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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Escrita de palavras com fonema /s/

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre escrita de palavras com fonema /s/

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar as irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /s/ (som Cê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Cartela do jogo para impressão, lápis, borracha.

Dificuldades antecipadas: Escreverem com autonomia palavras que se encaixam na regra do jogo. Possuir repertório vocabular escasso, o que trará dificuldade em selecionar palavras para as categorias que compõem o jogo.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em: 25 jul. 2018

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo Stop fonético, diga que nesta variação do tradicional jogo Stop, os alunos terão regras diferentes para jogar. Não há necessidade de mostrar este slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas produtivas e explique a eles as regras do jogo adaptado. Nesta adaptação, os alunos só poderão escrever palavras que apresentem em sua grafia o fonema /s/ (som cê) representado por diferentes grafemas como s, c, sc, x, ç, ss (como nas palavras selo, cebola, piscina, máximo, criança, por exemplo). As categorias foram sugeridas como no slide, contudo fica a critério do professor alterá-las de acordo com os campos de interesse de seus alunos.

  • Neste momento o dicionário não poderá ser consultado, pois a atividade tem como foco a utilização dos conhecimentos já construídos pelos alunos sobre as regularidades e irregularidades do fonema /s/ (som cê). Assim, nesta atividade os alunos poderão exercitar o que já sabem a respeito das diferentes grafias possíveis para a representação do mesmo fonema.
  • Apresente a eles um modelo da cartela do jogo e repasse cada uma das categorias escolhidas, dizendo o que se espera que coloquem em cada uma delas. A categoria “Palavra bônus” não tem temática definida, assim os alunos poderão escolher palavras aleatórias para preenchê-la, a única premissa é que as palavras se encaixem na regra do uso do fonema /s/, algumas palavras possíveis nesta categoria seriam adolescente, centavos, diversidade, entre outras.
  • Defina com o grupo o formato das rodadas: se irão preencher uma linha por vez e parar para corrigi-la ou se farão toda a cartela de uma só vez e corrigirão e computarão os pontos ao final da jogada completa. Fica a seu critério a organização do tempo didático para o jogo, aqui sugerimos a última opção em que o professor só fará a correção e análise das palavras no térmico do jogo, dessa forma, ele não interrompe o raciocínio dos alunos na escrita das palavras.
  • Após definição das regras, entregue a cada dupla sua cartela e dê início ao jogo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos.

Orientações:

  • Inicie a brincadeira com os alunos seguindo o formato de rodadas estipuladas por vocês anteriormente.
  • Circule pela sala e registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente.
  • Não corrija ainda as escritas incorretas, pois isso será feito posteriormente.
  • Vá anotando no quadro as grafias que for encontrando em suas observações da produção dos alunos (tanto as corretas, quanto as incorretas).
    Estas grafias serão analisadas conjuntamente por vocês.

Os alunos podem ter dificuldade em pensar uma lista de palavras que apresentem em sua grafia a representação do fonema /s/ por falta de repertório vocabular. Proponha, nestas situações, que um colega auxilie o outro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pela dupla durante o jogo. Se foi na produção escrita das categorias buscando em seu repertório vocabular palavras com o fonema solicitado ou se na grafia destas palavras. Retome com eles que para escrever corretamente palavras ou ampliar seu repertório vocabular, é importante e necessário uma consulta ao dicionário.
  • Recolha as cartelas do jogo completadas por eles e troque-as entre as duplas. Assim, eles deverão verificar a escrita produzida por seus colegas, confirmá-las no dicionário e pontuar ou não. Cada escrita correta valerá 5 pontos.
  • Entregue também aos alunos um quadro para que eles façam a correção da escrita de seus colegas e anotem as palavras certas e as corrigidas.
  • Distribua os dicionários às duplas. Eles deverão consultá-lo para corrigir as escritas da cartela que receberam, pontuar ou não dependendo da forma como a palavra foi grafada, somar o total de cada linha e preencher a palavra na coluna destinada a ela no quadro de correção. Retome com a turma a importância do dicionário para a verificação de escritas onde mais de um grafema compete para representar o mesmo fonema, neste caso /s/ (som Cê).

Materiais complementares: Utilize dicionários físicos (você precisará de um por aluno ou um por dupla). Quadro para correção aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Com o término das correções, os alunos devolverão os materiais à dupla que os havia produzido e receberão os seus para afixar no caderno.
  • Faça a somatória final dos pontos para descobrir a turma vencedora.
  • Solicite aos alunos que verbalizem as palavras grafadas que mais tiveram acertos em suas escritas e proponha uma reflexão a respeito do uso recorrente de algumas palavras e como isso facilita que sua escrita seja mais assertiva.oti

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é analisar as irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /s/ (som Cê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.

Materiais necessários: Cartela do jogo para impressão, lápis, borracha.

Dificuldades antecipadas: Escreverem com autonomia palavras que se encaixam na regra do jogo. Possuir repertório vocabular escasso, o que trará dificuldade em selecionar palavras para as categorias que compõem o jogo.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em: 25 jul. 2018

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, o jogo Stop fonético, diga que nesta variação do tradicional jogo Stop, os alunos terão regras diferentes para jogar. Não há necessidade de mostrar este slide.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos em duplas produtivas e explique a eles as regras do jogo adaptado. Nesta adaptação, os alunos só poderão escrever palavras que apresentem em sua grafia o fonema /s/ (som cê) representado por diferentes grafemas como s, c, sc, x, ç, ss (como nas palavras selo, cebola, piscina, máximo, criança, por exemplo). As categorias foram sugeridas como no slide, contudo fica a critério do professor alterá-las de acordo com os campos de interesse de seus alunos.

  • Neste momento o dicionário não poderá ser consultado, pois a atividade tem como foco a utilização dos conhecimentos já construídos pelos alunos sobre as regularidades e irregularidades do fonema /s/ (som cê). Assim, nesta atividade os alunos poderão exercitar o que já sabem a respeito das diferentes grafias possíveis para a representação do mesmo fonema.
  • Apresente a eles um modelo da cartela do jogo e repasse cada uma das categorias escolhidas, dizendo o que se espera que coloquem em cada uma delas. A categoria “Palavra bônus” não tem temática definida, assim os alunos poderão escolher palavras aleatórias para preenchê-la, a única premissa é que as palavras se encaixem na regra do uso do fonema /s/, algumas palavras possíveis nesta categoria seriam adolescente, centavos, diversidade, entre outras.
  • Defina com o grupo o formato das rodadas: se irão preencher uma linha por vez e parar para corrigi-la ou se farão toda a cartela de uma só vez e corrigirão e computarão os pontos ao final da jogada completa. Fica a seu critério a organização do tempo didático para o jogo, aqui sugerimos a última opção em que o professor só fará a correção e análise das palavras no térmico do jogo, dessa forma, ele não interrompe o raciocínio dos alunos na escrita das palavras.
  • Após definição das regras, entregue a cada dupla sua cartela e dê início ao jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos.

Orientações:

  • Inicie a brincadeira com os alunos seguindo o formato de rodadas estipuladas por vocês anteriormente.
  • Circule pela sala e registre em seu material pessoal possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos para retomá-las posteriormente.
  • Não corrija ainda as escritas incorretas, pois isso será feito posteriormente.
  • Vá anotando no quadro as grafias que for encontrando em suas observações da produção dos alunos (tanto as corretas, quanto as incorretas).
    Estas grafias serão analisadas conjuntamente por vocês.

Os alunos podem ter dificuldade em pensar uma lista de palavras que apresentem em sua grafia a representação do fonema /s/ por falta de repertório vocabular. Proponha, nestas situações, que um colega auxilie o outro.

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Orientações:

  • Pergunte aos alunos quais foram as maiores dificuldades enfrentadas pela dupla durante o jogo. Se foi na produção escrita das categorias buscando em seu repertório vocabular palavras com o fonema solicitado ou se na grafia destas palavras. Retome com eles que para escrever corretamente palavras ou ampliar seu repertório vocabular, é importante e necessário uma consulta ao dicionário.
  • Recolha as cartelas do jogo completadas por eles e troque-as entre as duplas. Assim, eles deverão verificar a escrita produzida por seus colegas, confirmá-las no dicionário e pontuar ou não. Cada escrita correta valerá 5 pontos.
  • Entregue também aos alunos um quadro para que eles façam a correção da escrita de seus colegas e anotem as palavras certas e as corrigidas.
  • Distribua os dicionários às duplas. Eles deverão consultá-lo para corrigir as escritas da cartela que receberam, pontuar ou não dependendo da forma como a palavra foi grafada, somar o total de cada linha e preencher a palavra na coluna destinada a ela no quadro de correção. Retome com a turma a importância do dicionário para a verificação de escritas onde mais de um grafema compete para representar o mesmo fonema, neste caso /s/ (som Cê).

Materiais complementares: Utilize dicionários físicos (você precisará de um por aluno ou um por dupla). Quadro para correção aqui.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Com o término das correções, os alunos devolverão os materiais à dupla que os havia produzido e receberão os seus para afixar no caderno.
  • Faça a somatória final dos pontos para descobrir a turma vencedora.
  • Solicite aos alunos que verbalizem as palavras grafadas que mais tiveram acertos em suas escritas e proponha uma reflexão a respeito do uso recorrente de algumas palavras e como isso facilita que sua escrita seja mais assertiva.oti

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