13688
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Bingo do Ch e X

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre construção de palavras com CH e X

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Alves Do Amaral

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Cartelas do bingo (disponíveis aqui);
Resolução do bingo - escrita correta das palavras (disponível aqui).

- Opcionais: canais para videochamada e aula online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom;
Google Drive (tutorial disponível aqui);
Dicionário Michaellis (disponível aqui).

Introdução
Convide a turma, por áudio ou mensagem no WhatsApp ou outro canal de comunicação, a jogarem um bingo diferente, de cartelas com palavras para preencher. Caso não consiga entregar o material impresso aos alunos, envie o arquivo digital das cartelas, uma para cada um. As cartelas estão em PDF, portanto, será necessário copiar e colar em um arquivo do Word ou Google Docs para ser possível preenchê-las. Explique que nesse bingo as palavras não serão sorteadas: ganha aquele que preencher a cartela mais rápido e com mais acertos, completando-as com Ch ou X.

Desenvolvimento
Combine como será feito o jogo do bingo. Vocês podem fazer durante uma videochamada ou por WhatsApp; nesse caso, procure enviar a cartela só na hora do jogo para que todos possam começar juntos. Quem terminar deve dizer bingo e logo enviar o arquivo ou foto da cartela preenchida a você. Se tiver erros ortográficos, o jogo continua até alguém acertar tudo. Por fim, compartilhe com os alunos a lista com a escrita correta das palavras e peça para eles dizerem quantos acertos cada um teve. Nesse momento, eles podem também consultar o dicionário, pois, como foi visto na aula anterior, ele será a principal fonte de informações sobre a escrita correta de palavras de pouco uso ou com escrita irregular. Mostre, como exemplo, a imagem do slide 5 do plano original, que traz o verbete da palavra “charada” e sua origem etimológica, o que justifica o emprego do Ch no lugar do X.

Fechamento
Para fazer o fechamento desta aula, proponha que os estudantes revejam a lista de palavras do bingo e as listem em duas colunas, uma com as palavras escritas com X ou com Ch com as quais já estão familiarizados e outra com as palavras da lista que não conheciam ou que precisaram do dicionário para escrever corretamente. Solicite que enviem essa lista a você e, de acordo com o material recebido, elabore uma devolutiva para toda a turma.

Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a auxiliar os alunos a acessarem os materiais do jogo e a se conectarem via WhatsApp e através da plataforma escolhida para a aula online (se for o caso).

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_01ATS02

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema--grafema regulares diretas e contextuais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas