Poema "Maluquices de H" para imprimir
Poema "Maluquices de H" para imprimir
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Dígrafos LH, NH, CH
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
Orientações:
Materiais necessários: Cartolina ou papel craft. Pincel atômico colorido e cópias dos materiais listados nos links das orientações.
Dificuldades antecipadas:
a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudar os alunos.
b) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.
c) Para que os alunos cheguem à conclusão da regularidade do H utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.
d) Caso os alunos não identifiquem as palavras com H nos poemas circule as mesmas com pincel atômico , usando cores diferentes para melhor visualização.
Referências sobre o assunto:
Para aprofundar conhecimentos sobre as habilidades da BNCC e sobre as regularidades ortográficas consulte:
Bandeira, Pedro. As maluquices do H. In: Mais respeito eu sou criança. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2002.
BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 18 de agosto de 2018 às 13h05min.
MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386
Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.
_________________. Enchente. MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386
Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em 19 de agosto de 2018, às 12h03min.
Para a parte introdutória da aula (slide 3), assista a este vídeo e entenda como deve ser uma boa prática de leitura compartilhada e colaborativa.
Como engajar todos os alunos na leitura de um texto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0cvu-aiQWYY . (Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).
Para as atividades de desenvolvimento (slide 3), assista a este vídeo e entenda melhor o que é objetivo. Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo&list=PLqzGnv4jAeLZEjRfloi0fQ7gpX2d7q5aK
(Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).
Para que entenda a atividade de listar as palavras do poema leia este artigo (slide 5).
MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Publicado em: 17 de outubro de 2013.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
Materiais complementares: cartolina, pincel atômico.
Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudar os alunos.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
“Se você vem para cá,
Vamos juntos tomar chá”.
- Há palavras que são parecidas?
- Quais são as palavras parecidas?
- Estas palavras têm o mesmo significado?
- O que faz com que estas palavras não sejam iguais?
- Isso ocorre com outras palavras do poema?
Link para impressão do material
Materiais complementares: folha impressa, pincel atômico, cartolina.
Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.
Tempo sugerido: 25 minutos (continuação)
Orientações:
- Quando leio a palavra destacada com H ou sem H o que muda?
- E o que acontece com o H no início da palavra?
Materiais complementares: cartolina e pincel atômico colorido.
Dificuldades antecipadas: para que os alunos cheguem à conclusão da regularidade do H utilize reflexões coletivas!
Tempo sugerido: 25 minutos (continuação)
Orientações:
Link para impressão do material .
Materiais complementares: Cartolina, papel craft, ou quadro. Pincel atômico colorido.
Dificuldades antecipadas: Caso os alunos não identifiquem as palavras com H no poema circule-as com pincel atômico, usando cores diferentes para melhor visualização.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Link para impressão do material
Poema "Maluquices de H" para imprimir
Poema "Maluquices de H" para imprimir
Placas de questionamento para imprimir
Placas de questionamento para imprimir
Lista de palavras com NH
Lista de palavras com NH para imprimir
Resolução da atividade - registrando impressões
Resolução da atividade - registrando impressões
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Materiais complementares:
Texto da atividade de Introdução, disponível aqui;
Texto da atividade de Desenvolvimento, disponível aqui.
- Opcionais: Dicionário Online (disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto e as orientações em um documento do Google ou em foto pelo WhatsApp. Peça que os alunos enviem áudios com a leitura do texto. Depois da leitura, envie novamente o mesmo texto com as palavras sugeridas nas orientações destacadas.
Desenvolvimento
Prepare a lista de palavras em um documento do Google e compartilhe-a através do link, pelo WhatsApp, juntamente com as perguntas, uma de cada vez. Aguarde as respostas.
Elabore o quadro com as colunas em um documento do Google para ser compartilhado individualment,e conforme sugerido no plano, e oriente os alunos a agruparem as palavras da lista. Envie as perguntas para reflexão por áudio, pelo WhatsApp. Se preferir, realize as atividades pelo Padlet. Você pode anexar o texto e depois organizar colunas para que os alunos acrescentem suas respostas. Além disso, pode encaminhar as orientações e perguntas através de áudios ou em post-its escritos.
Fechamento
Oriente os alunos, pelo Whatsapp, a elaborarem conclusões a partir da observação dos agrupamentos organizados. Elabore um quadro no documentos do Google ou no mural, se estiver usando o Padlet, com as conclusões dos alunos, seguindo as orientações do plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a utilizarem as palavras da atividade numa brincadeira de Bingo ou Forca. Desse modo, a criança poderá sistematizar as descobertas das regularidades do fonema. Oriente os familiares por e-mail ou WhatsApp.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Garcia
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Dígrafos: descobrindo regularidades
Finalidade da aula: Refletir sobre os dígrafos CH, NH, LH pela análise comparativa de ocorrências, observando semelhanças e diferenças.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético e da Ortografia
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP03
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
Orientações:
Materiais necessários: Cartolina ou papel craft. Pincel atômico colorido e cópias dos materiais listados nos links das orientações.
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
Para aprofundar conhecimentos sobre as habilidades da BNCC e sobre as regularidades ortográficas consulte:
Bandeira, Pedro. As maluquices do H. In: Mais respeito eu sou criança. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2002.
BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 18 de agosto de 2018 às 13h05min.
MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386
Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.
_________________. Enchente. MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386
Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em 19 de agosto de 2018, às 12h03min.
Para a parte introdutória da aula (slide 3), assista a este vídeo e entenda como deve ser uma boa prática de leitura compartilhada e colaborativa.
Como engajar todos os alunos na leitura de um texto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0cvu-aiQWYY . (Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).
Para as atividades de desenvolvimento (slide 3), assista a este vídeo e entenda melhor o que é objetivo. Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo&list=PLqzGnv4jAeLZEjRfloi0fQ7gpX2d7q5aK
(Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).
Para que entenda a atividade de listar as palavras do poema leia este artigo (slide 5).
MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Publicado em: 17 de outubro de 2013.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: