13684
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Letra H: o grafema que faz a diferença

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre o grafema H

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão


Título da aula: 
Letra H: o grafema que faz a diferença

Finalidade da aula: Observar a não ocorrência/ocorrência do H nas palavras do poema e descobrir sua regularidade (modificação do valor básico do fonema).

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF03LP03

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Materiais necessários: color set, papel cartão, ou sulfite nas cores amarelo, vermelho, azul ou utilize folhas impressas coloridas. Envelopes das cores: amarelo, azul e vermelho ou faça de origami (veja vídeo em referências). Spinner, papelão, papel cartão, color set ou papelão; folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos com dificuldades de realizar as atividades sozinho, organize duplas ou grupos com saberes heterogêneos, de modo a realizar a atividade de forma colaborativa. Faça perguntas que facilitem o aprendizado e que estimulem o desafio e que façam o aluno a buscar por novos conhecimentos até atingir o objetivo da aula.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA: Caminhos entre letras e sons. In: Plataforma do Letramento. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, Artur G.; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C,; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema alfabético de escrita. Belo Horizonte:Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora .

 

Nova Escola | Educação - Lino de Macedo fala sobre a importância dos jogos. Disponível em:      https://www.youtube.com/watch?v=KhV0def45fs .


Código: LPO3_07ATS02

(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas