13672
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Ler para se orientar

Os pequenos terão que se guiar pela leitura de placas de sinalização para encontrar um ponto da escola definido pela professora.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Clarice Albertina Fernandes

Apresente a proposta
Envie, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, a imagem de um pequeno mapa de caça ao tesouro. Conte que você teve a ideia de brincar de caça ao tesouro, porém, para isso, crianças e familiares precisam se unir para criar as pistas. Ao final, faça o convite: “Que tal nos divertirmos com essa brincadeira de caça ao tesouro?”

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a montar uma caça ao tesouro com as crianças.

Sugira às famílias
Sugira às famílias que promovam um momento de caça ao tesouro com as crianças. Proponha que os adultos incentivem as crianças a decidir como farão as pistas, se em forma de mapa ou por placas que podem orientar quem está procurando o tesouro pela casa ou pelo quintal. Sugira que pais e responsáveis possam discutir com as crianças que primeiro precisam pensar no objeto que será escondido e o local, e depois pensar nas pistas, planejando o passo a passo com as crianças para representar, por meio de desenho ou escrita espontânea, como imaginam o percurso. Proponha que se unam para o registro a partir das decisões tomadas coletivamente, e instiguem as crianças a pensar de onde é preciso partir e em que direção é preciso seguir para chegar até o tesouro. Depois de construir o percurso, sugira que realizem um teste, discutindo com as crianças possíveis alterações que têm de ser feitas a partir dos desafios enfrentados. No final, sugira que possam convidar outros membros da família para brincar de caça ao tesouro. Os adultos também podem fazer um percurso para as crianças e desafiarem-nas a achar o tesouro escondido.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem os registros das crianças durante o planejamento por meio de fotos das pistas, dos mapas, do percurso construído etc., de modo que você possa dividi-los com todo o grupo via Apresentações Google (disponível aqui) ou por WhatsApp, por exemplo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_19UND02

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas