Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Texto da atividade: Introdução, disponível aqui;
Quadro disponível aqui.
- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Apresentações (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe os textos da imagem do slide pelo WhatsApp, como foto, ou link para o documento, e as perguntas em áudio para que eles respondam no grupo e retomem o que já foi visto sobre o gênero.
Desenvolvimento
Compartilhe as perguntas sugeridas nas orientações do plano em áudio pelo WhatsApp, assegurando que os alunos se apropriaram dos textos. Se preferir, organize uma videochamada via Meet ou Zoom. Você pode criar uma apresentação no Google com o texto, as perguntas e o quadro para que durante o encontro possa compartilhar a tela e realizar a atividade proposta.
Se não for possível realizar a videochamada, crie um documento no Google Documentos com o quadro para ser compartilhado por e-mail, individualmente, ou um formulário com as perguntas propostas. Envie as orientações em áudio, pelo WhatsApp, para que preencham o quadro.
Fechamento
Crie um documento no Google com o quadro de respostas preenchido por eles (faça uma síntese das respostas) e o novo quadro proposto no slide de fechamento. Peça que eles coloquem o que perceberam de comum em todas as cartas analisadas. Essa orientação pode ser escrita no documento com os quadros e enviada em áudio pelo WhatsApp; se optou pela videochamada, você pode apresentar o último slide e os alunos poderão responder pelo chat ou oralmente, para que as respostas sejam registradas por você. Depois, compartilhe com eles o quadro com a síntese da discussão.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras cartas e matérias dos sites indicados nas atividades. Peça que compartilhem com você e com os colegas o que acharem interessante. Quem sabe não surge a vontade de enviar uma carta para um site de revista ou jornal?
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_06SQA04
(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes