Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Múltiplas soluções
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos Matemáticos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
Resolver problemas com mais do que uma resposta.
Conceito-chave
Resolução de problemas com mais do que uma resposta.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Cópias das atividades principais ou projetor de slides, computador ou datashow para a projeção da apresentação.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas com mais do que uma resposta.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Escreva o objetivo no quadro ou apresente-o usando um computador ou datashow. Leia o objetivo com seus alunos e, logo a seguir, realize o aquecimento.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Roda de conversa sobre situações em que a distribuição de quantidades não é, necessariamente, equitativa.
Propósito: Fazer os alunos refletirem sobre o objetivo da aula e instigar sua curiosidade para as atividades que serão propostas.
Discuta com a turma: Professor(a), as questões propostas têm o objetivo de levar os alunos a refletir sobre a ideia de separar, distribuir ou dividir quantidades em 2 ou mais grupos, sem a necessidade de que todos os grupos tenham o mesmo número de elementos.
Essa é uma ideia pouco explorada na escola, pois há um grande foco na divisão equitativa, ou seja, em partes iguais.
As questões propostas visam romper com essa ideia e favorecer o desenvolvimento do raciocínio combinatório.
Anote as diferentes respostas que surgirem, mas sem esgotar o tema, provocando a curiosidade dos alunos e o espírito investigativo.
Para saber mais sobre resolução de problemas e raciocínio combinatório, leia o artigo: “A resolução de problemas e o pensamento matemático” https://drive.google.com/drive/folders/0B4cjmtPT9CGvbEFOc0F1OVVsNTA
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Pedir que os alunos leiam e resolvam o problema individualmente. Depois de 5 minutos, organizar os alunos em duplas produtivas para que possam trocar ideias e comparar suas estratégias de resolução.
Propósito: Permitir que os alunos busquem suas próprias soluções, individualmente e na troca com seus pares, realizando o esforço produtivo necessário à aprendizagem.
Materiais complementares
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar às respostas e peça que compartilhem suas soluções, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.
Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar às respostas e peça que compartilhem suas soluções, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.
Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar às respostas e peça que compartilhem suas soluções, registrando no quadro o resultado obtido por cada dupla, além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.
Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas, mesmo que não estejam corretas.
Apresente aos alunos as resoluções das crianças da outra escola. Você pode entregá-las impressas, escrevê-las no quadro ou projetá-las, usando um computador ou datashow. Peça que os alunos expliquem como cada criança pensou e que comparem essas resoluções com as da classe, observando semelhanças e diferenças. Essa é uma etapa importante, para ampliar o repertório de resoluções dos alunos.
Propósito: Compartilhar as soluções produzidas pelos alunos, para que possam compará-las, percebendo semelhanças e diferenças, discutir as estratégias e definir as que estão certas e as que apresentam algum equívoco.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Permita que alguns alunos expliquem o que aprenderam durante a aula, articulando suas ideias com o objetivo apresentado.
Propósito: Permitir que o aluno fale sobre o que aprendeu, para estruturar seu pensamento.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos, individualmente, leiam a atividade e a realizem, para que você possa verificar a aprendizagem realizada.
Propósito: Avaliar a aprendizagem realizada para poder planejar as próximas aulas.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_28RDP_03
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque no aquecimento e na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
O aquecimento apresenta situações relevantes, visto que possibilita o aluno refletir ser possível distribuir quantidades em 2 ou mais grupos, sem ser necessário que essa distribuição sejam em partes iguais. A realização da atividade pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar o slide 3, e estimular uma conversa coletiva sobre as questões apresentadas, permitindo reflexões das possibilidades de resolução dos questionamentos.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, as situações apresentadas no slide 3, via WhatsApp ou e-mail. Pedindo que eles compartilhem suas ideias para solucioná-las pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as situações do aquecimento, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal aborda problemas de raciocínio combinatório, explorando a ideia apresentada no aquecimento. Sua realização deve ocorrer pelo mesmo meio de comunicação adotado para o desenvolvimento da atividade do aquecimento.
Na aula síncrona, após a explanação da atividade do aquecimento, você pode apresentar o slide 4, desafiar os alunos a realizarem a leitura do problema e solucioná-lo no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e em seguida inicie os questionamentos:
- Qual a resposta encontrada? Como encontraram essa resposta?
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras podemos resolver esse problema?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída, juntamente com a atividade do aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que o aluno explique seu raciocínio e para que todas as possibilidades de resolução sejam discutidas.
Após a discussão das possibilidades apresentadas pelos alunos, você pode apresentar os slides 6 e 7, correspondentes a Discussão da solução, possibilitando reflexões quanto as semelhanças e diferenças das estratégias de resolução.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão das soluções (nos slides 6 e 7), por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer, através da socialização das resoluções apresentadas, o reconhecimento que para solucionar problemas de raciocínio combinatório, é possível distribuir elementos em 2 ou mais grupos, sem que esses tenham a mesma quantidade de elementos.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 9 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas de raciocínio lógico, explorando a ideia de divisão, não necessariamente, equitativa.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula, ou seja, que para solucionar problemas de raciocínio lógico, é possível dividir elementos em 2 ou mais grupos, e estes não precisam ficar com a mesma quantidade de elementos.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Esther Maria Freixedelo Martins
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Objetivos específicos
Resolver problemas com mais do que uma resposta.
Conceito-chave
Resolução de problemas com mais do que uma resposta.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Cópias das atividades principais ou projetor de slides, computador ou datashow para a projeção da apresentação.