Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto
de planos é analisar as irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /s/ (som Cê), utilizando o dicionário para verificação de hipóteses.
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite divididas ao meio, dicionários, canetinhas, cartolinas, duas caixas, retroprojetor e banco de imagens com sugestões de imagens para apresentar aos alunos e solicitar escrita.
Dificuldades antecipadas: Perceberem com autonomia as regularidades e as irregularidades na escrita das palavras que apresentam o fonema/s/; Não conseguirem encontrar palavras em seu repertório vocabular que apresentem o fonema /s/; Buscar as palavras no dicionário.
Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em: 25 jul. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente aos alunos o tema da aula, a brincadeira “Fui à Lua e levei...”, pergunte se já conhecem essa brincadeira e diga que aqui ela terá um foco diferenciado na observação ortográfica de palavras escritas com o fonema /s/ (Som Cê). Não há necessidade de mostrar este slide.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Apresente aos alunos uma lista de palavras, escreva-as no quadro, em cartolina ou projete-as no retroprojetor. As palavras precisam apresentar diferentes possibilidades de grafias para a representação do fonema /s/.
- Leia as palavras em voz alta e questione a turma sobre o que elas têm em comum. Caso eles não percebam com autonomia, diga a eles que todas soam do mesmo jeito, mas são escritas com grafias distintas. Por exemplo, em CIDADE e PISCINA, temos o som de CI, porém utilizamos grafemas diferentes para representá-lo.
- Conte à turma que isso acontece, pois o fonema /s/ pode ser grafado de diversas formas com C, S, X, SS, SC, Ç. Algumas regras nos auxiliam a descobrir o que usar, mas na maioria das vezes precisamos consultar o dicionário para confirmar qual a grafia certa.
- Após esta explanação inicial, proponha ao grupo a brincadeira “Fui à lua e levei…” para que relembrem mais palavras que se encaixam nesta análise.
- Organize os alunos em roda ou disponha as carteiras em semicírculo e explique para eles as regras da brincadeira. A brincadeira original consiste em dizer uma palavra que nomeie o que gostaria de levar à lua, para isso deve-se usar a mesma letra inicial do primeiro a escolher um item na brincadeira. Ex: Bola, boneca, bexiga, entre outras palavras iniciadas por B. Contudo, nesta adaptação, os alunos deverão escrever palavras no lugar de verbalizá-las apenas e estas palavras devem conter o fonema /s/.
- Neste momento o dicionário não poderá ser consultado, pois a atividade tem como foco a utilização dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a escrita de palavras que em sua grafia apresentam o fonema /s/ (som cê).
- Coloque no centro da roda uma pilha de imagens, viradas para baixo, que apresentem em sua grafia a representação do fonema /s/. Estas imagens poderão ser retiradas pelos alunos da pilha quando na sua vez de escrever não souberem com autonomia que palavras escrever.
- Entregue a cada aluno algumas folhas de sulfite divididas ao meio e uma canetinha.
- Defina com o grupo o formato da rodada: se cada aluno fará uma escrita por vez compartilhando-a com os demais antes do próximo ser convidado a escrever (este formato permite uma maior diversidade de palavras para análise, pois os alunos não poderão escrever palavras repetidas) ou se todos escreverão ao mesmo tempo e na sequência apenas compartilham suas escritas um de cada vez com a turma.
Professor: Permitir que os alunos façam uso de seus conhecimentos prévios em suas escritas e reflitam conjuntamente sobre elas é fundamental para a criação de propostas reflexivas a respeito do objeto de estudo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 29 minutos.
Orientações:
- Coloque no centro da roda duas caixas, uma será a caixa das certezas ortográficas e outra será a caixa das dúvidas.
- Inicie a brincadeira com os alunos seguindo o formato de rodadas estipuladas por vocês anteriormente.
- Conforme cada aluno compartilhar a escrita de uma palavra, solicite que ele coloque sua escrita na caixa das dúvidas ou na caixa das certezas do ponto de vista ortográfico.
- Não corrija ainda as escritas incorretas, pois isso será feito posteriormente. Contudo, caso o aluno coloque sua escrita na caixa das certezas e esta palavra foi escrita de forma incorreta, pare a brincadeira sem verbalizar o erro e solicite que todos os alunos localizem a palavra em questão no dicionário. Quem encontrar primeiro deve compartilhar com os demais e dizer se está grafada de forma correta ou incorreta. Juntos poderão construir uma justificativa para o erro. Por exemplo, um aluno escreve PÊCEGO e coloca na caixa das certezas, você deve pedir que procurem no dicionário essa palavra e podem analisar que sua escrita deveria ser com SS, pois deriva do latim, persicum pommum. Pode inclusive apresentar aos alunos a evolução da escrita desta palavra como no site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Os alunos podem apresentar dificuldade em pensar uma lista de palavras com o fonema /s/ por falta de repertório vocabular. Para isso, eles poderão retirar uma imagem do centro da roda.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a finalização da primeira parte da brincadeira organize a turma em duplas produtivas.
- Distribua dicionários às duplas.
- Selecione da lista duas palavras apresentadas pelos alunos, que correspondam ao mesmo som, porém que apresentem grafias distintas, dê preferência às que tenham sido grafadas erradas quanto ao uso do fonema /s/ e solicite aos alunos que as encontrem no dicionário. Caso tenha internet na sala de aula procure conjuntamente com os alunos em um dicionário online. Como sugestão, apresentamos dois verbetes disponíveis no Michaelis Online, que você poderá acessar aqui.
- Proponha uma análise conjunta da palavra Foice a respeito das regularidades do fonema /s/ (som Cê) antecedendo as vogais E, I e após ditongo. Leve-os a refletir a respeito do som que a letra C apresenta após ser seguida pelas vogais A, O e U (alteração de fonema) e E, I (Som Cê, objeto de estudo deste plano).
- Apresente também um caso irregular como em Pêssego que tem sua origem no latim pers?cum e, por isso, se escreve com SS e não com C. “A evolução fonética da palavra pode traduzir-se, em esquema, da seguinte forma: (1) «persicum» - (2) «persigo» - (3) «pêssigo» - (4) «pêssego»” (Informação retirada do site Ciberdúividas da Língua Portuguesa ). Desse modo, todas as palavras pertencentes a mesma origem semântica também se escreverão com SS, como em pessegueiro, por exemplo. Oriente-os sobre a importância de consultar o dicionário para verificar a escrita de uma palavra, mesmo conhecendo sua regra ortográfica, pois em algumas situações, como as visualizadas nessa aula, temos casos irregulares que só se confirmam em uma consulta ao dicionário ou sendo memorizadas.lati
Materiais complementares: Utilize dicionários físicos ou um dicionário online. Entregue aos alunos uma cópia dos verbetes para anexarem no caderno.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Tire uma palavra de cada vez das caixas das dúvidas e peça às duplas que encontrem no dicionário cada uma delas e verifiquem se foram escritas corretamente.
- Oriente-os que sempre que não localizarem uma palavra no dicionário devem atentar para a forma como ela foi escrita, pois há possibilidade de conter erros ortográficos que impossibilitem sua localização no dicionário.
- Caso percebam erros devem avisar a turma e todos devem parar para refletir conjuntamente sobre sua escrita.
- Se muitas palavras foram colocadas na lista de dúvidas, otimize o tempo de consulta ao dicionário dividindo-as entre as duplas.
- Entregue uma cópia do quadro de registro a cada aluno para que ele possa anotar as descobertas da turma e recordá-las em seu
material pessoal quando necessário.
Materiais complementares: O quadro está disponível aqui.