13681
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre gênero literário carta ao leitor

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).

- Material para a atividade:
Texto da atividade: Introdução, disponível aqui;
Quadro disponível aqui.

- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Apresentações (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe os textos da imagem do slide pelo WhatsApp, como foto, ou link para o documento, e as perguntas em áudio para que eles respondam no grupo e retomem o que já foi visto sobre o gênero.

Desenvolvimento
Compartilhe as perguntas sugeridas nas orientações do plano em áudio pelo WhatsApp, assegurando que os alunos se apropriaram dos textos. Se preferir, organize uma videochamada via Meet ou Zoom. Você pode criar uma apresentação no Google com o texto, as perguntas e o quadro para que durante o encontro possa compartilhar a tela e realizar a atividade proposta.
Se não for possível realizar a videochamada, crie um documento no Google Documentos com o quadro para ser compartilhado por e-mail, individualmente, ou um formulário com as perguntas propostas. Envie as orientações em áudio, pelo WhatsApp, para que preencham o quadro.

Fechamento
Crie um documento no Google com o quadro de respostas preenchido por eles (faça uma síntese das respostas) e o novo quadro proposto no slide de fechamento. Peça que eles coloquem o que perceberam de comum em todas as cartas analisadas. Essa orientação pode ser escrita no documento com os quadros e enviada em áudio pelo WhatsApp; se optou pela videochamada, você pode apresentar o último slide e os alunos poderão responder pelo chat ou oralmente, para que as respostas sejam registradas por você. Depois, compartilhe com eles o quadro com a síntese da discussão.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras cartas e matérias dos sites indicados nas atividades. Peça que compartilhem com você e com os colegas o que acharem interessante. Quem sabe não surge a vontade de enviar uma carta para um site de revista ou jornal?

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_06SQA04

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas