Atividade para impressão - Atividade para casa(1) - Conhecendo melhor os fungos e bactérias
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo melhor os fungos e bactérias
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Microrganismos
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Para atender ao objetivo proposto neste plano, as intervenções do professor serão elementos-chave para o desenvolvimento da postura investigativa que se espera dos alunos como protagonistas da construção dos conhecimentos, assim, fique atento às questões sugeridas e sinta-se à vontade para ampliá-las, conforme a dinâmica da sala.
Durante o desenvolvimento da aula, se houver a necessidade de abordar o conceito de célula, pode-se trazer a ideia de célula como a menor parte viva de nosso corpo. O aprofundamento no conceito de célula se dará em abordagens posteriores.
Materiais necessários para a aula: Equipamento visual ou impressões dos slides de contexto para mostrar as figuras para os alunos, cópias do mapas conceituais dos fungos e bactérias para distribuir aos alunos (disponíveis no material complementar desta aula). Placa de petri com cultura de bactérias (https://novaescola.org.br/conteudo/5891/cultura-de-bacterias ou https://novaescola.org.br/conteudo/385/como-ensinar-microbiologia), pão mofado e champignon, não havendo a disponibilidade desses itens, mostrar as imagens do slide de mão na massa.
Material de apoio:
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Informe que a aula terá momentos de participação intensa dos alunos e que há a necessidade de alguma organização e combinados para que a proposta seja produtiva, como definir alguns alunos para ser escribas e registrar as principais falas dos colegas.
Leia o título da aula e pergunte aos alunos:
- Vocês já ouviram falar sobre fungos e bactérias?
- O que vocês sabem sobre eles?
Solicite que os alunos escribas já estejam registrando na lousa as palavras chave das respostas dos colegas. Verifique se os alunos abordam somente aspectos negativos sobre esses microrganismos, ou se surgem ideias sobre seus diferentes usos.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Mostre aos alunos as imagens de diversos seres vivos, como uma gincana em que os alunos precisam descrever algumas características deles. Para cada uma das imagens, questione:
- Quem são esses seres vivos?
- O que vocês sabem sobre eles? Quais são suas características?
As imagens são de: tubarões, plantas, raposa e tucano.
Neste momentos os alunos escribas não precisam registrar as respostas dos alunos.
CONTEXTO
Orientações: Continue mostrando as imagens questionando:
- Quem são esses seres vivos?
- O que vocês sabem sobre eles? Quais são suas características?
Neste slide as imagens são de: ser humano, formiga, fungos e bactérias.
Provavelmente os alunos terão mais dificuldade para caracterizar os fungos e as bactérias.
Faça indagações como:
- Vocês acham adequado as imagens dos fungos e bactérias estarem junto com imagens de seres vivos? Por quê?
Verifique se, na visão dos alunos, esses microrganismos são considerados seres vivos.
Solicite mais uma vez que os alunos escribas registrem o que pensa a turma sobre os fungos e bactérias, complementando as anotações já realizadas no quadro.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Dando sequência ao diálogo iniciado no contexto a partir das imagens, leia a questão disparadora “O que são fungos e bactérias?”.
Retome o que os alunos escribas já registraram no quadro até agora sobre os fungos e bactérias e solicite que eles complementem as respostas incluindo aspectos como: tamanhos, diversidade, onde podem ser encontrados, quais suas funções, entre outros.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para o Mão na massa providencie, com antecedência, cogumelo (champignon), um pão embolorado e uma cultura de bactérias em placa de petri. Para produção da cultura de bacterias siga orientação indicada no site https://novaescola.org.br/conteudo/5891/cultura-de-bacterias ou https://novaescola.org.br/conteudo/385/como-ensinar-microbiologia, já para observação de fungos colocar um pão (próximo à data de vencimento) dentro de um saco plástico fechado durante sete dias.
Para uma aula de 50 minutos, recomendamos que o professor produza com antecedência os dois materiais e os leve para observação dos alunos, porém se o professor desejar, poderá realizar a produção desses materiais juntamente com os alunos com uma semana de antecedência, realizando observações diárias até o dia da execução deste plano de aula.
Mostre para os alunos o champignon, o pão embolorado e a cultura de bactérias (gelatina) e questione:
- O que são essas coisas?
- Por que estão com essa aparência?
- Se eu comê-las, na condição em que estão, há algum risco para minha saúde? Quais?
Neste momento os alunos podem ficar confusos, pois o champignon pode ser consumido sem problemas. Isso abrirá a possibilidade para uma retomada posterior, na qual será verificado que alguns desses seres vivos fazem mal a saúde, porém outros são benéficos.
- Conseguimos enxergar bem essas coisas que estão no pão ou na gelatina? O que são?
Ainda sem afirmar que são fungos e bactérias, enfatize que são microrganismos que se desenvolveram nos últimos sete dias, e para conseguirmos enxergá-los assim, a olho nu, sem auxílio de microscópio, é porque eles são muitos e estão todos bem juntinhos.
MÃO NA MASSA
Orientações: Vamos saber mais sobre esses microorganismos? Informe aos alunos que vocês farão um estudo para obter mais informações sobre as características dos fungos e bactérias através da leitura de textos informativos.
Organize os alunos em duplas para esta etapa de pesquisa. Se a escola oferecer estrutura tecnológica para pesquisa on-line, solicite que os alunos acessem algum destes links para que possam ter acesso aos textos informativos dos quais irão obter informações para compor o mapa conceitual. Não havendo esta possibilidade, distribua para os alunos textos informativos (disponíveis nos materiais complementares) e/ou imprima o conteúdo dos links:
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/bact%C3%A9ria/480717
https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fungo/481334
Solicite que os alunos leiam os textos e identifiquem informações relacionadas às suas características e também à ação desses microorganismos.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A partir das informações obtidas sobre as características dos fungos e bactérias, entregue aos alunos a matriz de um mapa conceitual e solicite que, em duplas, os alunos preencham as lacunas com informações.
O mapa conceitual permite que os alunos desenvolvam a capacidade de síntese e façam a seleção das informações realmente relevantes para a compreensão do objeto de estudo. Favorece que os alunos tenham uma visão geral sobre o tema abordado, estruturando-o de forma lógica e hierarquizada, com unidades simples interconectadas. Comente que mapear conceitualmente um texto implica em reconhecer as ideias contidas nele e em reorganizá-las de maneira clara, facilitando assim a aprendizagem.
A matriz do mapa conceitual poderá ser alterada, podendo ser acrescentadas mais lacunas conforme informações que a turma consiga obter sobre os microrganismos estudados.
Logo depois, peça que as duplas realizem a leitura para socialização de suas resposta, e havendo necessidade de alguma correção conceitual faça as adequações necessárias com os alunos. Nos materiais complementares deste plano, você tem acesso a uma sugestão de preenchimento do mapa conceitual.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Contexto e questão disparadora
Faça uma videochamada com a turma, inserindo todo trabalho sugerido nos slides 2, 3 e 4 do “contexto”. Compartilhe sua tela, mostrando as imagens e fazendo as perguntas sugeridas. Ouça atentamente seu grupo e convide todos a partilharem as ideias.
Partilhe a “questão disparadora” e colete as primeiras hipóteses do seu grupo.
Mão na massa
Antes de iniciar a aula, prepare os materiais do experimento para serem mostrados para sua turma. Como os materiais são mais complexos, não será possível a execução da atividade pelos alunos em casa. Caso tenha dificuldade em conseguir todos os materiais, faça adaptações.
Por meio de videochamada, por Hangouts ou Zoom, chame os alunos para a demonstração da aula. Caso perceba que a visualização dos materiais de forma síncrona não está clara, deixe o vídeo previamente gravado, apresente-o aos alunos e vá pausando à medida que faz as intervenções.
Faça todas as perguntas e intervenha de forma assertiva. Garanta que todos estão acompanhando a aula. Apresente a tarefa 2 do “mão na massa” e explique que eles farão as pesquisas para complementar as discussões.
Deixe grupos previamente selecionados e explique que cada um deles pode conversar por Whatsapp para concluir a pesquisa.
Envie um documento com os links para as duplas e dê um tempo de 15 minutos para que pesquisem.
Compartilhe um documento onde todos os grupos possam registrar o que descobriram e deixe um espaço reservado para cada dupla.
Permaneça online para auxiliar as duplas.
Sistematização
Ainda em videochamada retome os documentos compartilhados. Peça para que um integrante de cada grupo apresente as descobertas. Feche a aula com a leitura do slide 8 e tire as dúvidas que ainda persistirem.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução das pesquisas e contatos com os colegas para executarem as pesquisas.
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer bactérias e fungos como seres vivos, identificando suas principais características.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA”.
Professor-autor: Maria Cristina Muñoz Franco
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido