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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Bingo do Ch e X

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre construção de palavras com CH e X

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Amaral
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula: 
Bingo do Ch e X

Finalidade da aula: Escrever palavras utilizando as regularidades e irregularidades ortográficas do fonema /š/ (som Chê).

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF04LP01, EF35LP12

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é encontrar e analisar as regularidades e irregularidades que compõem a escrita de palavras com o fonema /š/ (som Chê), que pode ser realizado por grafemas diferentes (CH) ou (X).

Materiais necessários: Cartelas do bingo para impressão aqui, lápis grafite, borracha, apontador e dicionário.

Dificuldades antecipadas: Utilização equivocada do sistema ortográfico na composição escrita das palavras solicitadas.

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MONROE, Camila. Como ensinar as irregularidades ortográficas. 2011. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/2566/como-ensinar-as-irregularidades-ortograficas Acesso em:25 jul. 2018


Código: LPO4_01ATS02

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.


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