Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Dígrafos: descobrindo regularidades
Finalidade da aula: Refletir sobre os dígrafos CH, NH, LH pela análise comparativa de ocorrências, observando semelhanças e diferenças.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP03
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
Orientações:
Materiais necessários: Cartolina ou papel craft. Pincel atômico colorido e cópias dos materiais listados nos links das orientações.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Para aprofundar conhecimentos sobre as habilidades da BNCC e sobre as regularidades ortográficas consulte:
Bandeira, Pedro. As maluquices do H. In: Mais respeito eu sou criança. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2002.
BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 18 de agosto de 2018 às 13h05min.
MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386
Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.
_________________. Enchente. MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386
Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em 19 de agosto de 2018, às 12h03min.
Para a parte introdutória da aula (slide 3), assista a este vídeo e entenda como deve ser uma boa prática de leitura compartilhada e colaborativa.
Como engajar todos os alunos na leitura de um texto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0cvu-aiQWYY . (Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).
Para as atividades de desenvolvimento (slide 3), assista a este vídeo e entenda melhor o que é objetivo. Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo&list=PLqzGnv4jAeLZEjRfloi0fQ7gpX2d7q5aK
(Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).
Para que entenda a atividade de listar as palavras do poema leia este artigo (slide 5).
MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Publicado em: 17 de outubro de 2013.
Código: LPO3_07ATS01
(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes