Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Flippity: roleta dos dígrafos, disponível aqui;
Loom (tutorial disponível aqui).
- Opcional: dicionário disponível aqui.
- Materiais complementares:
Caça-pistas (introdução) disponível aqui;
Cartas com palavras, disponível aqui;
Atividade: complete as palavras, disponível aqui.
Introdução
Explique, em áudio pelo WhatsApp, que você enviará pistas para que os alunos descubram uma palavra secreta. Comece enviando as pistas sugeridas nas orientações do plano, uma de cada vez, até que eles identifiquem a palavra secreta.
Desenvolvimento
Grave um vídeo no Loom para orientar os alunos a confeccionarem o material. Compartilhe as cartas com as palavras por e-mail, para que eles as imprimam e recortem; se não for possível, oriente na gravação a copiarem as palavras numa folha mais resistente (cartolina ou canson) e recortarem para utilização no jogo. Siga as orientações do plano para o jogo. Incentive-os a jogarem com algum familiar. Se não for possível, sugira que realizem uma chamada de vídeo, pelo WhatsApp, com outro colega para jogar. Oriente os alunos a tirarem fotos do momento do jogo e das palavras completas no final da brincadeira, para compartilharem com você.
Fechamento
Compartilhe o quadro em um documento do Google, uma cópia para cada aluno, com as palavras do jogo, e oriente-os, pelo WhatsApp, a preencherem as palavras. Você poderá acompanhar o preenchimento e enviar orientações, se necessárias, pelos comentários, diretamente no documento do aluno.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da brincadeira e utilizarem as palavras da atividade numa brincadeira nova, como Bingo ou Forca. Assim, a criança poderá sistematizar as descobertas do uso do dígrafo. Oriente os familiares por e-mail ou WhatsApp.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_07ATS02
(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes