As crianças vão propor estratégias de leitura para que o adulto leia instruções sobre uma nova brincadeira.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Clarice Fernandes
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Escuta, fala , pensamento e imaginação; O eu, o nós e o outro
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.)...
Transversal
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
Abordagem didática:
São muitas as funções sociais da leitura e, uma delas está ligada à possibilidade de obter informações sobre algo que desejamos saber. Ao entrarem em contato com práticas sociais em que a leitura apoia suas aprendizagens em situações diversas, as crianças avançam tanto na compreensão desta função, quanto nos conhecimentos dos temas em si. Assim, vão se vinculando positivamente com este universo letrado, fazendo múltiplas descobertas.
Código: EDI3_19UND01
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes