13684
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Letra H: o grafema que faz a diferença

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre o grafema H

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Flippity: roleta dos dígrafos, disponível aqui;
Loom (tutorial disponível aqui).

- Opcional: dicionário disponível aqui.

- Materiais complementares:
Caça-pistas (introdução) disponível aqui;
Cartas com palavras, disponível aqui;
Atividade: complete as palavras, disponível aqui.

Introdução
Explique, em áudio pelo WhatsApp, que você enviará pistas para que os alunos descubram uma palavra secreta. Comece enviando as pistas sugeridas nas orientações do plano, uma de cada vez, até que eles identifiquem a palavra secreta.

Desenvolvimento
Grave um vídeo no Loom para orientar os alunos a confeccionarem o material. Compartilhe as cartas com as palavras por e-mail, para que eles as imprimam e recortem; se não for possível, oriente na gravação a copiarem as palavras numa folha mais resistente (cartolina ou canson) e recortarem para utilização no jogo. Siga as orientações do plano para o jogo. Incentive-os a jogarem com algum familiar. Se não for possível, sugira que realizem uma chamada de vídeo, pelo WhatsApp, com outro colega para jogar. Oriente os alunos a tirarem fotos do momento do jogo e das palavras completas no final da brincadeira, para compartilharem com você.

Fechamento
Compartilhe o quadro em um documento do Google, uma cópia para cada aluno, com as palavras do jogo, e oriente-os, pelo WhatsApp, a preencherem as palavras. Você poderá acompanhar o preenchimento e enviar orientações, se necessárias, pelos comentários, diretamente no documento do aluno.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da brincadeira e utilizarem as palavras da atividade numa brincadeira nova, como Bingo ou Forca. Assim, a criança poderá sistematizar as descobertas do uso do dígrafo. Oriente os familiares por e-mail ou WhatsApp.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida  


Código: LPO3_07ATS02

(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas