Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Materiais complementares:
Texto da atividade de Introdução, disponível aqui;
Texto da atividade de Desenvolvimento, disponível aqui.
- Opcionais: Dicionário Online (disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto e as orientações em um documento do Google ou em foto pelo WhatsApp. Peça que os alunos enviem áudios com a leitura do texto. Depois da leitura, envie novamente o mesmo texto com as palavras sugeridas nas orientações destacadas.
Desenvolvimento
Prepare a lista de palavras em um documento do Google e compartilhe-a através do link, pelo WhatsApp, juntamente com as perguntas, uma de cada vez. Aguarde as respostas.
Elabore o quadro com as colunas em um documento do Google para ser compartilhado individualment,e conforme sugerido no plano, e oriente os alunos a agruparem as palavras da lista. Envie as perguntas para reflexão por áudio, pelo WhatsApp. Se preferir, realize as atividades pelo Padlet. Você pode anexar o texto e depois organizar colunas para que os alunos acrescentem suas respostas. Além disso, pode encaminhar as orientações e perguntas através de áudios ou em post-its escritos.
Fechamento
Oriente os alunos, pelo Whatsapp, a elaborarem conclusões a partir da observação dos agrupamentos organizados. Elabore um quadro no documentos do Google ou no mural, se estiver usando o Padlet, com as conclusões dos alunos, seguindo as orientações do plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a utilizarem as palavras da atividade numa brincadeira de Bingo ou Forca. Desse modo, a criança poderá sistematizar as descobertas das regularidades do fonema. Oriente os familiares por e-mail ou WhatsApp.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_07ATS01
(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes