13682
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Dígrafos: descobrindo regularidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre dígrafos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Materiais complementares:
Texto da atividade de Introdução, disponível aqui;
Texto da atividade de Desenvolvimento, disponível aqui.

- Opcionais: Dicionário Online (disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o texto e as orientações em um documento do Google ou em foto pelo WhatsApp. Peça que os alunos enviem áudios com a leitura do texto. Depois da leitura, envie novamente o mesmo texto com as palavras sugeridas nas orientações destacadas.

Desenvolvimento
Prepare a lista de palavras em um documento do Google e compartilhe-a através do link, pelo WhatsApp, juntamente com as perguntas, uma de cada vez. Aguarde as respostas.
Elabore o quadro com as colunas em um documento do Google para ser compartilhado individualment,e conforme sugerido no plano, e oriente os alunos a agruparem as palavras da lista. Envie as perguntas para reflexão por áudio, pelo WhatsApp. Se preferir, realize as atividades pelo Padlet. Você pode anexar o texto e depois organizar colunas para que os alunos acrescentem suas respostas. Além disso, pode encaminhar as orientações e perguntas através de áudios ou em post-its escritos.

Fechamento
Oriente os alunos, pelo Whatsapp, a elaborarem conclusões a partir da observação dos agrupamentos organizados. Elabore um quadro no documentos do Google ou no mural, se estiver usando o Padlet, com as conclusões dos alunos, seguindo as orientações do plano.

Convite às famílias
Convide os familiares a utilizarem as palavras da atividade numa brincadeira de Bingo ou Forca. Desse modo, a criança poderá sistematizar as descobertas das regularidades do fonema. Oriente os familiares por e-mail ou WhatsApp.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_07ATS01

(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas