13675
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Músicas que são poemas

Com base na obra "A Arca de Noé", de Vinicius de Moraes, as crianças vão pensar na relação entre música e poesia e vão reconhecer rimas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho

Apresente a proposta
Escolha um dos poemas que também é canção da obra “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, e faça uma gravação de áudio lendo o texto. Fale sobre o autor, cite algumas de suas obras, entre elas, a “Arca de Noé”, mas não conte que o poema é uma das canções. Envie para as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, e faça o convite: “Que tal conhecermos um pouco mais da obra do autor?”

Adaptações necessárias
Nessa adaptação, pais e responsáveis serão convidados a apreciar a obra “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, e descobrir algumas curiosidades sobre ela, encontrando, entre suas canções, o poema lido para a turma. Envie o convite com os áudios do poema e das canções, sugerindo que as famílias instiguem as crianças a encontrar o poema entre as canções apreciadas.

Sugira às famílias
Sugira a pais e responsáveis que apreciem junto com as crianças as canções da obra “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, podendo brincar, interagir e expressar as canções com o corpo. Diga que, inicialmente, não façam nenhuma intervenção sobre a música que é poema, apenas interajam com as crianças e incentivem a exploração das letras e melodias, prestando atenção se elas percebem que um das canções é o poema lido por você no áudio. Sugira que, caso as crianças envolvidas com as músicas não percebam, chamem a atenção delas para algum ponto da canção, convidando-as a ouvi-la novamente, perceber os versos, as rimas etc. Depois, proponha que se divirtam explorando as canções e conversando sobre essa descoberta.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem registros desses momentos das crianças interagindo com as canções por meio de fotos ou pequenos vídeos, de modo que você possa socializar os resultados com todo o grupo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_21UND03

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas