13664
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Conversando sobre o banheiro

POR: Leda Barbosa 22/11/2018
Código: EDI2_02UND02

2º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Crianças bem pequenas sobre utilizar o banheiro

Resumo

ilustracao

Discuta com as crianças as caras e os gestos que fazemos antes ou depois de fazer xixi e cocô.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

É importante que o professor conheça as crianças e saiba em que fase cada uma se encontra em relação ao processo de desfralde, por meio de informações trocadas entre escola e família.

Materiais:

Imagens de crianças com características físicas diversas: que demonstrem estar apertadas para ir ao banheiro; aliviadas após fazer xixi ou cocô; fazendo caras e expressões corporais ao fazerem cocô; correndo para chegar ao banheiro; fazendo a higienização das mãos. Barbante e pregadores.

Espaços:

Planeje que a atividade comece com uma roda de conversa com o grande grupo sobre as expressões corporais realizadas antes e após o xixi e o cocô. As imagens podem estar dispostas de diferentes formas: nas paredes, no chão, em mesas ou penduradas, como em um varal, na altura das crianças, de forma que atenda à amplitude corporal e gestual da faixa etária da turma.

Tempo sugerido:

Entre 20 minutos e 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais conhecimentos básicos relativos aosconceitos: agora, antes, durante, depois, rápido e devagar as crianças demonstram ter? Como expressam esses conhecimentos?

2. Quais as estratégias usadas pelas crianças para comunicar a necessidade de uso do banheiro?

3. Como as crianças expressam suas percepções e compreensões acerca do tema?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Tenha um olhar atento para as crianças que necessitam de apoio e acolhimento afetivo para lidar com o tema do desfralde, a partir do conhecimento prévio que possui sobre o grupo. Durante o uso do banheiro, ajude e promova a autonomia em todas as etapas do uso social do banheiro.

O que fazer durante?

1

Convide o grande grupo para se sentar em roda no chão. Conte que vamos fazer uma investigação por nossos rostos e corpos, para descobrir como eles se comunicam conosco antes e depois do uso do banheiro. Durante essa conversa, proponha desafios de interpretação de comunicação facial e corporal, proporcionando o protagonismo das crianças no reconhecimento dos sinais do corpo.


1

Converse com as crianças de modo a acolher seus depoimentos, dúvidas e curiosidades. Proporcione momentos de falas individuais para as que manifestaram desejo de se expressarem. Pergunte quem já usa o banheiro e questione quais estratégias elas desenvolveram para saber que o cocô e o xixi estão vindo.


2

Coloque à disposição imagens de crianças com características físicas diversas, que demonstrem: estar apertadas para ir ao banheiro; aliviadas após fazer xixi ou cocô; fazendo caras e expressões corporais, ao fazer cocô; correndo para chegar ao banheiro; fazendo a higienização das mãos. Deixe que cada criança tenha uma imagem e proponha um rodízio entre elas. Enquanto a turma observa as fotos, informe que elas ficarão disponíveis na sala de atividades e que todos poderão consultá-las em outros momentos.

Possíveis falas do professor nesse momento: Eita, acho que está acontecendo alguma coisa com essa criança da figura, olhem como estão as pernas e o rosto dela . Será que ela está com pressa de chegar em algum lugar? Quem já ficou igual a criança dessa imagem? Quem ela poderia chamar para ajudá-la a ir ao banheiro? Será que ela vai conseguir chegar a tempo? E não for possível, o que poderá acontecer?

Possíveis ações das crianças neste momento: se expressarem sobre vários sentimentos. Apontarem para as figuras, tentando imitá-las. Apontarem para alguma figura como forma de comunicar que reconhecem a expressão.


3

Durante a rotina diária, ao notar que alguma criança está apertada para o xixi ou o cocô, convide-a para a observar as imagens. Esse momento de observação pode ajudar a criança a verbalizar e validar a necessidade de ir ao banheiro. Leve a criança ao banheiro e, ao retornar, convide-a para observar novamente as imagens. Converse sobre como ela se sente após o uso do banheiro. Para finalizar, pergunte se ela deseja mostrar as imagens do antes e depois para os amigos. Apoie a criança no que ela precisar nesse momento do desfralde.

Possíveis falas do professor neste momento: Vejo que você não está conseguindo se concentrar nessa brincadeira. Suas pernas não param quietas, o que será que seu corpo quer te dizer? Será que algumas dessas imagens está parecida com você agora? Diante do varal das imagens: Pronto, agora que você usou o banheiro, vai conseguir brincar com tranquilidade e conforto.

Para finalizar:

Avise ao grande grupo que dentro de dez minutos todos irão guardar os materiais, pois uma atividade vai começar. Depois de cinco minutos, avise novamente. Passado o tempo, convide o grande grupo para guardar os brinquedos e organizar a sala. Ao perceber que alguma criança não está ajudando, entregue um brinquedo na mão dela, peça ajuda para guardar e indique onde ela pode fazer isso. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação.

Sugestão: Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy .

Desdobramentos

O incentivo ao reconhecimento de expressões faciais e corporais é muito importante e desperta muito interesse nas crianças. Por isso, disponibilize essas imagens no banheiro também. Caso alguma criança ou grupo goste de observar essas fotos, proponha a imitação das expressões corporais e faciais, de acordo com o interesse das crianças.

Engajando as famílias

Compartilhe com as famílias a proposta de ajudar as crianças a reconhecerem sinais corporais, como a necessidade de uso do banheiro. Explique quais são esses sinais, como elas podem ajudar os pequenos nesse processo do desfralde e disponibilize as imagens da atividade para os pais interessados.


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor:  Leda Barbosa

Mentor:  Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires

Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek

Sugestão de idade: 1 ano e 7 mese a 2 anos e 11 meses.

Campos de Experiência:   O eu, o outro e o nós; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos e códigos da Base
Centrais:

(EI02ET06) Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).

(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Transversal:

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

Abordagem didática:

Por volta dos dois anos, as crianças demonstram uma predisposição biológica que permite o início do processo de retirada da fralda e a progressiva utilização do banheiro. Elas comunicam o que irão fazer antes de efetivamente fazê-lo. É um período de conquista de autonomia, pois envolve a percepção de sinais e o controle do corpo, a comunicação com adultos, o aprendizado de novos procedimentos no cuidado de si etc. O trabalho da escola ajuda para que o período seja vivido com confiança e segurança, tornando-o mais natural e acolhedor. Para isso, é preciso respeitar o ritmo de cada um, fazer parceria com as famílias, ressaltar as conquistas e criar, no grupo, atitudes de respeito e colaboração.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 02

Conversando sobre o banheiro

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes