13686
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso dos dígrafos: CH, LH e NH

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre uso dos dígrafos

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Orientações:

  • Monte o jogo de boliche antes da aula.
  • Utilize 12 garrafas pets. Recorte e cole as etiquetas da seguinte forma: Em 3 garrafas escreva CH, em 3 garrafas escreva LH , em 3 garrafas escreva NH e nas últimas 3 garrafas escreva H inicial. Etiquetas disponíveis no link. .
  • Utilize garrafas de cores diferentes ou pinte-as com guache.
  • Organize os pinos (garrafas) intercalando os dígrafos e a letra H.
  • Divida o espaço do quadro em 2, um espaço para cada equipe.
  • Divida cada coluna em 4 espaços e em cada espaço coloque os dígrafos CH, LH, NH e H inicial.
  • Faça uma cópia para cada aluno e peça que registrem o aprendizado.

Materiais necessários: folhas impressas, 12 garrafas pets, pincel atômico.

Dificuldades antecipadas: Pensando nos alunos que ainda não dominam a leitura e escrita convencional, realize todas as atividades propostas nesta aula de forma coletiva e/ou colaborativa.

Referências:

BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/

Fazfácil - Lazer e Cultura. Como jogar boliche - conheça as regras. Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/lazer/como-jogar-boliche/ . Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 21h46min.

GURGEL, Thais. Brincando com regras. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1257/brincando-com-regras . Acessado em: 18 de setembro de 2018, às 21h55min.

IAVELBERG, Catarina. Atividades Colaborativas melhoram o aprendizado individual e coletivo. In: Gestão Escolar. Disponível em:https://gestaoescolar.org.br/conteudo/642/atividades-colaborativas-melhoram-o-aprendizado-individual-e-coletivo . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h00.

MACEDO, Lino de. Brincar é mais que aprender. In: NOVA ESCOLA. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/120/brincar-e-mais-que-aprender . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h28min.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide ou escreva no quadro e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com a adivinha.
  • Pergunte:

- O que é, o que é que tem pinos?

- O que é o que é que tem bola?

- É um jogo!

- Quem derrubar mais ganha!

Espere que os alunos digam que é um jogo de boliche. Caso eles não consigam adivinhar projete a imagem deste link: https://www.peixeurbano.com.br/curitiba/boliche-strike-7-curitiba/1h-de-boliche-para-ate-10lhyv

  • Socialize os conhecimentos prévios dos alunos sobre o jogo e as regras. Espere que o aluno responda que o boliche é um jogo no qual uma bola é usada para derrubar os pinos (garrafas) e que a regra consiste em arremessar a bola e derrubar o maior número de pinos possíveis. Para maior conhecimento das regras leia o site indicado no campo referências.

  • Questione:

- Como vocês acham que será as regras do boliche do H?

- Porque um jogo precisa de regras?

  • Espera-se que o aluno formule hipóteses que o leve a considerar o ganhar ou perder como algo comum, e que o aprendizado das regras é essencial para o êxito do jogo, que o jogo envolve cooperação da equipe, concentração mesmo sendo o jogo uma competição, e que a finalidade do jogo é sistematizar os conteúdos estudados , neste caso os dígrafos CH,NH, LH e o grafema H de uma forma lúdica e prazerosa.

Materiais complementares: projetor de slides ou folha impressa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Se tiver acesso a recursos digitais mostre aos alunos o sons dos fonemas antes de iniciar o jogo. Entre no site da plataforma do letramento indicado na referência deste slide.
  • Forme duas fileiras e explique as regras do jogo aos alunos:

- O primeiro aluno de cada fileira deve jogar a bola e ver na(s) garrafa(s) que caiu (caíram) qual (is) o (s) dígrafo (s).

- Se cair mais de um pino (garrafa) o aluno pode escolher o dígrafo de sua preferência.

- Este aluno deve correr e escrever no quadro uma palavra com o dígrafo correspondente, na coluna à qual a palavra pertencer (CH,NH, LH ou H inicial).

- Os integrantes do mesmo grupo poderão se ajudar.

- Após todos os pinos (garrafas) serem derrubados entregue aos alunos uma tabela impressa na qual eles devem listar e organizar as palavras que escreveram no quadro de acordo com o som: CH /š/ - LH /?/ - NH /ñ/ - H inicial /Ø/ .

- Vence o grupo que fizer a correspondência do dígrafo e o grafema H com o som, preenchendo a tabela de forma correta.

Materiais complementares: quadro, folha impressa (Disponível no link: Tabela boliche do H ).

Dificuldades antecipadas: A atividade é em grupo e colaborativa, mas caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer os sons dos dígrafos e você tenha recursos digitais disponíveis , reproduza o áudio (CH, NH, LH) conforme descrito no campo orientações.

Referência:

LETRAMENTO, Plataforma do. Especial Ortografia Reflexiva: Caminho entre o som e as letras. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/ . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 08h00.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide, escreva no quadro ou em uma cartolina.
  • Peça que os alunos socializem as descobertas.
  • Seja o escriba e registre os aprendizados no quadro ou na cartolina.
  • Espere que os alunos cheguem à conclusão de que:

- O CH tem som de /š/ - LH tem som de /?/ - NH tem som de /ñ/ quando estão no meio da sílaba entre uma vogal e uma consoante e que mudam o som da consoante.
- A letra H /Ø/ no início da palavra não tem som.
- E que a letra H não ocorre no final da sílaba.

  • Peça que todos os alunos escrevam as descobertas em seu caderno/diário de descobertas ou na folha impressa (Disponível no link.).

Materiais complementares: quadro ou cartolina, caderno/diário de descobertas ou folha impressa.

Dificuldades antecipadas: Se algum aluno tiver dificuldades em ler, ajude ou peça a outro aluno que ajude na realização da leitura.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Orientações:

  • Monte o jogo de boliche antes da aula.
  • Utilize 12 garrafas pets. Recorte e cole as etiquetas da seguinte forma: Em 3 garrafas escreva CH, em 3 garrafas escreva LH , em 3 garrafas escreva NH e nas últimas 3 garrafas escreva H inicial. Etiquetas disponíveis no link. .
  • Utilize garrafas de cores diferentes ou pinte-as com guache.
  • Organize os pinos (garrafas) intercalando os dígrafos e a letra H.
  • Divida o espaço do quadro em 2, um espaço para cada equipe.
  • Divida cada coluna em 4 espaços e em cada espaço coloque os dígrafos CH, LH, NH e H inicial.
  • Faça uma cópia para cada aluno e peça que registrem o aprendizado.

Materiais necessários: folhas impressas, 12 garrafas pets, pincel atômico.

Dificuldades antecipadas: Pensando nos alunos que ainda não dominam a leitura e escrita convencional, realize todas as atividades propostas nesta aula de forma coletiva e/ou colaborativa.

Referências:

BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/

Fazfácil - Lazer e Cultura. Como jogar boliche - conheça as regras. Disponível em: https://www.fazfacil.com.br/lazer/como-jogar-boliche/ . Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 21h46min.

GURGEL, Thais. Brincando com regras. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1257/brincando-com-regras . Acessado em: 18 de setembro de 2018, às 21h55min.

IAVELBERG, Catarina. Atividades Colaborativas melhoram o aprendizado individual e coletivo. In: Gestão Escolar. Disponível em:https://gestaoescolar.org.br/conteudo/642/atividades-colaborativas-melhoram-o-aprendizado-individual-e-coletivo . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h00.

MACEDO, Lino de. Brincar é mais que aprender. In: NOVA ESCOLA. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/120/brincar-e-mais-que-aprender . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 11h28min.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide ou escreva no quadro e informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide com a adivinha.
  • Pergunte:

- O que é, o que é que tem pinos?

- O que é o que é que tem bola?

- É um jogo!

- Quem derrubar mais ganha!

Espere que os alunos digam que é um jogo de boliche. Caso eles não consigam adivinhar projete a imagem deste link: https://www.peixeurbano.com.br/curitiba/boliche-strike-7-curitiba/1h-de-boliche-para-ate-10lhyv

  • Socialize os conhecimentos prévios dos alunos sobre o jogo e as regras. Espere que o aluno responda que o boliche é um jogo no qual uma bola é usada para derrubar os pinos (garrafas) e que a regra consiste em arremessar a bola e derrubar o maior número de pinos possíveis. Para maior conhecimento das regras leia o site indicado no campo referências.

  • Questione:

- Como vocês acham que será as regras do boliche do H?

- Porque um jogo precisa de regras?

  • Espera-se que o aluno formule hipóteses que o leve a considerar o ganhar ou perder como algo comum, e que o aprendizado das regras é essencial para o êxito do jogo, que o jogo envolve cooperação da equipe, concentração mesmo sendo o jogo uma competição, e que a finalidade do jogo é sistematizar os conteúdos estudados , neste caso os dígrafos CH,NH, LH e o grafema H de uma forma lúdica e prazerosa.

Materiais complementares: projetor de slides ou folha impressa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Se tiver acesso a recursos digitais mostre aos alunos o sons dos fonemas antes de iniciar o jogo. Entre no site da plataforma do letramento indicado na referência deste slide.
  • Forme duas fileiras e explique as regras do jogo aos alunos:

- O primeiro aluno de cada fileira deve jogar a bola e ver na(s) garrafa(s) que caiu (caíram) qual (is) o (s) dígrafo (s).

- Se cair mais de um pino (garrafa) o aluno pode escolher o dígrafo de sua preferência.

- Este aluno deve correr e escrever no quadro uma palavra com o dígrafo correspondente, na coluna à qual a palavra pertencer (CH,NH, LH ou H inicial).

- Os integrantes do mesmo grupo poderão se ajudar.

- Após todos os pinos (garrafas) serem derrubados entregue aos alunos uma tabela impressa na qual eles devem listar e organizar as palavras que escreveram no quadro de acordo com o som: CH /š/ - LH /?/ - NH /ñ/ - H inicial /Ø/ .

- Vence o grupo que fizer a correspondência do dígrafo e o grafema H com o som, preenchendo a tabela de forma correta.

Materiais complementares: quadro, folha impressa (Disponível no link: Tabela boliche do H ).

Dificuldades antecipadas: A atividade é em grupo e colaborativa, mas caso os alunos apresentem dificuldades em reconhecer os sons dos dígrafos e você tenha recursos digitais disponíveis , reproduza o áudio (CH, NH, LH) conforme descrito no campo orientações.

Referência:

LETRAMENTO, Plataforma do. Especial Ortografia Reflexiva: Caminho entre o som e as letras. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/ . Acesso em: 26 de agosto de 2018, às 08h00.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete o slide, escreva no quadro ou em uma cartolina.
  • Peça que os alunos socializem as descobertas.
  • Seja o escriba e registre os aprendizados no quadro ou na cartolina.
  • Espere que os alunos cheguem à conclusão de que:

- O CH tem som de /š/ - LH tem som de /?/ - NH tem som de /ñ/ quando estão no meio da sílaba entre uma vogal e uma consoante e que mudam o som da consoante.
- A letra H /Ø/ no início da palavra não tem som.
- E que a letra H não ocorre no final da sílaba.

  • Peça que todos os alunos escrevam as descobertas em seu caderno/diário de descobertas ou na folha impressa (Disponível no link.).

Materiais complementares: quadro ou cartolina, caderno/diário de descobertas ou folha impressa.

Dificuldades antecipadas: Se algum aluno tiver dificuldades em ler, ajude ou peça a outro aluno que ajude na realização da leitura.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano