9806
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Múltiplas soluções

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Resolver problemas com mais do que uma resposta.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Esther Maria Freixedelo Martins

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Resolver problemas com mais do que uma resposta.

Conceito-chave

Resolução de problemas com mais do que uma resposta.

Recursos necessários

- Lápis,

- Borracha,

- Cópias das atividades principais ou projetor de slides, computador ou datashow para a projeção da apresentação.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo no quadro ou apresente-o usando um computador ou datashow. Leia o objetivo com seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Roda de conversa sobre situações em que a distribuição de quantidades não é, necessariamente, equitativa.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre o objetivo da aula e instigar sua curiosidade para as atividades que serão propostas.

Discuta com a turma: Professor(a), as questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre a ideia de separar, distribuir ou dividir quantidades em 2 ou mais grupos, sem a necessidade de que todos os grupos tenham o mesmo número de elementos.

Essa é uma ideia pouco explorada na escola, pois há um grande foco na divisão equitativa, ou seja, em partes iguais.

As questões propostas visam romper com essa ideia e favorecer o desenvolvimento do raciocínio combinatório.

Anote as diferentes respostas que surgirem, mas sem esgotar o tema, provocando a curiosidade dos alunos e o espírito investigativo.

Para saber mais sobre resolução de problemas e raciocínio combinatório, leia o artigo: “A resolução de problemas e o pensamento matemático” https://drive.google.com/drive/folders/0B4cjmtPT9CGvbEFOc0F1OVVsNTA

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organizar os alunos em duplas produtivas para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar às respostas e peça que compartilhem suas soluções, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar às respostas e peça que compartilhem suas soluções, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar às respostas e peça que compartilhem suas soluções, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Escreva o objetivo no quadro ou apresente-o usando um computador ou datashow. Leia o objetivo com seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Esther Maria Freixedelo Martins

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

Objetivos específicos

Resolver problemas com mais do que uma resposta.

Conceito-chave

Resolução de problemas com mais do que uma resposta.

Recursos necessários

- Lápis,

- Borracha,

- Cópias das atividades principais ou projetor de slides, computador ou datashow para a projeção da apresentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Roda de conversa sobre situações em que a distribuição de quantidades não é, necessariamente, equitativa.

Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre o objetivo da aula e instigar sua curiosidade para as atividades que serão propostas.

Discuta com a turma: Professor(a), as questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre a ideia de separar, distribuir ou dividir quantidades em 2 ou mais grupos, sem a necessidade de que todos os grupos tenham o mesmo número de elementos.

Essa é uma ideia pouco explorada na escola, pois há um grande foco na divisão equitativa, ou seja, em partes iguais.

As questões propostas visam romper com essa ideia e favorecer o desenvolvimento do raciocínio combinatório.

Anote as diferentes respostas que surgirem, mas sem esgotar o tema, provocando a curiosidade dos alunos e o espírito investigativo.

Para saber mais sobre resolução de problemas e raciocínio combinatório, leia o artigo: “A resolução de problemas e o pensamento matemático” https://drive.google.com/drive/folders/0B4cjmtPT9CGvbEFOc0F1OVVsNTA

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organizar os alunos em duplas produtivas para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.

Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar às respostas e peça que compartilhem suas soluções, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar às respostas e peça que compartilhem suas soluções, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar às respostas e peça que compartilhem suas soluções, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.

Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.

Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.

Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.

Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano