13677
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Descobridores de poemas

Os pequenos recorrerão ao que já sabem sobre esse gênero para identificar poesias em meio a outros textos.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho

Apresente a proposta
Selecione previamente alguns poemas, de preferência em seus portadores, e escolha um para ler virtualmente para as famílias. Marque um encontro virtual com as crianças, leia o texto e proponha um diálogo a partir das características do mesmo, trazendo questionamentos que ajudem as crianças a identificar a estrutura de um poema. É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. A partir dessa troca, convide-as a conhecer mais sobre os poemas. Diga que vai enviar alguns poemas para que possam escolher o preferido e ler para os outros colegas da turma.

Adaptações necessárias
Nessa adaptação, pais e responsáveis serão convidados a escolher, entre os poemas sugeridos, um deles para ler para as outras famílias.

Sugira às famílias
Sugira às famílias que, ao receberem os poemas, realizem a leitura em um momento prazeroso de interação. Sugira que organizem um espaço aconchegante em que adultos e crianças possam apreciar os poemas e decidir qual deles mais gostaram, para fazer uma leitura para as outras famílias. Proponha que ouçam as opiniões das crianças e sua argumentação sobre a escolha, e que, se necessário, façam uma pequena votação entre os membros da família para tomar a decisão. Com o poema escolhido, diga que façam a leitura algumas vezes para que as crianças se apropriem do texto, e pensem juntos como vão apresentar essa leitura para as outras famílias.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem a leitura do poema por meio de vídeo ou mensagem via WhatsApp, por exemplo. É possível ainda combinar com as famílias um sarau virtual em que todos possam ler seus poemas num momento coletivo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_21UND02

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas