É importante que o professor conheça as crianças e saiba em que fase cada uma se encontra em relação ao processo de desfralde, por meio de informações trocadas entre escola e família.
Materiais:
Imagens de crianças com características físicas diversas que demonstrem estar apertadas para ir ao banheiro; aliviadas após fazer xixi ou cocô; fazendo caras e expressões corporais ao fazerem cocô; correndo para chegar ao banheiro ou fazendo a higienização das mãos. Barbante e pregadores.
Espaços:
Planeje que a atividade comece com uma roda de conversa com o grande grupo sobre as expressões corporais realizadas antes e após o xixi e o cocô. As imagens devem estar na altura das crianças e atender a amplitude corporal e gestual da turma. Elas podem estar dispostas de diferentes formas: nas paredes, no chão, em mesas ou penduradas, como em um varal.
Tempo sugerido:
Entre 20 minutos e 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais conhecimentos básicos relativos aos conceitos: agora, antes, durante, depois, rápido e devagar as crianças demonstram ter? Como expressam esses conhecimentos?
2. Quais as estratégias usadas pelas crianças para comunicar a necessidade de uso do banheiro?
3. Como as crianças expressam suas percepções e compreensões acerca do tema?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Tenha um olhar atento para as crianças que necessitam de apoio e acolhimento afetivo para lidar com o tema do desfralde, a partir do conhecimento prévio que possui sobre o grupo. Durante o uso do banheiro, ajude e promova a autonomia em todas as etapas do uso social do banheiro.
O que fazer durante?
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Convide o grande grupo para se sentar em roda no chão. Conte que vamos fazer uma investigação por nossos rostos e corpos, para descobrir como eles se comunicam conosco antes e depois do uso do banheiro. Durante essa conversa, proponha desafios de interpretação de comunicação facial e corporal, proporcionando o protagonismo das crianças no reconhecimento dos sinais do corpo.
2
Converse com as crianças de modo a acolher seus depoimentos, dúvidas e curiosidades. Proporcione momentos de falas individuais para as que manifestaram desejo de se expressarem. Pergunte quem já usa o banheiro e questione quais estratégias elas desenvolveram para saber que o cocô e o xixi estão vindo.
3
Coloque à disposição imagens de crianças com características físicas diversas, que demonstrem: estar apertadas para ir ao banheiro; aliviadas após fazer xixi ou cocô; fazendo caras e expressões corporais, ao fazer cocô; correndo para chegar ao banheiro; fazendo a higienização das mãos. Deixe que cada criança tenha uma imagem e proponha um rodízio entre elas. Enquanto a turma observa as fotos, informe que elas ficarão disponíveis na sala de atividades e que todos poderão consultá-las em outros momentos.
Possíveis falas do professor nesse momento: Eita, acho que está acontecendo alguma coisa com essa criança da figura! Vejam como estão as pernas e o rosto dela. Será que ela está com pressa de chegar em algum lugar? Quem já ficou assim também? Quem ela poderia chamar para ajudá-la a ir ao banheiro? Será que ela vai conseguir chegar a tempo? E se não for possível, o que pode acontecer?
Possíveis ações das crianças neste momento: elas podem, por exemplo, apontar para as figuras, tentando imitá-las ou procurando alguma forma de indicar que reconhecem a expressão.
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Durante a rotina diária, ao notar que alguma criança está apertada para o xixi ou o cocô, convide-a para a observar as imagens. Esse momento de observação pode ajudar a criança a verbalizar e validar a necessidade de ir ao banheiro. Leve a criança ao banheiro e, ao retornar, convide-a para observar novamente as imagens. Converse sobre como ela se sente após o uso do banheiro. Para finalizar, pergunte se ela deseja mostrar as imagens do antes e depois para os amigos. Apoie a criança no que ela precisar nesse momento do desfralde.
Possíveis falas do professor neste momento: Vejo que você não está conseguindo se concentrar nessa brincadeira. Suas pernas não param quietas, o que será que seu corpo quer te dizer? Será que algumas dessas imagens está parecida com você agora? Diante do varal das imagens: Pronto, agora que você usou o banheiro, vai conseguir brincar com tranquilidade e conforto.
Para finalizar:
Avise ao grande grupo que dentro de dez minutos todos irão guardar os materiais, pois uma atividade vai começar. Depois de cinco minutos, avise novamente. Passado o tempo, convide o grande grupo para guardar os brinquedos e organizar a sala. Ao perceber que alguma criança não está ajudando, entregue um brinquedo na mão dela, peça ajuda para guardar e indique onde ela pode fazer isso. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação.
Sugestão: Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy.
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Desdobramentos
O incentivo ao reconhecimento de expressões faciais e corporais é muito importante e desperta muito interesse nas crianças. Por isso, disponibilize essas imagens no banheiro também. Caso alguma criança ou grupo goste de observar essas fotos, proponha a imitação das expressões corporais e faciais, de acordo com o interesse das crianças.
Engajando as famílias
Compartilhe com as famílias a proposta de ajudar as crianças a reconhecerem sinais corporais, como a necessidade de uso do banheiro. Explique quais são esses sinais, como elas podem ajudar os pequenos nesse processo do desfralde e disponibilize as imagens da atividade para os pais interessados.
Conversando sobre o banheiro
Apresente a proposta Este plano permite que as crianças possam expressar curiosidades e anseios quanto ao uso do banheiro e como nos expressamos quando estamos com necessidade de usá-lo: quais sinais o nosso corpo pode dar. Em família, todos poderão se expressar, mostrando para a criança que são situações naturais e que podem ser diferentes de pessoa para pessoa.
Adaptações necessárias No plano, sugere-se o uso de imagens de crianças diversas, para que as crianças possam apreciar e fazer imitações de expressões que são feitas antes e depois de usar o banheiro. Se possível, selecione previamente essas imagens e as envie para as famílias via Whatsapp ou e-mail. Se não houver essa possibilidade, sugira que o adulto referência tire fotos das expressões das pessoas da casa, para que possam ser visualizadas pela criança pelo celular e, assim, ela possa imitar.
Sugira às famílias Convide os familiares a conversar com a criança de modo a acolher os depoimentos dela, assim como dúvidas e curiosidades. Peça para que proporcionem momentos de falas, para que a criança se sinta acolhida e apoiada. Oriente que pergunte como a criança faz quando está com vontade de fazer xixi ou cocô, e solicite que compartilhe com ela a própria experiência, brincando de imitar as expressões.
Para compartilhar com o grupo Para registrar esse momento de descoberta, sugira ao adulto referência que grave um áudio curtinho, contando para você como aconteceu a conversa sobre o banheiro com a criança. Peça que fale como a criança comunicou a necessidade do uso do banheiro e como expressou as percepções e compreensões acerca dos sinais do nosso corpo diante desse momento. À medida em que os áudios forem chegando, aproveite para dar devolutivas para as famílias, valorizando as participações e dando outros incentivos.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor:Leda Barbosa
Mentor:Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 mese a 2 anos e 11 meses.
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base Centrais:
(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. Transversal:
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Abordagem didática:
Por volta dos dois anos, as crianças demonstram uma predisposição biológica que permite o início do processo de retirada da fralda e a progressiva utilização do banheiro. Elas comunicam o que irão fazer antes de efetivamente fazê-lo. É um período de conquista de autonomia, pois envolve a percepção de sinais e o controle do corpo, a comunicação com adultos, o aprendizado de novos procedimentos no cuidado de si etc. O trabalho da escola ajuda para que o período seja vivido com confiança e segurança, tornando-o mais natural e acolhedor. Para isso, é preciso respeitar o ritmo de cada um, fazer parceria com as famílias, ressaltar as conquistas e criar, no grupo, atitudes de respeito e colaboração.