13686
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso dos dígrafos: CH, LH e NH

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre uso dos dígrafos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula: 
Uso dos dígrafos: CH, LH e NH

Finalidade da aula: Escrever corretamente palavras com dígrafos e revisar os erros.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF03LP03

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Orientações:

  1. Monte o jogo de boliche antes da aula.
  2. Utilize 12 garrafas pets. Recorte e cole as etiquetas da seguinte forma: Em 3 garrafas escreva CH, em 3 garrafas escreva LH , em 3 garrafas escreva NH e nas últimas 3 garrafas escreva H inicial. Etiquetas disponíveis no link. .
  3. Utilize garrafas de cores diferentes ou pinte-as com guache.
  4. Organize os pinos (garrafas) intercalando os dígrafos e a letra H.
  5. Divida o espaço do quadro em 2, um espaço para cada equipe.
  6. Divida cada coluna em 4 espaços e em cada espaço coloque os dígrafos CH, LH, NH e H inicial.
  7. Faça uma cópia para cada aluno e peça que registrem o aprendizado.

Materiais necessários: folhas impressas, 12 garrafas pets, pincel atômico.

Dificuldades antecipadas: Pensando nos alunos que ainda não dominam a leitura e escrita convencional, realize todas as atividades propostas nesta aula de forma coletiva e/ou colaborativa.

Referências:

BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/

Fazfácil - Lazer e Cultura. Como jogar boliche - conheça as regras. Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/lazer/como-jogar-boliche/ . Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 21h46min.

GURGEL, Thais. Brincando com regras. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1257/brincando-com-regras . Acessado em: 18 de setembro de 2018, às 21h55min.

IAVELBERG, Catarina. Atividades Colaborativas melhoram o aprendizado individual e coletivo. In: Gestão Escolar. Disponível em:https://gestaoescolar.org.br/conteudo/642/atividades-colaborativas-melhoram-o-aprendizado-individual-e-coletivo . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h00.

MACEDO, Lino de. Brincar é mais que aprender. In: NOVA ESCOLA. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/120/brincar-e-mais-que-aprender . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h28min.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap


Código: LPO3_07ATS03

(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas