13652
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Carta de Leitor: Encontrando informações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre gênero cartas ao leitor

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).

- Material para a atividade:
Texto 1, disponível aqui;
Perguntas disponíveis aqui;
Texto 2, disponível aqui; e link para a carta do leitor, disponível aqui.

- Opcional: Google Formulários (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o texto em um documento do Google ou envie o link de acesso. Oriente os alunos pelo WhatsApp a fazerem a leitura.

Desenvolvimento
Forme 5 grupos de WhatsApp com os alunos e distribua uma pergunta para cada grupo. Oriente-os pelo WhatsApp a conversarem sobre o texto, responder à pergunta e compartilhar a resposta em áudio, no grupo de WhatsApp da turma. Em seguida, compartilhe o segundo texto e as perguntas em um documento ou formulário do Google para que possam respondê-las.

Fechamento
Crie um quadro no Google Documentos para ser compartilhado por e-mail ou link no WhatsApp com as questões sugeridas nas orientações do fechamento, com espaços definidos para que os alunos coloquem suas respostas. Oriente-os a fazerem a comparação dos textos como sugerido no plano.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras cartas e matérias dos sites indicados nas atividades. Peça que compartilhem com você e com os colegas o que acharem interessante. Quem sabe não surge a vontade de enviar uma carta para uma revista?

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_06SQA02

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF03LP18) Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas