13682
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Dígrafos: descobrindo regularidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre dígrafos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão




Título da aula: 
Dígrafos: descobrindo regularidades

Finalidade da aula: Refletir sobre os dígrafos CH, NH, LH pela análise comparativa de ocorrências, observando semelhanças e diferenças.

Ano: 3º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF03LP03

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Orientações:

  1. Escreva um cartaz com o poema “Maluquices do H” e fixe-o no quadro.
  2. Faça uma cópia para cada aluno dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Cartolina ou papel craft. Pincel atômico colorido e cópias dos materiais listados nos links das orientações.

Dificuldades antecipadas:

  1. a)      Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudar os alunos.
  2. b)     Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes  heterogêneos.
  3. c)      Para que os alunos cheguem à conclusão da regularidade do H utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.
  4. d)     Caso os alunos não identifiquem as palavras com H nos poemas circule as mesmas com pincel atômico , usando cores diferentes para melhor visualização.

Referências sobre o assunto:

Para aprofundar conhecimentos sobre as habilidades da BNCC e sobre as regularidades ortográficas consulte:

Bandeira, Pedro. As maluquices do H. In: Mais respeito eu sou criança. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2002.

BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 18 de agosto de 2018 às 13h05min.

MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386

Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.

_________________. Enchente. MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386

Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em 19 de agosto de 2018, às 12h03min.

Para a parte introdutória da aula (slide 3), assista a este vídeo e entenda como deve ser uma boa prática de leitura compartilhada e colaborativa.

Como engajar todos os alunos na leitura de um texto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0cvu-aiQWYY . (Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).

Para as atividades de desenvolvimento (slide 3), assista a este vídeo e entenda melhor o que é objetivo. Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo&list=PLqzGnv4jAeLZEjRfloi0fQ7gpX2d7q5aK

(Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).

Para que entenda  a atividade de listar as palavras do poema leia este artigo (slide 5).  

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em:  https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Publicado em: 17 de outubro de 2013.


Código: LPO3_07ATS01

(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas