva a todos os estudantes.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes na pesquisa das palavras no dicionário, bem como na viabilização das trocas entre os pares via WhatsApp. Esse movimento de troca com os estudantes, além de enriquecer as aprendizagens, ajuda na manutenção dos vínculos entre eles e com a turma.