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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Dígrafos: descobrindo regularidades

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre dígrafos

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Orientações:

  • Escreva um cartaz com o poema “Maluquices do H” e fixe-o no quadro.
  • Faça uma cópia para cada aluno dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Cartolina ou papel craft. Pincel atômico colorido e cópias dos materiais listados nos links das orientações.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudar os alunos.

b) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.

c) Para que os alunos cheguem à conclusão da regularidade do H utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.

d) Caso os alunos não identifiquem as palavras com H nos poemas circule as mesmas com pincel atômico , usando cores diferentes para melhor visualização.

Referências sobre o assunto:

Para aprofundar conhecimentos sobre as habilidades da BNCC e sobre as regularidades ortográficas consulte:

Bandeira, Pedro. As maluquices do H. In: Mais respeito eu sou criança. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2002.

BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 18 de agosto de 2018 às 13h05min.

MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386

Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.

_________________. Enchente. MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386

Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em 19 de agosto de 2018, às 12h03min.

Para a parte introdutória da aula (slide 3), assista a este vídeo e entenda como deve ser uma boa prática de leitura compartilhada e colaborativa.

Como engajar todos os alunos na leitura de um texto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0cvu-aiQWYY . (Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).

Para as atividades de desenvolvimento (slide 3), assista a este vídeo e entenda melhor o que é objetivo. Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo&list=PLqzGnv4jAeLZEjRfloi0fQ7gpX2d7q5aK

(Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).

Para que entenda a atividade de listar as palavras do poema leia este artigo (slide 5).

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Publicado em: 17 de outubro de 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos que o objetivo da aula é refletir sobre a letra H. Escreva no quadro.
  • Apresente o cartaz com o poema: “As maluquices do H”, afixando-o no quadro.
  • Divida a sala em dois grupos (A e B). Os alunos do grupo A irão ler o primeiro verso, os alunos do grupo B irão ler o segundo verso e assim por diante de modo a intercalar os versos de cada estrofe.
  • Circule de cores diferentes as palavras : cá, chá; sono, sonho; galo, galho; vela, velha; fila, filha; bola, bolha; bico, bicho; fala, falha.
  • Desperte os alunos para a regularidade do grafema, de modo que percebam a modificação do valor básico do fonema, quando do uso, ou não, da letra H nas palavras.

Materiais complementares: cartolina, pincel atômico.

Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudar os alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Distribua o poema “Maluquices do H” em folha impressa.

Material complementar

  • Peça aos alunos que localizem na folha impressa a segunda estrofe do poema Maluquices do H, e leia para os alunos:

“Se você vem para cá,
Vamos juntos tomar chá”.

  • Peça que cada aluno grife na folha impressa as palavras cá e chá e solicite que leiam as palavras. Em seguida pergunte o que há de diferente. O aluno deve responder que a letra H modifica o fonema (som) da sílaba.
  • Caso os alunos não percebam a regularidade na qual a presença do grafema (letra) H modifica o fonema (som) e o significado das palavras, escreva no quadro as demais palavras do poema (sono/sonho- galo/galho - vela/velha - fila/filha - bola/bolha - bico/bicho).

  • Sugira que os alunos leiam as palavras escritas no quadro.

  • Afixe as placas de questionamento no quadro, uma de cada vez, e pergunte:

- Há palavras que são parecidas?

- Quais são as palavras parecidas?
- Estas palavras têm o mesmo significado?
- O que faz com que estas palavras não sejam iguais?
- Isso ocorre com outras palavras do poema?
Link para impressão do material

  • A partir das respostas dos alunos, ajude-os a reformular as hipóteses levantadas de modo que o grupo perceba como a letra H altera o som quando ocorre no interior da sílaba, entre a consoante e a vogal, modificando o som da consoante.

Materiais complementares: folha impressa, pincel atômico, cartolina.

Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.


Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (continuação)

Orientações:

  • Elabore de forma coletiva, no quadro ou em cartolina, duas listas com as palavras do poema ( palavras com e sem H). Organize uma das listas em três colunas,e separe em CH, LH e NH ( sem que os dígrafos fiquem visíveis na lista).
    Faça perguntas:
    - Vamos ler as palavras das listas?
  • Peça a alguns alunos que leiam as palavras das listas, e em seguida continue as perguntas:
    - Já sabemos que a letra H modifica o som da sílaba e que por isso a palavra muda adquirindo um novo significado.
    - Olhando as palavras da lista vocês poderiam dizer quando isso acontece?
    - Porque isso acontece?
    - Como isso acontece?
  • Espere que os alunos concluam que quando o grafema H é precedido por C, L e N, torna-se capaz de modificar o fonema (som) da sílaba, mudando também o significado das palavras.

  • Destaque a última estrofe do parágrafo: “Hora escrita sem H, oras bolas vai ficar” e pergunte:

- Quando leio a palavra destacada com H ou sem H o que muda?

- E o que acontece com o H no início da palavra?

  • Diga aos alunos que para saber se uma palavra tem ou não H no início da sílaba basta consultar um dicionário. Mostre o exemplo citado acima e deixe claro que não há modificação na pronúncia da palavra.

  • Espere que o aluno entenda que, neste caso, mesmo que o H modifique o significado da palavra, para que o grafema H modifique o fonema dando origem aos dígrafos, a letra H deve estar precedida dos grafemas C, L, N.
    OBS: horas refere-se a tempo e oras bolas é uma expressão que indica aborrecimento, irritação ou desânimo.

Materiais complementares: cartolina e pincel atômico colorido.

Dificuldades antecipadas: para que os alunos cheguem à conclusão da regularidade do H utilize reflexões coletivas!

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (continuação)

Orientações:

  • Escreva a lista de palavras em cartolina ou papel craft, ou ainda projete o slide e providencie cópia impressa para cada aluno.

Link para impressão do material .

  • Faça a leitura em voz alta e peça que os alunos apontem as regularidades do H nas palavras do poema.
  • Faça perguntas:
    - Quem vai ler as palavras ?
    - O que acontece se tirarmos o H das palavras?
    - Porque isso acontece?
  • Conclusões esperadas: Espera-se que o aluno seja capaz de descobrir com autonomia que o grafema H precedido de C, L e N modificam além do significado das palavras, também o fonema (som) da sílaba. Nesta fase o aluno deve assimilar a habilidade descrita na BNCC.

Materiais complementares: Cartolina, papel craft, ou quadro. Pincel atômico colorido.

Dificuldades antecipadas: Caso os alunos não identifiquem as palavras com H no poema circule-as com pincel atômico, usando cores diferentes para melhor visualização.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Vamos registrar nossas descobertas? Quem gostaria de começar?

  • Seja o escriba no momento das descobertas e depois projete o slide.

  • Peça aos alunos que registrem as descobertas realizadas em seu caderno, diário de descobertas ou cópia de folha impressa .

Link para impressão do material

  • Sem assim desejar organize um cantinho das descobertas, em algum espaço da escola para que outras crianças partilhem das descobertas da turma, o que incentiva os alunos a fazerem novas descobertas valorizando-as.

  • Espere que os alunos estejam aptos a sistematizar suas descobertas e possam utilizá-las com autonomia em outras aulas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Orientações:

  • Escreva um cartaz com o poema “Maluquices do H” e fixe-o no quadro.
  • Faça uma cópia para cada aluno dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Cartolina ou papel craft. Pincel atômico colorido e cópias dos materiais listados nos links das orientações.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudar os alunos.

b) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.

c) Para que os alunos cheguem à conclusão da regularidade do H utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.

d) Caso os alunos não identifiquem as palavras com H nos poemas circule as mesmas com pincel atômico , usando cores diferentes para melhor visualização.

Referências sobre o assunto:

Para aprofundar conhecimentos sobre as habilidades da BNCC e sobre as regularidades ortográficas consulte:

Bandeira, Pedro. As maluquices do H. In: Mais respeito eu sou criança. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2002.

BRASIL.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 18 de agosto de 2018 às 13h05min.

MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386

Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.

_________________. Enchente. MEIRELES, Cecília. A língua do Nhem. In: In: Alfabetização: livro do aluno. Volume 1. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386

Acessado em: 18 de agosto de 2018 às 12h40min.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em 19 de agosto de 2018, às 12h03min.

Para a parte introdutória da aula (slide 3), assista a este vídeo e entenda como deve ser uma boa prática de leitura compartilhada e colaborativa.

Como engajar todos os alunos na leitura de um texto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0cvu-aiQWYY . (Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).

Para as atividades de desenvolvimento (slide 3), assista a este vídeo e entenda melhor o que é objetivo. Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo&list=PLqzGnv4jAeLZEjRfloi0fQ7gpX2d7q5aK

(Fundação Lemann -Publicado em 13 de set de 2013).

Para que entenda a atividade de listar as palavras do poema leia este artigo (slide 5).

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. A função das listas na alfabetização. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao. Publicado em: 17 de outubro de 2013.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos que o objetivo da aula é refletir sobre a letra H. Escreva no quadro.
  • Apresente o cartaz com o poema: “As maluquices do H”, afixando-o no quadro.
  • Divida a sala em dois grupos (A e B). Os alunos do grupo A irão ler o primeiro verso, os alunos do grupo B irão ler o segundo verso e assim por diante de modo a intercalar os versos de cada estrofe.
  • Circule de cores diferentes as palavras : cá, chá; sono, sonho; galo, galho; vela, velha; fila, filha; bola, bolha; bico, bicho; fala, falha.
  • Desperte os alunos para a regularidade do grafema, de modo que percebam a modificação do valor básico do fonema, quando do uso, ou não, da letra H nas palavras.

Materiais complementares: cartolina, pincel atômico.

Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudar os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Distribua o poema “Maluquices do H” em folha impressa.

Material complementar

  • Peça aos alunos que localizem na folha impressa a segunda estrofe do poema Maluquices do H, e leia para os alunos:

“Se você vem para cá,
Vamos juntos tomar chá”.

  • Peça que cada aluno grife na folha impressa as palavras cá e chá e solicite que leiam as palavras. Em seguida pergunte o que há de diferente. O aluno deve responder que a letra H modifica o fonema (som) da sílaba.
  • Caso os alunos não percebam a regularidade na qual a presença do grafema (letra) H modifica o fonema (som) e o significado das palavras, escreva no quadro as demais palavras do poema (sono/sonho- galo/galho - vela/velha - fila/filha - bola/bolha - bico/bicho).

  • Sugira que os alunos leiam as palavras escritas no quadro.

  • Afixe as placas de questionamento no quadro, uma de cada vez, e pergunte:

- Há palavras que são parecidas?

- Quais são as palavras parecidas?
- Estas palavras têm o mesmo significado?
- O que faz com que estas palavras não sejam iguais?
- Isso ocorre com outras palavras do poema?
Link para impressão do material

  • A partir das respostas dos alunos, ajude-os a reformular as hipóteses levantadas de modo que o grupo perceba como a letra H altera o som quando ocorre no interior da sílaba, entre a consoante e a vogal, modificando o som da consoante.

Materiais complementares: folha impressa, pincel atômico, cartolina.

Dificuldades antecipadas: para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas de saberes heterogêneos.


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (continuação)

Orientações:

  • Elabore de forma coletiva, no quadro ou em cartolina, duas listas com as palavras do poema ( palavras com e sem H). Organize uma das listas em três colunas,e separe em CH, LH e NH ( sem que os dígrafos fiquem visíveis na lista).
    Faça perguntas:
    - Vamos ler as palavras das listas?
  • Peça a alguns alunos que leiam as palavras das listas, e em seguida continue as perguntas:
    - Já sabemos que a letra H modifica o som da sílaba e que por isso a palavra muda adquirindo um novo significado.
    - Olhando as palavras da lista vocês poderiam dizer quando isso acontece?
    - Porque isso acontece?
    - Como isso acontece?
  • Espere que os alunos concluam que quando o grafema H é precedido por C, L e N, torna-se capaz de modificar o fonema (som) da sílaba, mudando também o significado das palavras.

  • Destaque a última estrofe do parágrafo: “Hora escrita sem H, oras bolas vai ficar” e pergunte:

- Quando leio a palavra destacada com H ou sem H o que muda?

- E o que acontece com o H no início da palavra?

  • Diga aos alunos que para saber se uma palavra tem ou não H no início da sílaba basta consultar um dicionário. Mostre o exemplo citado acima e deixe claro que não há modificação na pronúncia da palavra.

  • Espere que o aluno entenda que, neste caso, mesmo que o H modifique o significado da palavra, para que o grafema H modifique o fonema dando origem aos dígrafos, a letra H deve estar precedida dos grafemas C, L, N.
    OBS: horas refere-se a tempo e oras bolas é uma expressão que indica aborrecimento, irritação ou desânimo.

Materiais complementares: cartolina e pincel atômico colorido.

Dificuldades antecipadas: para que os alunos cheguem à conclusão da regularidade do H utilize reflexões coletivas!

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (continuação)

Orientações:

  • Escreva a lista de palavras em cartolina ou papel craft, ou ainda projete o slide e providencie cópia impressa para cada aluno.

Link para impressão do material .

  • Faça a leitura em voz alta e peça que os alunos apontem as regularidades do H nas palavras do poema.
  • Faça perguntas:
    - Quem vai ler as palavras ?
    - O que acontece se tirarmos o H das palavras?
    - Porque isso acontece?
  • Conclusões esperadas: Espera-se que o aluno seja capaz de descobrir com autonomia que o grafema H precedido de C, L e N modificam além do significado das palavras, também o fonema (som) da sílaba. Nesta fase o aluno deve assimilar a habilidade descrita na BNCC.

Materiais complementares: Cartolina, papel craft, ou quadro. Pincel atômico colorido.

Dificuldades antecipadas: Caso os alunos não identifiquem as palavras com H no poema circule-as com pincel atômico, usando cores diferentes para melhor visualização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Vamos registrar nossas descobertas? Quem gostaria de começar?

  • Seja o escriba no momento das descobertas e depois projete o slide.

  • Peça aos alunos que registrem as descobertas realizadas em seu caderno, diário de descobertas ou cópia de folha impressa .

Link para impressão do material

  • Sem assim desejar organize um cantinho das descobertas, em algum espaço da escola para que outras crianças partilhem das descobertas da turma, o que incentiva os alunos a fazerem novas descobertas valorizando-as.

  • Espere que os alunos estejam aptos a sistematizar suas descobertas e possam utilizá-las com autonomia em outras aulas.

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