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Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Ler para se orientar

Os pequenos terão que se guiar pela leitura de placas de sinalização para encontrar um ponto da escola definido pela professora.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Clarice Albertina Fernandes

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

A proposta pressupõe a preparação prévia do material indicado no planejamento. Prevê ainda, sua organização na área externa, para que as crianças percorram o caminho, seguindo as placas indicadas.

Materiais:

Para a realização da atividade será necessário imagens de placas informativas ou sinalizadoras com imagens, como por exemplo “ vire à direita”, vire à esquerda”, “siga em frente”, “cuidado com chão molhado”, “cuidado com os degraus”, etc. Você pode pesquisar as imagens na internet e imprimir. Também será preciso uma caixa de papelão, ou um baú ou uma sacola de tecido contendo, jogos, objetos preferidos do grupo ou livros variados. Separe ainda algumas cangas ou lençóis, para forrar o espaço final do percurso. Cuide da estética do material, alinhando o proposta da atividade e facilitando a sua identificação. Quanto a quantidade de placas, é necessário que você observe o tamanho do percurso que vai organizar e preveja que a atividade é organizada em dois caminhos para grupos distintos.

Espaços:

Essa é uma atividade cuja proposta pressupõe a vivência de dois momentos. No primeiro, no qual se organizará a atividade com o grande grupo, utilize a sala. No segundo, será utilizada a área externa. Nesse espaço as crianças estarão organizadas em doispequenos grupos e percorrerão o caminho, guiadas por meio da leitura de placas informativas ou sinalizadoras. É importante que o final desse caminho, seja um espaço tranquilo, de preferência, embaixo de uma árvore, para que as crianças façam leitura de livros.

Tempo sugerido:

Tempo 1 hora

Perguntas para guiar suas observações:

1. O grupo conseguiu perceber os meios de comunicação não verbais, reconhecendo a função social das placas informativas ou sinalizadoras?

2. As crianças realizaram trocas ao realizarem os caminhos? Uma ajudou a outra? Realizaram o caminho demonstrando envolvimento com a proposta e autonomia?

3. Como foi a partilha de experiência das crianças? O que disseram? Quais os pontos que você observou que necessitam de maior aprofundamento para uma próxima proposta?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Pense previamente, com base no histórico das necessidades de cada criança, em como elas poderão explorar e interagir com a proposta, de acordo com suas habilidades e possibilidades. Utilize o conhecimento e o auxílio dos colegas do grupo, valorizando a colaboração e o trabalho em equipe. Caso haja necessidade, personalize a atividade, cuidando para que as crianças ou grupo se sintam mais confortáveis.

O que fazer durante?

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1

Convide às crianças a sentarem em roda com você. Conte que elas vivenciarão um desafio, para encontrar uma caixa que está em algum lugar do pátio ou da escola, dependendo do local que você escolher para realizar a proposta. Explique que para encontrar essa caixa, precisarão ler as informações das placas espalhadas pelos caminhos. Esclareça que essas placas são imagens que indicam o que seguir, como por exemplo: “seguir em frente”,“virar para um lado” “ virar para outro lado” “ voltar”, entre outros. .


2

Organize a turma em dois grupos.Indique qual é o ponto de partida de cada um. Combine com as crianças que elas precisam parar e ler as placas, ou seja, o grupo precisa chegar num consenso sobre o que aquela placa indica e realizarem a ação juntos. Oriente que o grupo que chegar ao final do caminho primeiro, será responsável por forrar as cangas para que todos se acomodem confortavelmente para explorar o material da caixa.

Possíveis falas do professor: Preparei uma surpresa para vocês e para achá-la, vocês vão percorrer um caminho. Nele, vão encontrar pistas que os levarão à surpresa. Sabem do que se trata? Que pistas são essas? Sim, as placas vão apontar o caminho que devem seguir, por isso, elas são essenciais para vocês encontrarem a surpresa. Pessoal, quando vocês seguirem os caminhos, é importante que parem e leiam o que a placa quer dizer. Todos precisam estar juntos e cumprir a ação juntos. Não estamos numa corrida. Estamos em um trabalho de equipe. Não pode deixar nenhum amigo para trás.

:.

3

Enquanto as crianças percorrem o caminho, circule entre os grupos, a fim de observar as relações que estão estabelecendo na vivência. Quando um dos grupos chegar, peça que as crianças comecem a forrar as cangas no espaço. Quando o próximo grupo chegar, diga que se acomodem da forma que eles consideram mais confortável. Converse como foi a experiência, garantindo um momento de reflexão em que o grupo possa avaliar quais foram os maiores desafios para percorrerem o caminho. Nesse momento, aproveite as percepções das crianças sobre a estratégia de seguir as imagens pelo caminho e levante hipóteses com grupo sobre quais informações ele tem sobre placas de sinalização ou informativas.

Possíveis falas do professor? Turma, foi fácil ou difícil encontrar a caixa? Como foi que vocês fizeram para encontrar? Como vocês sabiam que estavam no caminho certo? Crianças, vocês conhecem outras placas assim? Onde vocês encontram essas placas? Para que servem as placas? Alguém já viveu alguma situação parecida, em que precisou de se orientar por placas? Vocês têm algum outro exemplo de situações em que usamos placas para nos orientar?


4

Após essa conversa, convide as crianças para abrirem a caixa. Diga que elas desfrutarão um momento livre para explorar o material que separou na caixa. Considere que elas podem se organizar em grupos, duplas ou individualmente para esse momento, permita que essa forma de organização seja uma escolha das crianças. Indique ainda, que caso alguma criança prefira, poderá percorrer o caminho novamente para depois explorar o material disposto na caixa.


Para finalizar:

Atente-se ao tempo de interesse das crianças em relação a leitura livre de história para encerrar a atividade. Observando esse tempo, avise para elas, cerca de 5 minutos antes, que a atividade será encerrada. Ao encerrar, convide-as para a organização do espaço, volte para sala percorrendo o caminho organizado pelas placas e organize a turma para a próxima atividade do dia.

Desdobramentos

Essa atividade favorece e inspira que se organize outras situações em que o uso de placas tenha funções sociais diversificadas, como passeios a estabelecimentos públicos ou em vias de trânsito para constatar a existência das placas informativas ou sinalizadoras. Na sala, pode-se inventar com o grupo um conjunto de símbolos que representam algumas atividades da rotina da turma, convencionados esses símbolos, eles podem ser utilizados ao longo de todo ano, para organizar os horários da turma.

Engajando as famílias

Comunique as famílias que as crianças estão conhecendo um pouco mais sobre a leitura não verbal e sua função social e convide para que ao realizarem um passeio com as crianças. Destaquem a presença das placas informativas ou sinalizadoras, assim como quais informações oferecem. As crianças também podem fazer consultas nas famílias sobre uma placa que faz parte do cotidiano como forma de ampliação desse repertório.


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