13678
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Explorando jogos de percurso

Organize a turma para explorar esse tipo de jogo e o uso de dados.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Lisa Lea Barki Minkovicius

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa atividade, é necessário que as crianças já conheçam a dinâmica do jogo de percurso.

Materiais:

Organize algumas cartelas de percurso previamente trabalhado. Considere que elas não tenham indicações numéricas. Separe um dado por grupo e um marcador para cada criança, que podem ser tampinhas, botões, entre outros.

Espaços:

A atividade começará com o grande grupo reunido em roda. Depois, em pequenos grupos com 4 componentes cada. Os grupos serão acomodados nas mesas e, ao final, todos devem retornar a roda.

Para compor os grupos, considere a diversidade dos conhecimentos relativos à contagem e identificação número/quantidade entre as crianças. Agrupe as que têm mais autonomia com contagem numérica com aquelas que necessitam de mais apoio. Dessa forma, uma criança poderá ajudar a outra.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como está sendo a interação das crianças enquanto jogam? Elas respeitam as regras do jogo? Esperam a sua vez? Respeitam os outros jogadores? Ajudam uns aos outros?

2. As crianças relacionam a quantidade do dado com a quantidade de casas que devem andar?

3. Quais estratégias utilizam para Identificar quem está na frente, atrás e quanto falta para finalizar o percurso?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Sugira alternativas para a contribuição individual e coletiva, traçando estratégias para que uma criança ajude a outra.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Chame as crianças para se sentarem em roda com você. Diga que irão jogar o jogo de percurso e que, para isso, se organizarão em grupos de até 4 componentes. Mostre o percurso, o dado e os marcadores. Pergunte se elas lembram das regras fazendo algumas perguntas, a fim de rememorar com todo o grupo as formas de se jogar.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, vocês se lembram como se joga? Onde devemos colocar os marcadores para começar o jogo? Como fazemos para andar as casas? Quando termina o jogo?


2

Convide as crianças a se organizarem nos pequenos grupos. Diga que chamará os nomes individualmente para a composição dos grupos. Ao chamar cada um, indique o local para se acomodarem. Terminada a organização das crianças, peça que uma de cada grupo pegue o percurso, o dado e os marcadores para seu grupo.


3

Conte para as crianças que, para iniciar o jogo, elas precisam entrar em um acordo sobre quem irá começar. Nesse momento, observe quais estratégias as crianças estão traçando. Se perceber que algum grupo necessita do seu apoio, ajude-o, de forma que entrem em consenso para dar início a partida.

Possíveis falas do professor e da criança neste momento: Pessoal, como vamos resolver quem irá começar o jogo? Como podemos decidir de uma forma justa?

Ao observar que um grupo não entra em acordo, aproxime-se e sugira:

Quem sabe se vocês tentarem a sorte? Que tal jogar o dado e, aquele que tirar o maior número, começa?


4

Circule pelas mesas e faça observações sobre como as crianças estão construindo estratégias para jogar. Você pode, por exemplo, observar: como as crianças contam as bolinhas do dado (com os dedos ou mentalmente); como iniciam a contagem para andar no jogo; se partem da casa seguinte ou da mesma casa que estão; se permanecem até o final da partida; como lidam com a possibilidade de perder; se apoiam os amigos que, porventura, enfrentam alguma dificuldade ao jogar. Considere fazer algumas mediações, tendo em vista a ampliação de suas observações.

Caso você observe que um dos grupos está enfrentando um conflito, pois umas das crianças avançou mais casas do que a indicada pelo dado, aproxime-se e diga: O que aconteceu? Como podemos fazer para ajudá-lo? Você não quer voltar para onde estava antes e fazer a contagem de forma mais lenta? Dizendo o próximo número apenas quando andar com seu marcador?


5

Conforme as crianças vão terminando de jogar, solicite que guardem os percursos, os dados e os marcadores em um lugar estipulado. Diga que, enquanto esperam os colegas terminarem de jogar, podem ler livros no espaço de leitura da sala.


Para finalizar:

Quando todos os grupos terminarem de jogar, reúna as crianças em roda e converse sobre como foi o jogo. Estimule a falarem sobre quais problemas encontraram ao jogar e quais soluções traçaram para resolver. Após essa conversa, convide-as para a próxima atividade do dia.

Desdobramentos

O jogo de percurso é uma ferramenta que possibilita aprendizagens divertidas para as crianças. O que acha de criar alguns percursos com seu grupo? Eles podem ser temáticos, acolhendo histórias queridas pelas crianças, temas de interesses e investigação do grupo, entre outras possibilidades. Para ampliar o processo de construção do conhecimento numérico, podem trazer sequência de números e obstáculos ao longo da trilha. Por exemplo, “pule duas casas”, “volte até o número 10”, “avance até o número 20” etc. Com o tempo, você pode acrescentar mais um dado, para as crianças somarem e criar alguns problemas, como: “Imagine que você tirou 2 na primeira jogada e depois 6. Em que casa você está agora?”. Você pode dar um percurso com números e incompleto para elas completarem ou desafiá-las a criarem o próprio percurso em duplas ou pequenos grupos.

Engajando as famílias

Proponha que as crianças façam um revezamento para levarem o jogo de percurso para casa. Envie, junto às regras, um bilhete convidando para que joguem em família.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano