13650
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 1º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Empatia e afetividade

Plano de aula de Ciências com atividades para 1o ano do EF sobre Empatia e afetividade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Nair dos Santos Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramentas para compartilhar vídeo e imagens (pode ser grupo de whatsapp ou e-mail).

- Optativas: videochamada com divisão de salas (Zoom).

Contexto e questão disparadora

Compartilhe com os alunos da turma o vídeo “A ponte” (https://www.youtube.com/watch?v=CMC81uGoOcQ) e solicite que as crianças desenhem a lição que aprenderam ao assistir ao vídeo.

Mão na massa

Divida a turma em quatro grupos e apresente situações que podem ocorrer no dia a dia dela, para que os alunos discutam. Para cada grupo, dê uma situação:

1. Pai chamando a atenção de um filho que fez algo errado;
2. Duas crianças brigando por um brinquedo;
3. Uma pessoa maltratando um animal;
4. Uma pessoa gritando com outra na rua.

Peça para as crianças se colocarem no lugar das pessoas da situação e questione:

- O que elas devem estar sentindo?
- O que você estaria sentindo no lugar delas?
- De alguma forma, você poderia ajudá-las? Como?

Em uma proposta síncrona, divida a turma em salas da ferramenta Zoom. Se não houver a possibilidade de uma proposta síncrona, solicite que as crianças se reúnam em grupos de Whatsapp e, em outro momento, compartilhem as discussões.

Sistematização

Peça para as crianças compartilharem um resumo das discussões. Peça para que cada aluno responda às questões:

- Como eu convivo em grupo?
- O que eu poderia fazer para que a minha relação com as pessoas seja melhor?

Convite às famílias

Os familiares podem conversar sobre o significado da palavra empatia e sobre algumas situações que se sentem tristes ou chateados. Essa é uma oportunidade dos membros da família expressarem sentimentos acerca de uma série de situações que podem lhes incomodar, procurando soluções para elas.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE1_04V&E04

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 1º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas