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Plano de aula - Sequência em torre de copos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Machado Pinheiro

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivos select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa e expressá-lo usando escrita corrente ou uma representação simbólica.

Objetivos específicos

Investigar o padrão de uma sequência, por meio de um jogo, e expressar a regularidade observada, verbalmente e por escrito, utilizando escrita não algébrica, na identificação de um termo qualquer da sequência.

Conceito-chave

Sequências e padrões.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Copos de plástico;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma os conceitos-chave envolvidos no estudo de sequências: sequência, termo, padrão... Numa abordagem oral e coletiva, destaque a definição de sequência caracterizado pelo seu padrão de formação. Converse com os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e sobre como o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer elemento faltante nesta sequência. Há um exemplo no próximo slide que apoia esta retomada com a turma.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão e, ainda, que o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre sequências?
  • Que tipo de sequências vocês já estudaram? Como eram os termos na sequência?
  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou apresente a figura do slide para a turma em um cartaz. O exemplo apresentado permite discutir com a turma uma sequência de figuras. Conduza de forma oral, com a participação de todos, a investigação do padrão desta sequência. Incentive diferentes alunos a explicar com palavras como entendem cada figura e o termo faltante. Use o texto do slide para sistematizar as conclusões da turma, validando as descobertas, mas agora, fazendo uso de linguagem própria da Matemática.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão e que, o conhecimento deste padrão, permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como podem explicar o desenho que deve ser feito na próxima figura?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas e que as respostas de algumas perguntas sejam orais. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois justifiquem seus desenhos nas duplas. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Leve ou peça que os alunos levem copos de plástico para a construção da torre de copos. Nas duplas, faça os questionamentos sugeridos para discussão, oportunizando aos alunos refletirem e usarem a linguagem corrente para expressar o padrão de formação da sequência.

Propósito: Determinar o termo faltante na continuidade da sequência, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • A torre de copos representa uma sequência?
  • É possível explicar com palavras como construir uma torre?
  • Há alguma relação entre as camadas que formam a torre?
  • É possível construir uma torre com 9 copos? E com 11 copos?
  • Qual é o padrão de formação da torre?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível construir uma torre de que tamanho?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos continuem em duplas. Para a reflexão provocada pelas perguntas, é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam, e também que expressem o que pensam usando desenhos e esquemas como apoio.

Nesta atividade, sugerimos a vivência da situação proposta, isto é, a experiência de construir torres com copos de plástico, numa brincadeira. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois discutam na dupla como pensaram para descobrir quantos copos precisam para acrescentar uma camada na torre e, depois, quantas camadas podem fazer com 55 copos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, justificando como pensou para fazer o desenho. Pergunte aos demais se concordam ou se alguém fez de forma diferente. Registre nas suas anotações pessoais o nome de quem não desenhou corretamente e, se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Determinar o termo faltante na continuidade da sequência, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Continue discutindo com a turma:

  • A torre de copos representa uma sequência?
  • É possível explicar com palavras como construir uma torre?
  • Há alguma relação entre as camadas que formam a torre?
  • É possível construir uma torre com 9 copos? E com 11 copos?
  • Qual é o padrão de formação da torre?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível construir uma torre de que tamanho com 55 copos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Os alunos podem continuar a brincadeira de construir torres com os copos de plástico para responder a esta última pergunta. Mas o mais importante não é apenas a resposta correta, é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Nesta atividade, sugerimos fortemente a vivência da situação proposta, isto é, a experiência de construir torres com copos de plástico numa brincadeira. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois discutam na dupla como pensaram para descobrir quantas camadas podem fazer com 55 copos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta, justificando como pensou. Pergunte aos demais se concordam ou se alguém pensou de forma diferente. Registre nas suas anotações pessoais, o nome de quem não desenhou corretamente e, se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Determinar um termo qualquer na sequência, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Continue discutindo com a turma:

  • A torre de copos representa uma sequência?
  • É possível explicar com palavras como construir uma torre?
  • Há alguma relação entre as camadas que formam a torre?
  • Qual é o padrão de formação da torre?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível construir uma torre de que tamanho com 55 copos?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das camadas da torre numa sequência e investigar o seu padrão de formação. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as camadas duas a duas, investigando um padrão que seja validado na formação de todas as camadas da torre de copos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As camadas da torre de copos estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como a construção da torre, camada a camada?
  • Quantos copos são necessários para construir a primeira camada? E a segunda? E a terceira? E a quarta?
  • As camadas da torre são diferentes? Há alguma relação entre elas?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que duas camadas consecutivas são comparadas?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da torre de copos?
  • Este padrão ajuda a calcular a quantidade de copos necessária para construir mais uma camada da torre?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • Com 10 copos de plástico é possível construir uma torre de quantas camadas? E se fossem 9 copos? E se fossem 11 copos? E com 55 copos de plástico, é possível construir uma torre de quantas camadas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das camadas da torre numa sequência e investigar o seu padrão de formação. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as camadas duas a duas, investigando um padrão que seja validado na formação de todas as camadas da torre de copos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As camadas da torre de copos estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como a construção da torre, camada a camada?
  • Quantos copos são necessários para construir a primeira camada? E a segunda? E a terceira?
  • As camadas da torre são diferentes? Há alguma relação entre elas?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que duas camadas consecutivas são comparadas?
  • Este padrão ajuda a calcular a quantidade de copos necessária para construir mais uma camada da torre?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da torre de copos?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • Com 10 copos de plástico é possível construir uma torre de quantas camadas? E se fossem 9 copos? E se fossem 11 copos? E com 55 copos de plástico, é possível construir uma torre de quantas camadas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das camadas da torre numa sequência e investigar o seu padrão de formação. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as camadas duas a duas, investigando um padrão que seja validado na formação de todas as camadas da torre de copos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As camadas da torre de copos estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como a construção da torre, camada a camada?
  • Quantos copos são necessários para construir a primeira camada? E a segunda? E a terceira?
  • As camadas da torre são diferentes? Há alguma relação entre elas?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que duas camadas consecutivas são comparadas?
  • Este padrão ajuda a calcular a quantidade de copos necessária para construir mais uma camada da torre?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da torre de copos?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • Com 10 copos de plástico, é possível construir uma torre de quantas camadas? E se fossem 9 copos? E se fossem 11 copos? E com 55 copos de plástico, é possível construir uma torre de quantas camadas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos expressar o padrão de formação desta sequência?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caso seja necessário, permita que os alunos que tenham extrema dificuldade na resolução desta questão, usem material manipulativo e reproduzam a situação proposta, caso peçam. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Propósito: Avaliar a investigação do padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa e expressá-lo usando escrita corrente ou uma representação simbólica.

Objetivos específicos

Investigar o padrão de uma sequência, por meio de um jogo, e expressar a regularidade observada, verbalmente e por escrito, utilizando escrita não algébrica, na identificação de um termo qualquer da sequência.

Conceito-chave

Sequências e padrões.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Copos de plástico;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma os conceitos-chave envolvidos no estudo de sequências: sequência, termo, padrão... Numa abordagem oral e coletiva, destaque a definição de sequência caracterizado pelo seu padrão de formação. Converse com os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e sobre como o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer elemento faltante nesta sequência. Há um exemplo no próximo slide que apoia esta retomada com a turma.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão e, ainda, que o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre sequências?
  • Que tipo de sequências vocês já estudaram? Como eram os termos na sequência?
  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou apresente a figura do slide para a turma em um cartaz. O exemplo apresentado permite discutir com a turma uma sequência de figuras. Conduza de forma oral, com a participação de todos, a investigação do padrão desta sequência. Incentive diferentes alunos a explicar com palavras como entendem cada figura e o termo faltante. Use o texto do slide para sistematizar as conclusões da turma, validando as descobertas, mas agora, fazendo uso de linguagem própria da Matemática.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão e que, o conhecimento deste padrão, permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • As figuras apresentadas estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como é o desenho de cada uma das figuras?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como podem explicar o desenho que deve ser feito na próxima figura?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas e que as respostas de algumas perguntas sejam orais. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois justifiquem seus desenhos nas duplas. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Leve ou peça que os alunos levem copos de plástico para a construção da torre de copos. Nas duplas, faça os questionamentos sugeridos para discussão, oportunizando aos alunos refletirem e usarem a linguagem corrente para expressar o padrão de formação da sequência.

Propósito: Determinar o termo faltante na continuidade da sequência, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Discuta com a turma:

  • A torre de copos representa uma sequência?
  • É possível explicar com palavras como construir uma torre?
  • Há alguma relação entre as camadas que formam a torre?
  • É possível construir uma torre com 9 copos? E com 11 copos?
  • Qual é o padrão de formação da torre?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível construir uma torre de que tamanho?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos continuem em duplas. Para a reflexão provocada pelas perguntas, é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam, e também que expressem o que pensam usando desenhos e esquemas como apoio.

Nesta atividade, sugerimos a vivência da situação proposta, isto é, a experiência de construir torres com copos de plástico, numa brincadeira. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois discutam na dupla como pensaram para descobrir quantos copos precisam para acrescentar uma camada na torre e, depois, quantas camadas podem fazer com 55 copos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta no quadro, justificando como pensou para fazer o desenho. Pergunte aos demais se concordam ou se alguém fez de forma diferente. Registre nas suas anotações pessoais o nome de quem não desenhou corretamente e, se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Determinar o termo faltante na continuidade da sequência, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Continue discutindo com a turma:

  • A torre de copos representa uma sequência?
  • É possível explicar com palavras como construir uma torre?
  • Há alguma relação entre as camadas que formam a torre?
  • É possível construir uma torre com 9 copos? E com 11 copos?
  • Qual é o padrão de formação da torre?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível construir uma torre de que tamanho com 55 copos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Os alunos podem continuar a brincadeira de construir torres com os copos de plástico para responder a esta última pergunta. Mas o mais importante não é apenas a resposta correta, é importante que os alunos tenham a oportunidade de verbalizar o que pensam. Nesta atividade, sugerimos fortemente a vivência da situação proposta, isto é, a experiência de construir torres com copos de plástico numa brincadeira. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois discutam na dupla como pensaram para descobrir quantas camadas podem fazer com 55 copos. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta, justificando como pensou. Pergunte aos demais se concordam ou se alguém pensou de forma diferente. Registre nas suas anotações pessoais, o nome de quem não desenhou corretamente e, se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Determinar um termo qualquer na sequência, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Continue discutindo com a turma:

  • A torre de copos representa uma sequência?
  • É possível explicar com palavras como construir uma torre?
  • Há alguma relação entre as camadas que formam a torre?
  • Qual é o padrão de formação da torre?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível construir uma torre de que tamanho com 55 copos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das camadas da torre numa sequência e investigar o seu padrão de formação. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as camadas duas a duas, investigando um padrão que seja validado na formação de todas as camadas da torre de copos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As camadas da torre de copos estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como a construção da torre, camada a camada?
  • Quantos copos são necessários para construir a primeira camada? E a segunda? E a terceira? E a quarta?
  • As camadas da torre são diferentes? Há alguma relação entre elas?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que duas camadas consecutivas são comparadas?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da torre de copos?
  • Este padrão ajuda a calcular a quantidade de copos necessária para construir mais uma camada da torre?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • Com 10 copos de plástico é possível construir uma torre de quantas camadas? E se fossem 9 copos? E se fossem 11 copos? E com 55 copos de plástico, é possível construir uma torre de quantas camadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das camadas da torre numa sequência e investigar o seu padrão de formação. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as camadas duas a duas, investigando um padrão que seja validado na formação de todas as camadas da torre de copos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As camadas da torre de copos estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como a construção da torre, camada a camada?
  • Quantos copos são necessários para construir a primeira camada? E a segunda? E a terceira?
  • As camadas da torre são diferentes? Há alguma relação entre elas?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que duas camadas consecutivas são comparadas?
  • Este padrão ajuda a calcular a quantidade de copos necessária para construir mais uma camada da torre?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da torre de copos?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • Com 10 copos de plástico é possível construir uma torre de quantas camadas? E se fossem 9 copos? E se fossem 11 copos? E com 55 copos de plástico, é possível construir uma torre de quantas camadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer a organização das camadas da torre numa sequência e investigar o seu padrão de formação. Com este propósito, uma possibilidade é comparar as camadas duas a duas, investigando um padrão que seja validado na formação de todas as camadas da torre de copos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • As camadas da torre de copos estão numa sequência?
  • É possível explicar com palavras como a construção da torre, camada a camada?
  • Quantos copos são necessários para construir a primeira camada? E a segunda? E a terceira?
  • As camadas da torre são diferentes? Há alguma relação entre elas?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que duas camadas consecutivas são comparadas?
  • Este padrão ajuda a calcular a quantidade de copos necessária para construir mais uma camada da torre?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da torre de copos?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • Com 10 copos de plástico, é possível construir uma torre de quantas camadas? E se fossem 9 copos? E se fossem 11 copos? E com 55 copos de plástico, é possível construir uma torre de quantas camadas?
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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos expressar o padrão de formação desta sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caso seja necessário, permita que os alunos que tenham extrema dificuldade na resolução desta questão, usem material manipulativo e reproduzam a situação proposta, caso peçam. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Propósito: Avaliar a investigação do padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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